logo hth produtos para piscina

como aplicar o cloro na Piscina

Você sabe como aplicar o cloro na Piscina?

Você sabe como tratar a piscina corretamente, garantindo a boa qualidade da água? O tratamento de piscina ideal é feito semanalmente ou diariamente, utilizando produtos para piscina como o cloro, além de ajustadores de pH e alcalinidade.

Além disso, o tratamento de piscina também inclui acessórios como peneiras, aspiradores e mangueiras, que ajudam na retirada de resíduos físicos antes da aplicação do cloro. 

E, conforme sabemos, o cloro é um dos produtos para piscina mais indicados para manter a água purificada.  

Porém, é necessário que o produto seja manuseado de forma consciente, na quantidade e frequência recomendada pelo fabricante.

Por isso, neste post, abordaremos quais são os cuidados que devem ser tomados para a manuseio e aplicação correta do cloro. Confira!

Como utilizar o cloro para piscina corretamente?

Antes de adicionar o cloro para piscina na água é necessário calcular o volume da água da piscina. 

Com o conhecimento do volume  é que será possível definir a quantidade correta de produto a utilizar, sempre mantendo os parâmetros de alcalinidade e pH da água nos níveis ideais.

Calculando o volume da sua piscina

Se você tem uma piscina quadrada ou retangular em casa, faça o seguinte cálculo a fim de descobrir o volume total da piscina:

  • Comprimento (metros) x Largura (metros) x Profundidade (metros) = Volume total em m3

Agora, se a piscina é redonda, o cálculo é um pouco diferente. Veja a fórmula:

  • Diâmetro (metros) x Diâmetro (metros) x Profundidade média (metros) x 0,785 = Volume total em m3

No cálculo de volume de piscina oval, considere a seguinte fórmula abaixo: 

  • Diâmetro menor (metros) x Diâmetro maior (metros) x Profundidade média (metros)  x 0,785 = Volume total em m3

Então, após descobrir qual o volume da piscina doméstica ou de academia, basta verificar no rótulo a dosagem correta para cada mil litros (1m³) de água. 

Quais cuidados e indicações para a aplicação?

Use equipamentos de proteção ao tratar sua piscina

Para que a aplicação do cloro seja segura, utilize luvas plásticas ou de borracha, o que evita o contato direto do produto com a pele. Desse modo, você se previne contra possíveis queimaduras que o produto pode causar. 

Além disso, utilize uma máscara de proteção, cuja finalidade é impedir a inalação do produto. Recomendamos também o uso de óculos, que protegem seus olhos contra respingos do produto no momento de aplicação na piscina. 

Não se esqueça de ler o rótulo antes de utilizar o produto e verificar as recomendações e indicações de uso do fabricante (quantidade e frequência).

Faça a avaliação dos parâmetros da água previamente

É muito importante avaliar se os parâmetros da água estão nas faixas ideais. O pH deve estar entre 7,0 e 7,4, assim como a alcalinidade ideal fica entre 80 e 120 ppm. 

Afinal, quando os parâmetros da água estão desajustados, alguns problemas aparecem:

  • Normalmente, os banhistas sentem irritação e vermelhidão nos olhos;
  • A pele ou cabelos se tornam mais ressecados;
  • O cloro também pode perder sua ação sanitizante.

A hth® Fita Teste oferece, inclusive, a possibilidade de avaliação da concentração de cloro livre disponível na água antes do tratamento, que deve estar entre 1 e 3 ppm.

Para usar a hth® Fita Teste, leia o rótulo de instrução do produto antes. Depois de abrir a embalagem, retire a fita e mergulhe na água da piscina por poucos segundos, retirando em seguida.

Aguarde mais 15 segundos aproximadamente com a fita fora da água, sem balançar a fita a fim de não remover o excesso de água. Após esse período, então, já é possível ver os resultados, comparando as cores da fita com as cores do gabarito do tubo da fita. 

Você pode comparar os resultados medidos pela fita com os resultados mostrados no rótulo, que ajudam nos devidos ajustes necessários dos parâmetros.

Aplicação de ajustadores  de pH e alcalinidade

Os ajustes de pH e alcalinidade são feitos de modo muito rápido e prático, com alguns produtos que a hth® disponibiliza no mercado. Veja algumas opções que você pode utilizar em sua piscina: 

De acordo com as necessidades de ajuste dos parâmetros, escolha um desses produtos e faça a aplicação na água de acordo com as indicações de cada rótulo do fabricante.

Cuidados com o modo de aplicação do cloro para piscina

Não adicione o produto em apenas um local: o ideal é você circular ao redor da piscina, espalhando o produto ao longo de todo o percurso. 

Além disso, não esqueça de manter o filtro da piscina ligado por uma hora. Isso certamente irá facilitar a dissolução e a dispersão do produto na água.

Outro cuidado essencial que você deve ter é usar um balde plástico, bem como mexedores feitos de plástico ou de madeira. Nada que seja de metal é recomendado, pois pode corroer o material.

Quais opções de cloro para piscina a hth® oferece?

A hth® fornece 4 tipos de cloro para piscina: hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™, hth® Cloro Concentrado Tradicional, hth® Cloro Flutuador e hth® Super Shock.

Cada um desses produtos é indicado para situações diferentes. Por exemplo, recomendamos o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™ para piscinas residenciais. Além de eliminar bactérias e fungos, ele torna a água mais cristalina. 

Já o hth® Cloro Concentrado Tradicional é perfeito para piscinas de academias e clubes, que recebem mais visitantes. Ele também tem alto potencial sanitizante, pois possui 65% de cloro ativo.

O hth® Cloro Flutuador é destinado a piscinas de casas de veraneio, porque o produto, por meio do dosador, vai liberando o cloro até 30 dias seguidos, de forma contínua. 

Por fim, o hth® Super Shock é aplicado em casos de emergência, para remover odores da água ou desinfectar a água contaminada por fezes e animais mortos. 

Conclusão

Como vimos, o tratamento com cloro garante a desinfecção da água da piscina se for aplicado corretamente.

Manter a atenção durante o processo e seguir as instruções de manuseio e aplicação do produto, com segurança e responsabilidade, garantirá o sucesso do tratamento!

E aí? Gostou das nossas dicas para aplicar cloro nas piscinas? Caso tenha alguma dica para acrescentar, comente neste post e compartilhe!