logo hth produtos para piscina

Piscina aquecida

Saiba como aquecer sua piscina com a chegada do frio

Nem pense em se esquecer completamente de sua piscina durante a temporada de outono e de inverno. Mesmo nesta época do ano, quando o espaço de lazer é pouco usado, você ainda precisa aplicar produtos para piscina. Assim, você mantém sua piscina com pH e alcalinidade estabilizados, além de preservar a ação sanitizante do cloro. 

Sabendo como tratar a piscina, todos os riscos de proliferação de algas e microrganismos são praticamente nulos. Então, uma vez que a piscina está tratada com produtos químicos de qualidade, você e sua família podem planejar bons mergulhos no inverno.

Banner hth sobre produtos

No entanto, surge outro detalhe: inverno e água fria não combinam! Portanto, é o momento ideal de pensar em como aquecer a piscina. Neste post vamos falar sobre algumas alternativas de como aquecer uma piscina com a chegada do frio. Abaixo, listamos alguns dos métodos e explicamos brevemente o funcionamento de cada um deles. Confira! 

Como aquecer a piscina no inverno com 5 tipos de equipamentos

Painéis solares

Com placas solares instaladas no telhado de casa ou até mesmo no chão do quintal, esse tipo de aquecimento é extremamente limpo, porém, vai depender da intensidade do sol para funcionar. A água é bombeada para dentro dos coletores, que então transmitem para ela o calor captado do sol.

Pela necessidade do calor solar, os painéis são mais indicados para lugares que, mesmo durante o inverno, tenham dias de sol, como nos estados do Centro, do Norte e do Nordeste do Brasil.

Bombas de calor

Um equipamento que exige um pouco mais de investimento, a bomba de calor funciona basicamente como um ar-condicionado invertido que remove o calor do ar e transfere para a água.

Para garantir o aquecimento durante as estações mais frias, as bombas também contam com o trabalho de um compressor. Assim, o calor é transferido para uma serpentina pela qual a água passa e sai aquecida.

Anéis solares

Relativamente novos no mercado de piscinas, os anéis solares vêm ganhando força por conta de sua praticidade, eficiência e baixo custo. Esse material tem o objetivo de ser uma alternativa de instalação mais fácil do que os painéis solares, que exigem mais investimento e estrutura.

Os anéis fazem basicamente o mesmo trabalho que as placas solares, sendo eles discos flutuantes compostos por duas capas de vinil. A capa superior, que é mais clara, recebe a luz do sol e emite para a capa inferior, que é mais escura. Dessa forma, o material transforma em calor até 50% da energia solar recebida.

Mais uma vantagem é que, ao colocar os anéis na água, eles se unem por meio de pequenos ímãs, formando uma espécie de grande capa. Eles também fazem uma função de manta, evitando a perda de calor.

Capas térmicas

A capa térmica lembra muito o plástico-bolha, porém é muito mais grossa e resistente. Ela não possui nenhum mecanismo de aquecimento, mas como é colocada sobre a água, acaba evitando a perda do calor.

Para obter mais resultados, pode-se usar a manta com outra técnica de aquecimento. Assim, o método artificial gera calor e o cobertor térmico ajuda a mantê-lo.

Aquecedores a gás

Assim como os equipamentos usados para chuveiros e torneiras, também é possível usar aquecimento a gás. Deixando a água da sua piscina sempre quente. Porém, o gasto é frequente, sempre relacionado com a frequência de uso. É mais indicado para piscinas menores por conta do alto consumo de gás natural ou gás liquefeito de petróleo.

Como tratar a piscina com produtos químicos

Agora você já sabe como pode deixar a água da piscina mais quentinha para aproveitar ao máximo essa área de lazer durante o frio. Mas existe outro detalhe relevante, que é o tratamento da água e do tanque. Não adianta ter uma piscina com água aquecida se este espaço estiver sujo e contaminado. 

E quando a piscina é aquecida, o cuidado deve ser em dobro. Afinal, a água aquecida evapora mais rápido, fazendo com que o cloro perca sua ação de purificação. Além disso, o calor da água promove o aparecimento de bactérias e algas, microrganismos que se reproduzem facilmente no ambiente quente. 

Controle de pH e alcalinidade

A temperatura quente da água da piscina coopera para ocorrerem alterações no pH da água. Desse modo, é essencial verificar tanto o pH quanto a alcalinidade constantemente, uma função que a hth® Fita Teste faz muito bem. Assim, o ideal é que pH fique na faixa entre 7,0 e 7,4. Já a alcalinidade ideal está na faixa de 80 a 120 pp.

Depois de avaliar o equilíbrio químico da água com a hth® Fita Teste, avalie se é necessário aplicar os produtos para piscina que agem na estabilização: elevadores e redutores de pH e alcalinidade.

Aplicação do cloro na água constantemente

Com o aquecimento da água, o cloro se evapora, aumentando os riscos de proliferação de agentes contaminantes no recinto. Desse jeito, é fundamental fazer a aplicação diária do cloro, que pode ser o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10 em 1 ou o hth® cloro Concentrado Tradicional.

Mas, antes de colocar o cloro na água, não esqueça de avaliar pH e alcalinidade com a fita teste. Para deixar a piscina ainda mais limpa, utilize os produtos para piscina: hth® Limpa Bordas, o hth® Previne Água Verde e o hth® Clarifica Maxfloc!

Agora você sabe como tratar a piscina e quais métodos e equipamentos existem para ter seu ambiente de lazer saudável, quentinho e próprio para os mergulhos no inverno. 

Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais, que sempre oferecem muitas dicas sobre manutenção de piscina!