Dia mundia da agua hth

O Dia Mundial da Água: curiosidades sobre a água que consumimos

No próximo dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, data especial para a reflexão sobre a forma como usamos esse recurso natural e como podemos evitar o desperdício dele. 

Para isso, vamos conhecer neste artigo da hth® algumas das maiores curiosidades sobre a água. Continue a leitura!

Como é feito o controle de qualidade da água?

A água que é consumida diariamente pela população brasileira passa por testes constantes de qualidade. Estabelecidos pelo Ministério da Saúde, os testes e procedimentos de controle pré-definidos.

Durante os testes – realizados a cada duas horas-, são avaliados fatores como o pH, a concentração de cloro livre, a cor aparente da água, sua turbidez e a presença de coliformes totais (Escherichia coli).

A água da torneira de coloração branca é causada pelo excesso de cloro?

Não é incomum a água potável se apresentar com coloração esbranquiçada. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, a aparência branca não é provocada pelas altas concentrações de cloro. 

O cloro é um produto transparente e com propriedades desinfetantes muito eficientes, devendo ser aplicado em baixas concentrações na água distribuída à população, de acordo com as exigências do Ministério da Saúde. 

Logo, essa medida visa prevenir eventuais contaminações nas tubulações de distribuição de água. Mas, então, o que provoca a água branca? Em suma, isso acontece devido à presença de ar dissolvido na água, algo comum nos sistemas com altas pressões. 

Volume de água desperdiçado nas residências

O brasileiro ainda tem por hábito usar mais água do que deve em atividades simples como no banho, ao lavar louças, roupas, lavar o carro e limpar o quintal. 

Assim, um levantamento do IBGE feito em 2015 mostra que a população no país consome 108,4 litros de água por dia, em média. 

Mesmo com recursos hídricos abundantes, o alto consumo da água é um fator prejudicial para o abastecimento de água no Brasil.

O desperdício também é visto quando o assunto é a manutenção das piscinas. Em muitos casos, em vez de apostar no tratamento com produtos para piscina,  preferem trocar toda a água, aumentando ainda mais o consumo desenfreado.

Então, se a água da piscina de sua casa está verde ou turva, faça os seguintes passos indicados a seguir.

Tratamento para a água turva

  • A etapa inicial consiste em avaliar os parâmetros da água com a hth® Fita Teste, corrigindo-os se necessário. 
  • Se for possível enxergar o fundo da piscina, acione a filtração e aplique 6ml do hth® Clarifica Maxfloc para cada 1.000 litros diretamente na piscina. Depois, deixe o filtro na função filtrar por 6 horas, desligue e deixe a água da piscina em repouso por 12 horas.
  • Se não for possível enxergar o fundo da piscina, com a filtração acionada, aplique 20ml do hth® Solução Água Turva para cada 1.000 litros diretamente na piscina. Depois, deixe o filtro na função filtrar por 6 horas, desligue e deixe a água da piscina em repouso por 12 horas.
  • Após esse período, aspire o fundo da piscina, ou drene. Já com a água recuperada, deixe a filtração em funcionamento e aplique o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance ou o hth® Cloro Concentrado Tradicional na dosagem de supercloração para sanitizar a água.

Se a piscina está com cor verde, saiba como recuperar a água da piscina com base em nosso artigo “Piscina verde? Saiba como prevenir e recuperar a água”. 

Dicas simples para usar a água de modo consciente em casa

Quer mais algumas dicas para fazer o consumo consciente da água? A hth® separou essas sugestões para você:

  • Reduza o tempo no chuveiro;
  • Não deixe a torneira aberta ao escovar os dentes – Torneiras abertas sem necessidade desperdiçam vários litros de água por minuto. Portanto, enquanto escova os dentes, feche a torneira e só abra novamente na hora de enxaguar a boca; 
  • Corrija vazamentos – Conserte os vazamentos domésticos para economizar água e poupar seu dinheiro no futuro;
  • Coloque a máquina de lavar louça para funcionar apenas quando estiver preenchida até a capacidade máxima. Além disso, selecione ciclos de lavagem mais curtos para usar quantidades menores de água quente. Ou lave os pratos restantes à mão;
  • Lave seu carro com baldes e esponjas – não com uma mangueira;
  • Use dispositivos que possibilitam a redução do consumo de água. Por exemplo, o restritor de vazão e as válvulas automáticas para mictórios;
  • Evite regar as plantas nos horários de sol forte a fim de evitar o excesso de evaporação da água. Essa medida pode levar à economia de e 96 litros de água por dia;
  • Cubra sua piscina – Use uma lona de piscina para diminuir a evaporação – isso pode economizar de 11 mil e 30 mil litros de água a cada ano.

Com essas dicas, você poderá poupar os recursos naturais, reduzir despesas em sua casa e aproveitar uma piscina mais limpa e sem desperdícios. A hth® preza pela sustentabilidade e pelos cuidados com o nosso planeta.

Por isso, estamos sempre buscando soluções sustentáveis e criando produtos que minimizem os impactos no meio ambiente. Acesse nosso site e conheça mais sobre a hth® e sobre nossa linha de produtos para tratamento de piscina!