logo hth produtos para piscina

tratamento de piscina

Micoses no verão: dicas de como prevenir

Com toda a certeza, o verão é uma estação perfeita para os banhos de piscina. A área de lazer refrescante acaba sendo o espaço preferido da casa. Mas a diversão na água é mais segura quando você efetua o tratamento de piscina com frequência.

A manutenção da água e de todo o tanque evita, por exemplo, o surgimento de doenças de pele como a micose. Além disso, o tratamento de piscina é ainda mais importante na estação mais quente do ano.

Afinal, o verão traz consigo períodos de chuvas intensas, que afetam a qualidade da água. Com isso, aparece outro problema: a piscina com água verde que, além da alteração da cor, apresenta igualmente o desequilíbrio químico da água. 

Então, já ciente dos problemas mais relevantes que a sua piscina pode ter no verão, vamos mostrar aqui no blog da hth® como evitar as micoses com boas dicas de prevenção e manutenção de piscina. 

Existe prevenção para as micoses no verão?

A micose é uma doença dermatológica capaz de afetar a pele de várias partes do corpo, assim como as unhas. Embora prejudique a parte estética, a micose tem cura e também é fácil de ser prevenida. 

Contudo, a prevenção vai depender de inúmeros fatores. Antes de tudo, sabemos que o calor propicia a proliferação de fungos com maior rapidez. E, infelizmente, são esses mesmos microrganismos que provocam a micose em áreas como couro cabeludo, pés e unhas. 

Evite o contato dos animais com a piscina

Por mais que seja engraçado ver alguns animais de estimação nadando na piscina, verifique se a saúde deles está em dia. Caso apresentem algum problema de pele, isso também pode afetar os humanos. 

Sem contar que é possível que os cachorros façam suas necessidades físicas na água, especialmente se não forem adestrados. Isso representa um grande risco de contaminação por bactérias e germes que se alojam na pele e nas unhas, ocasionando micoses. 

Consulta médica antes de usar a piscina

Poucas pessoas se atentam a isso, mas é indicado fazer uma consulta ao dermatologista antes de frequentar a piscina. O exame de pele efetuado por um especialista é muito comum em clubes e associações. E isso tem um motivo: a micose pode ser passada de uma pessoa para outra. 

Além disso, há outras doenças epidérmicas que se parecem com a micose, mas podem oferecer riscos ainda maiores de transmissão. 

Sendo assim, cuide da sua pele e tente passar por uma consulta apenas para garantir que a sua pele, unhas e couro cabeludo estão saudáveis. 

Obviamente que o autocuidado ajuda na prevenção da doença dermatológica. Por outro lado, somente isso não impede que a micose apareça em seu corpo. Por isso, tenha foco na manutenção da água da piscina, seguindo uma rotina de tratamento com produtos adequados e aplicados na dosagem e na frequência ideal. 

Limpeza das áreas externas da piscina

A limpeza da piscina tem duas etapas: a limpeza física e a química. Quanto à limpeza física, sempre comece pela parte externa do tanque, onde a sujeira se acumula. 

Então, priorize a remoção de detritos das bordas da piscina, do deck ao redor, do piso e das cadeiras e espreguiçadeiras. Os móveis que ficam ao tempo necessitam de higienização constante. 

Afinal, quando abandonados, esses mobiliários são foco de proliferação de fungos, limo e de outros microrganismos.

E, sempre que possível, tente usar toalhas e chinelos não compartilhados com outras pessoas. Além disso, reserve uma cadeira para um da casa. Lembre-se de usar a ducha toda vez que sair da piscina. 

Água da piscina com tratamento em dia

Entre tantos cuidados de prevenção das micoses no verão,  ter uma rotina de cuidados com a manutenção da piscina tem grande destaque. 

Assim, ao ajustar os parâmetros (a fim de garantir o equilíbrio químico da água) e fazer a aplicação do cloro em dia, a purificação e a desinfecção da água são estabelecidas.

Por isso, tenha sempre em sua casa produtos como:

  • Peneira
  • Cabo telescópico:
  • Mangueira;
  • Aspirador de piscina;
  • Sistema de filtragem de piscina (filtro e skimmer)

Do mesmo modo, providencie os produtos químicos, que normalmente são: fita teste hth®, cloro, estabilizadores de pH e alcalinidade hth® , produto limpa bordas hth®, algicidas hth® e clarificadores hth®

Como ajustar o equilíbrio químico da água?

A Fita Teste da hth® te ajuda a descobrir em quais níveis estão pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico. Os níveis favoráveis de pH estão entre 7,0 e 7,4. Já a faixa ideal de alcalinidade fica entre 80 e 120 ppm. 

hth® Fita Teste

Você descobre facilmente se precisa corrigir ou não o equilíbrio químico da água ao inserir uma fita na piscina. Espere por alguns segundos para remover o produto da água. Então, depois de 15 segundos, a fita mostra os resultados.

Confira nosso de como avaliar a água da piscina:

Caso seja necessário, aplique o redutor ou elevador de pH e alcalinidade da hth®. Em seguida, desinfete a água com a aplicação do hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™.

Cubra a piscina com lona

Quando sua piscina está devidamente tratada, mas quase ninguém usa o espaço de lazer, prefira cobrir a água com lona. A lona certamente mantém a piscina mais protegida e longe do contato com sujeiras externas, insetos, detritos e poeira. Assim, o recinto permanece mais saudável para todos os frequentadores

Escolha bons produtos de tratamento para piscina

Agora que você já descobriu boas dicas para evitar as micoses de verão, saiba que a escolha assertiva dos produtos químicos colaboram na qualidade da água da piscina. 

Pensando nisso, conte com a hth®! Afinal, oferecemos os mais modernos produtos químicos de manutenção de piscina, garantindo uma área de lazer limpa e livre de sujeiras e microrganismos. 

Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!