Saiba como aquecer sua piscina com a chegada do frio

Nem pense em se esquecer completamente de sua piscina durante a temporada de outono e de inverno. Não é porque não estamos mais no verão que ela deve ser deixada de lado — principalmente o tratamento químico. E, se você deseja desfrutar de um bom banho mesmo nos dias mais frescos, com um bom aquecimento, isso é completamente possível!

É por isso que neste post vamos falar sobre algumas alternativas de como aquecer uma piscina com a chegada do frio. Abaixo, listamos alguns dos métodos e explicamos brevemente o funcionamento de cada um deles.

Painéis solares

Com placas solares instaladas no telhado de casa ou até mesmo no chão do quintal, esse tipo de aquecimento é extremamente limpo, porém vai depender da intensidade do sol para funcionar. A água é bombeada para dentro dos coletores, que então transmitem para ela o calor captado do sol.

Pela necessidade do calor solar, os painéis são mais indicados para lugares que, mesmo durante o inverno, tenham dias de sol, como nos estados do Centro, do Norte e do Nordeste do Brasil.

Bombas de calor

Um equipamento que exige um pouco mais de investimento, a bomba de calor funciona basicamente como um ar-condicionado invertido que remove o calor do ar e transfere para a água.

Para garantir o aquecimento durante as estações mais frias, as bombas também contam com o trabalho de um compressor. Assim, o calor é transferido para uma serpentina pela qual a água passa e sai aquecida.

Anéis solares

Relativamente novos no mercado de piscinas, os anéis solares vêm ganhando força por conta de sua praticidade, eficiência e baixo custo. Esse material tem o objetivo de ser uma alternativa de instalação mais fácil do que os painéis solares, que exigem mais investimento e estrutura.

Os anéis fazem basicamente o mesmo trabalho que as placas solares, sendo eles discos flutuantes compostos por duas capas de vinil. A capa superior, que é mais clara, recebe a luz do sol e emite para a capa inferior, que é mais escura. Dessa forma, o material transforma em calor até 50% da energia solar recebida.

Mais uma vantagem é que, ao colocar os anéis na água, eles se unem por meio de pequenos ímãs, formando uma espécie de grande capa. Eles também fazem uma função de manta, evitando a perda de calor.

Capas térmicas

A capa térmica lembra muito o plástico-bolha, porém é muito mais grossa e resistente. Ela não possui nenhum mecanismo de aquecimento, mas como é colocada sobre a água, acaba evitando a perda do calor.

Para obter mais resultados, pode-se usar a manta com outra técnica de aquecimento. Assim, o método artificial gera calor e o cobertor térmico ajuda a mantê-lo.

Aquecedores a gás

Assim como os equipamentos usados para chuveiros e torneiras, também é possível usar aquecimento a gás. Deixando a água da sua piscina sempre quente. Porém, o gasto é frequente, sempre relacionado com a frequência de uso. É mais indicado para piscinas menores por conta do alto consumo de gás natural ou gás liquefeito de petróleo.

E aí, já sabe a melhor forma de aquecer uma piscina? Conte pra gente nos comentários qual método você já usa em casa e qual está pensando em adotar! É sempre legal saber da experiência de quem já utiliza determinado método e sua opinião sobre o assunto.


Conheça os melhores produtos para piscina da hth.