tratamento de piscina no verão - hth

Como manter a sua piscina sempre pronta para o verão?

A piscina é um espaço da casa que pode ser usado o ano todo, seja como cenário para festas e reuniões de família ou para refrescantes mergulhos no verão. Nos dias mais quentes do ano, aproveitar a piscina é uma oportunidade imperdível! Contudo, é essencial ter em mente a importância de como tratar a piscina.

Saber como limpar a piscina é a garantia de manter a água saudável, cristalina e livre de germes, bactérias e algas. Muita gente nem imagina que está limpando a piscina da forma errada ou está utilizando os produtos inadequados.

Por isso, confira este artigo da hth®, fabricante de produtos para tratamento de piscina, e descubra como tratar a piscina de casa do jeito ideal! Assim, você, sua família e amigos poderão se divertir sem os riscos de contrair doenças.

Por que você precisa limpar a piscina corretamente?

As piscinas com água suja, turva, repletas de detritos, folhas, insetos e outras sujeiras afastam qualquer banhista. Você já sentiu vontade de aproveitar um dia de sol na piscina, mas desistiu da ideia porque viu a água suja?

Isso acontece com muita gente, porque, de fato, é desagradável entrar na água sem que ela esteja cristalina. Os problemas da água suja vão além do aspecto visual. Afinal, a água com aparência suja significa que está contaminada por germes, bactérias e vários microrganismos causadores de doenças sérias.

Caso você tenha contato com água da piscina contaminada, pode desenvolver infecções intestinais graves, apresentar diarréia e vômitos. Além disso, é muito comum que surjam doenças de pele, micoses e fungos. 

Avaliando os parâmetros da água da piscina com a hth® Fita Teste

A avaliação da água da piscina é a primeira etapa de tratamento de piscina, sendo importante para o ajuste dos parâmetros como pH, alcalinidade total, cloro livre e ácido cianúrico. 

Nesta etapa, use a hth® Fita Teste, um produto indispensável no tratamento adequado da piscina. Em seguida, pegue uma fita e a mergulhe na água da piscina, retirando-o depois de 3 segundos. 

Posteriormente, segure a fita com cuidado e aguarde por mais 15 segundos, quando será possível comparar as cores do produto com as cores do rótulo. De acordo com as indicações do rótulo, você poderá começar a ajustar os parâmetros, se necessário.

Você sabe o que representam os parâmetros da água da piscina?

Cada um dos 4 parâmetros da água são:

  • Alcalinidade total: quantidade de sais minerais presentes na água. A faixa ideal da alcalinidade total é entre 80 e 120 ppm;
  • pH: quantidade de hidrogênio presente na água. A faixa ideal é 7.0 – 7.4
  • Cloro livre: quantidade de cloro existente na água para eliminar algas e bactérias;
  • Ácido cianúrico: composto químico presente nas formulações de cloro estabilizado (à base de dicloro ou tricloro).

Alcalinidade total

Ao ajustar a alcalinidade em seu nível ideal, isso evita que o pH sofra alterações. Mas quando esse parâmetro está abaixo de 80 ppm, há grandes chances de os equipamentos de sua piscina ficarem corroídos ao longo do tempo. Além disso, o pH tende a baixar e podem surgir formações de algas na água. 

Por outro lado, a alcalinidade superior a 120 ppm possibilita a elevação do pH, o que não é recomendado. Sendo assim, se você precisar elevar a alcalinidade da piscina, use o hth® Elevador de Alcalinidade

No entanto, se o ajuste necessário for de reduzir esse parâmetro, os produtos indicados são o hth® Redutor de Alcalinidade e pH ou hth® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte.

É importante lembrar que os produtos de ajuste da alcalinidade podem desajustar o pH. Assim, faça primeiro o ajuste de alcalinidade total para só depois ajustar o pH e os demais parâmetros. 

pH – Potencial Hidrogeniônico

O pH da água da piscina pode ser alterado por uma série de fatores como mudanças de temperatura, reposição de água, contaminação pela água da chuva, dentre outros. A faixa ideal do pH é entre 7.0 e 7.4. Assim, abaixo de 7.0, o contato com a água causa irritação nos olhos, corrosão de metais e coceira na pele. 

Já quando o pH está acima de 7.4, além de irritação nos olhos, o cloro perde sua eficiência em purificar a água da piscina. Se o pH estiver abaixo de 7.0, use o hth® Elevador de pH (líquido ou pó) para ajustar esse parâmetro. 

Mas caso esteja acima da faixa ideal, os produtos indicados são o hth® Redutor de Alcalinidade e pH ou hth® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte

Cloro Livre

Quer a água da piscina livre de germes e saudável para banho? Então, sua piscina precisa estar devidamente clorada. A faixa ideal de cloro livre é entre 1 a 3 ppm, indicando que está protegida de contaminantes. Contudo, acima de 10 ppm, não entre em contato com a água.

Ácido cianúrico

A faixa recomendada de ácido cianúrico é até 40 ou 50 ppm. Quando esse parâmetro está acima de 100ppm, ele prejudica o poder de desinfecção do cloro e traz malefícios à saúde. Se o ácido cianúrico ultrapassar a faixa ideal, faça o seguinte procedimento: drene 40% da água da piscina, complete com água nova e evite o uso de cloros estabilizados.

Purificação com o cloro hth®

Como o próprio nome já sugere, a purificação visa tornar a água saudável com a eliminação de germes e bactérias. Desse modo, recomendamos o uso do hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™ ou do hth® Cloro Concentrado Tradicional. 

O hth® Mineral Brilliance™, contém algicida em sua formulação, além de clarificante, um composto que torna a água cristalina. Já o uso do hth® Cloro Concentrado Tradicional é interessante em piscinas de clubes e condomínios, já que o fluxo de banhistas é maior. 

De fato, ele tem alta concentração de ativo e, por isso, é muito eficaz na eliminação de bactérias que estejam presentes na água. 

Mantenha a cristalinidade da água com o hth® Algicida e o  hth® Maxfloc

Depois de eliminar os germes e bactérias da água da piscina, é importante utilizar produtos que possam manter a beleza e a cristalinidade da água. 

Sendo assim, indicamos o hth® Clarifica Maxfloc e o hth® Previne Água Verde. Este último é muito aproveitado para impedir a formação de algas verdes e pode ser utilizado diretamente na piscina,  com aplicação uma vez por semana.

O hth® Clarifica Maxfloc realiza a decantação de resíduos na água, além de promover a cristalinidade.  Para usar o produto, deixe a filtração ligada e aplique, uma vez por semana, 1,5ml para cada 1.000 litros de água diretamente na piscina.

Outra opção é o hth® Ultra-Clear com ação 2 em 1, já que previne o surgimento de algas e ainda decanta os resíduos. 

Viu só como é fácil limpar e tratar sua piscina com as dicas da hth®? Confira tambèm nossos vídeos explicativos sobre todas as etapas de como fazer o tratamento da água de sua piscina

Acesse para tirar dúvidas sobre a limpeza de piscina e confira também os produtos hth®!