logo hth produtos para piscina

Saiba como tratar a água da piscina branca, leitosa ou opaca hth

Saiba como tratar a água da piscina branca, leitosa ou opaca

Todos que possuem uma piscina em casa normalmente conhecem o passo a passo de como limpar piscina em condições normais. Mas e quando a piscina apresenta alteração de coloração, ficando branca, leitosa ou opaca? De fato, a mudança de cor indica que a água da piscina está com algum problema. 

Mas não importa qual tipo de problema seja, afinal tudo pode ser facilmente contornado. Basta saber quais produtos para limpar piscina usar e qual o procedimento de tratamento para cada um dos casos. 

Quer saber mais sobre o tratamento para água de piscina branca, opaca ou leitosa? Vamos ensinar tudo aqui neste artigo da hth®. Fique de olho!

Quais motivos causam a opacidade da água da piscina?

Para aplicar o tratamento correto na sua piscina e deixá-la novamente com a água purificada e cursitalina, o passo inicial é descobrir o motivo da mudança de coloração. Assim, existem, basicamente, 4 causas para que a água se torne branca ou opaca:

Nível de cloro na piscina

Verifique se a piscina está com o nível ideal de cloro para oxidar toda impureza que entra em contato com a água constantemente. Em uma piscina frequentada por muitos banhistas, é recomendado sempre avaliar se a quantidade de cloro utilizada é o suficiente para sanitizar a água. 

Desequilíbrio no pH e na alcalinidade 

Parâmetros como o pH e a alcalinidade da água precisam estar ajustados para que a coloração não seja alterada. Aliás, esses dois parâmetros também são importantes para elevar a eficácia do cloro na missão de purificar a água.

Então, a melhor forma de avaliar pH e a alcalinidade é com uso da hth® Fita Teste, que permite avaliar, com precisão, todos os parâmetros simultaneamente em apenas alguns segundos. 

Problemas na filtração

Se o sistema de filtração da sua piscina está com problemas, tente resolver o mais rápido possível. Afinal, isso afeta a qualidade da água e pode comprometer sua cristalinidade, além de fazer com que as impurezas permaneçam na superfície da água e também no fundo da piscina. 

Areia do filtro saturada

Ao longo do tempo e conforme seu funcionamento, o filtro da piscina vai retendo as partículas de sujeira, que ficam aderidas à sua areia. Em um determinado momento, a troca da areia pode ser exigida, permitindo que a retenção de mais impurezas ocorra, sem que isso cause pressão interna do sistema de filtragem.

Como limpar piscina com água leitosa ou opaca (turva)?

O primeiro passo, conforme explica o Professor Piscina, o especialista em tratamento de piscinas da hth®, é avaliar os parâmetros da água. Como já mencionamos, isso é feito com a hth® Fita Teste.

A fita, então, deve ser mergulhada na água da piscina – 30 cm abaixo da superfície – por alguns três segundos. Depois, aguarde por mais 15 segundos para que a fita possa fazer as 4 medições de uma única vez – pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico. 

Assim, você pode comparar as cores da fita com as cores do rótulo do produto, que indicam quais parâmetros precisam ser ajustados. 

Como corrigir os parâmetros?

Alguns produtos são muito eficientes na correção dos parâmetros da água. Normalmente, indicamos alguns como:

Feito isso, a próxima fase é de tratamento da água turva. 

Tratamento da água turva?

Em muitos casos, mesmo a água estando turva, ainda é possível enxergar o fundo da piscina. Então, se esse é o seu caso, utilize o hth® Clarifica Maxfloc, que ajuda a aglomerar e flocular os resíduos.

Depois de acionar a filtração, aplique, diretamente na piscina, 6ml do produto floculante para cada 1.000 litros. Ligue o motor com o filtro na posição filtrar por 6 horas.

Após isso, desligue o filtro e mantenha a água da piscina em repouso por um período de 12 horas. E, se for necessário, coloque o filtro na posição drenar e faça a aspiração do fundo da piscina, completando o nível da água.

No entanto, se o fundo da piscina não puder ser enxergado, utilize o hth® Solução Água Turva, um potente clarificante e floculante. Com a filtração ligada, espalhe na piscina 20ml para cada 1.000 litros de água. Com isso feito, siga as demais etapas:

  • Filtre por 6 horas
  • Desligue e deixe em repouso por 12 horas;
  • Aspire o fundo com o filtro na posição drenar;
  • Complete o nível da água.

Sanitização da água

Assim que a água opaca ou turva estiver recuperada, é hora de manter o foco na purificação da água da sua piscina. Sendo assim, deixe a filtração em funcionamento e aplique o cloro hth® na dosagem de supercloração para sanitizar a água. 

A hth® oferece duas opções de produtos: o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance (piscinas domésticas) e o hth® Cloro Concentrado Tradicional (piscinas de clubes e academias). 

Enquanto o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance elimina bactérias e clarifica a água continuamente, além de prevenir a água verde, o hth® Cloro Concentrado Tradicional tem alta concentração de ativos, sendo eficaz para eliminar as bactérias. 

Se preferir utilizar o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance, aplique 18g para cada 1.000 litros. Mas optar por utilizar o hth® Cloro Concentrado Tradicional, aplique 14g para cada 1.000 litros de água.  

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais! E para saber mais dicas de como tratar sua piscina com água verde ou turva, confira os artigos postados no blog da hth®