Saiba como a natação pode te ajudar a combater o estresse

Devido às atribulações do dia a dia e a preocupações com fatores como a insegurança e o desemprego, cada vez mais pessoas sofrem de estresse. O problema pode afetar cada um de maneira diferente, pois depende de como o indivíduo leva a vida, as exigências diárias e as tensões que enfrenta.

Assim, o ideal é que, quem sofre desse mal, busque manter o lado emocional, tanto quanto o físico, em sintonia, para que o estresse seja controlado e a pessoa possa ter uma vida mais saudável.

Talvez, para tratar o problema, seja necessário que a pessoa faça sessões de psicoterapia. Além disso, sabemos que os exercícios também ajudam a aliviar o estresse e podem se tornar uma arma poderosa contra ele.

Entre esses exercícios, um se destaca por seus inúmeros benefícios: a natação. Mas como essa prática pode combater o estresse? Acompanhe nosso post e saiba mais!

Como o corpo reage à prática da natação?

Durante a prática desse exercício, a função cerebral melhora devido a um processo chamado de neurogênese, em que o cérebro substitui as células perdidas devido ao estresse. Então, ao mergulhar o corpo na água, o humor melhora imediatamente por causa da sensação de frescor.

A natação impede a entrada de estímulos externos no organismo, pois os sons exteriores são cortados quando mergulhamos na água. Por isso, no momento do mergulho na piscina, há uma maior concentração na respiração e o coração passa a bombear mais sangue por todo o corpo. E por ser um exercício de baixo impacto, também é muito benéfico para os pulmões, músculos e articulações.

Quais são os benefícios da natação para combater o estresse?

A natação traz vários benefícios físicos e mentais. Entre eles, estão:

  • O esporte ajuda a regular a respiração, traz a melhora dos sistemas circulatório, locomotor e também do sistema de regulação térmica, além de promover o relaxamento muscular;
  • A água possui efeitos terapêuticos, estimulando a aprendizagem cognitiva e um maior desenvolvimento do poder de concentração;
  • Ajuda a melhorar o bem-estar mental, pois estimula os relacionamentos sociais, provocando mais humor, disposição e motivação;
  • A pessoa tem uma maior liberdade de movimentos, aprende a conhecer a si mesma e a enxergar o seu potencial;
  • A prática regular dos exercícios de natação e hidroginástica também auxilia no tratamento para quem sofre de depressão e transtornos de ansiedade.

Cuidar do corpo faz com que qualquer pessoa sinta-se melhor consigo mesma, e assim adquire um maior bem estar emocional. A natação é uma ótima opção para combater o estresse e outras doenças relacionadas a ele.

Ela estimula a liberação de endorfina e, como resultado disso, há o crescimento de novas células cerebrais. Para que os resultados possam ser percebidos, é preciso praticar regularmente, de 3 a 5 vezes por semana no mínimo.

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