o que é cloro estabilizado hth

Você sabe o que é cloro estabilizado?

Você está dando os primeiros passos no tratamento da piscina de casa? Então, pode ser que surjam algumas dúvidas sobre os procedimentos corretos de tratamento e sobre o uso de produtos, como o cloro estabilizado

O cloro estabilizado é um composto de cloro com ácido cianúrico, substância que faz com que o cloro tenha mais resistência aos raios solares. Assim, o cloro dura um pouco mais tempo na água e tem sua ação prolongada (somente em piscinas descobertas).  

Contudo, o tratamento correto da água passa por outras etapas, que não apenas a aplicação do cloro. 

Aliás, caso seja utilizado sem os devidos cuidados, o cloro estabilizado pode causar problemas com o desajuste dos parâmetros da água e até o desperdício dela. 

Para entender melhor porque esses problemas acontecem, confira neste artigo da hth® qual o papel do ácido cianúrico na água!

Por que avaliar o ácido cianúrico na piscina?

A avaliação do ácido cianúrico é de suma importância no processo de tratamento da água da piscina. 

Além dos parâmetros cloro livre, pH e alcalinidade total, o ácido cianúrico em níveis equilibrados garante a qualidade da água

Em suma, o ácido cianúrico está presente no cloro estabilizado (dicloro). Embora muitas pessoas não saibam, o ácido cianúrico é acumulativo e não desaparece da água.

Então, a cada aplicação de cloro estabilizado, o nível de ácido cianúrico aumenta e isso pode acabar prejudicando a qualidade da água e causando danos à saúde dos banhistas. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) faz um alerta sobre o excesso de ácido cianúrico nas piscinas. 

Assim, concentrações de ácido acima de 100 ppm podem comprometer a eficácia antimicrobiana do cloro e promover doenças, tais como: 

  • Diarréia;
  • Conjuntivite;
  • Micoses; 
  • Inflamações no ouvido;
  • Candidíase;
  • Irritações na pele e muito mais.

Como avaliar o ácido cianúrico na piscina?

Antes de iniciar o tratamento da piscina com os produtos específicos, verifique como estão os parâmetros da água. Para avaliar o ácido cianúrico e demais parâmetros, utilize a hth® Fita Teste

Com o auxílio da hth® Fita Teste, você poderá comparar as cores da fita com as cores do rótulo, fazendo os ajustes necessários. Portanto, pegue uma fita e mergulhe na água da piscina, a pelo menos 30 cm para dentro da água. 

Isso é importante porque você descarta a possibilidade de a fita ser contaminada pelos microrganismos que ficam na superfície da água. 

Deixe a fita na água por 3 segundos e retire em seguida. Depois, aguarde mais 15 segundos para poder comparar as cores da fita e do rótulo. 

Com a fita, você poderá definir se deve abandonar o cloro estabilizado (dicloro) e optar pelo tratamento com o da hth® Cloro Granulado.

Trocando o cloro estabilizado pelo hth® Cloro Granulado 

Uma piscina com água aparentemente limpa e cristalina não significa, necessariamente, que está apta para o banho. 

Como já mencionamos neste artigo, é essencial avaliar os parâmetros e ajustá-los, em especial, o ácido cianúrico. 

Caso a piscina esteja com excesso de ácido cianúrico (super estabilizada), a eficiência do cloro está prejudicada. Logo, isso facilitará a manifestação de algas, bactérias e vírus.

Por isso, a solução é a troca do cloro estabilizado por outro tipo de cloro à base de hipoclorito de cálcio sem adição de ácido cianúrico. 

Estamos falando do hth® Cloro Granulado Tradicional e do hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™

De fato, esses produtos purificam a água, sem prejudicar sua saúde. Conheça mais detalhes sobre cada um desses produtos da hth®!

hth® Cloro Concentrado Tradicional

O hth® Cloro Concentrado Tradicional possui 65% de cloro ativo, sendo uma fórmula eficaz na eliminação de bactérias da água da piscina. 

Além disso, possui Ação Superior do Ativo. Ou seja, todo o cloro está disponível na ação de purificação da água. Assim, esse produto é mais recomendado para uso em piscinas com grande fluxo de pessoas.

hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™

O hth® Cloro Aditivado 10em1™ é multiação, elimina bactérias e fungos e previne. A água verde e clarifica a água continuamente por meio da eliminação de micropartículas na filtração. 

Ambos os produtos só podem ser usados na água da piscina depois que os parâmetros de alcalinidade total e pH foram avaliados e ajustados. 

É importante também destacar que a dosagem dos produtos é ajustada conforme a frequência de uso da piscina e a intensidade do sol das chuvas. 

Acesse o blog da hth® para ficar por dentro de todas as dicas e novidades para manter o melhor tratamento de água e desfrutar de uma piscina perfeita!