piscina verde saiba como prevenir e recuperar a agua hth

Piscina Verde? Saiba como prevenir e recuperar a água

A piscina da sua casa está com a água esverdeada? De fato, esse problema é muito comum em piscinas pouco usadas ou que não recebem o tratamento adequado. 

Assim, a piscina verde pode indicar a presença de algas na água, que devem ser eliminadas com um passo a passo de cuidados com a piscina.

A hth® vai te ensinar como recuperar a piscina verde para deixar a água limpa de verdade e totalmente cristalina. Acompanhe este artigo!

Por que a água da piscina fica verde?

Ninguém quer entrar em uma piscina para dar um mergulho com a água verde, certo? Contudo, esse problema pode ocorrer com mais frequência do que se imagina.

Em alguns casos, a água fica com a coloração esverdeada por conta da presença de algas, que se proliferam na água da piscina contaminada pelas chuvas.

Mas há também outros fatores que contribuem com o problema, como o excesso de ácido cianúrico na água e até o tratamento inadequado da piscina sem uso de algicidas e cloro. 

Além disso, outra causa das piscinas verdes, menos comum, é o excesso de metal dissolvido (geralmente cobre) na água da piscina. 

No entanto, independentemente da causa, há uma solução muito simples para transformar sua piscina em um espaço de lazer novamente saudável e prazeroso de desfrutar. 

Vamos ver agora o passo a passo do tratamento que vai eliminar a água verde da piscina, sem que seja necessário trocar a água, o que evita desperdícios!

Tratar a piscina verde sem erros!

Utilize a hth® Fita Teste, para avaliar 4 parâmetros ao mesmo tempo: alcalinidade total, pH, cloro livre e ácido cianúrico. 

Para usar a fita, basta mergulhá-la na água da piscina – a 30 cm abaixo da superfície. Após 3 segundos, retire a fita, não remover o excesso de água.

Então, aguarde mais 15 segundos e faça a comparação das cores da fita com as cores do rótulo.

Com base no resultado da fita, siga o passo a passo de ajuste dos parâmetros, caso seja necessário. 

Dentre os produtos mais usados para a correção dos parâmetros estão o hth® Elevador de Alcalinidade, o hth® Elevador de pH líquido, o hth® Redutor de Alcalinidade e pH e o hth® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte.

Feito isso, vamos te mostrar duas opções para tratar a água verde da sua piscina!

Tratamento de água verde por algas 1

Neste tipo de tratamento, você vai usar em sua piscina o hth® Solução Água VerdeAlgicida Choque, um produto livre de cobre em sua formulação. 

Assim, não deixa manchas esverdeadas no cabelo e no revestimento da piscina. o hth® Solução Água Verde apresenta forte ação reparadora da água verde, eliminando as algas de piscinas infestadas. 

Antes de aplicar o hth® Solução Água Verde – Algicida Choque,  apenas lembre-se de ajustar parâmetros da água, caso necessário. E isso deve ser feito depois de usar a hth® Fita Teste

Então, com o auxílio de uma escova, escove o fundo da piscina e as paredes, o que ajuda a remover as algas difíceis. 

Depois, ligue o filtro na posição recircular e  aplique o hth® Solução Água Verde – Algicida Choque, espalhando 7 ml para cada 1.000 litros(1m³) de água. 

Com isso, deixe recirculando por 6 horas, seguido de repouso da água por 8 a 12 horas. Passado esse período, após a decantação das algas, coloque o filtro na posição “drenar” e comece a  aspirar o fundo da piscina, drenando a água com sujeira. Em seguida, complete o nível da água.

Com a filtração ligada, aplique o hth® cloro da sua escolha – hth® Cloro Concentrado Tradicional, ou hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance™

Desse modo, todos esses produtos sanitizam a água, livrando-a de germes e bactérias que causam doenças. 

Cabe destacar que a piscina só pode ser liberada para uso após a aspiração e ajuste de parâmetros.

Tratamento de água verde por algas 2

O sistema hth® Green to Blue, Etapa 1 e Etapa 2, é outra opção para remover as algas da piscina e deixá-la pronta para receber o tratamento com cloro. 

Afinal, o hth® Green to Blue possui ação instantânea na eliminação de algas, bactérias e agentes contaminantes orgânicos, transformando a água verde em cristalina em até 12 horas.

Além disso, o produto ajuda a decantar as partículas de sujeiras para o fundo da piscina, o que permite um fácil processo de aspiração. 

Primeiro avalie e ajuste os parâmetros de alcalinidade e pH. Então, com o filtro ligado na posição recircular, aplique todo o conteúdo da embalagem da Etapa 1 direto na água da piscina, em vários pontos.

O filtro permanecerá recirculando por 30 minutos. Após esse período, aplique no skimmer ou no pré-filtro da piscina o conteúdo da embalagem Etapa 2. Nessa fase, deixe o filtro recirculando por mais uma hora. 

O próximo passo é desligar a recirculação e aguardar 8 horas para que o produto possa decantar as algas, facilitando a remoção com a aspiração. Se ainda houver algas persistentes nas paredes da piscina, escove com uma escova apropriada.  

Já com o filtro na posição drenar, aspire o fundo da piscina e você verá que a sujeira vai sair facilmente. Mas, antes de liberar a piscina, verifique o nível de cloro com a ajuda da hth® Fita Teste (entre 1 a 3 ppm).

Aprendeu como deixar sua piscina mais limpa e com a água cristalina? A hth® espera ter ajudado com esse conteúdo, mas se você ainda tem dúvidas, entre no site e fale com a nossa equipe!