Certamente que o cloro para piscina é um dos produtos para tratamento de piscina mais importantes. Afinal, é ele o responsável por eliminar os microrganismos e as algas nocivas à água e aos banhistas.
Contudo, de modo que seja possível aproveitar todos os benefícios do cloro, é essencial que o produto seja aplicado na dosagem correta.
Além disso, a correta aplicação também garante a maior eficiência do produto químico, evitando que ele perca seu poder de ação e de purificação da água.
Mas se você tem dúvidas de como aplicar o cloro na piscina na quantidade adequada e do jeito ideal, a hth® tem todas as dicas e informações para te oferecer. Então, continue a leitura e aprenda a tratar sua piscina para garantir um espaço de lazer protegido!
O uso do cloro na manutenção de piscinas é algo muito comum no Brasil. E isso tem um bom motivo: o produto químico realmente é eficiente na sua proposta de desinfectar a água, eliminando bactérias e fungos.
Além disso, o cloro pode ajudar a prevenir e a eliminar a formação de odores indesejáveis, atuando contra microrganismos difíceis de combater.
Vale lembrar que o cloro tem um papel ainda mais relevante no Brasil, um país de clima quente e propício ao desenvolvimento de bactérias, fungos e algas nas piscinas.
Por isso os proprietários de piscinas não podem deixar de utilizar o cloro na manutenção das piscinas ou nos tratamentos de choque.
Duas coisas são essenciais na boa ação do cloro: a prática de aplicação e a dosagem correta. A quantidade do produto tem como base o volume de água da piscina, mas você pode descobrir a dosagem no rótulo de produtos como o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™ e o hth® Cloro Concentrado Tradicional.
É bom enfatizar que a recomendação do fabricante deve ser seguida, uma vez que a quantidade menor de cloro reduz a eficiência e a qualidade do tratamento da água.
Por sua vez, a cloração em quantidades exageradas leva a condições adversas à saúde. Quando a piscina está hiperclorada, é comum haver problemas como irritações nos olhos, na pele e nas mucosas dos banhistas. Além disso, até mesmo as roupas de banho e os cabelos podem ter sua coloração totalmente alterada.
O excesso de cloro (acima de 10 ppm) na piscina também pode ocasionar uma intoxicação, causando sintomas como náuseas e vômitos.
Confira alguns passos importantes para aplicar o cloro em sua piscina com segurança e sem riscos de uma hipercloração.
Para garantir sua segurança durante o tratamento de piscina com o cloro, mantenha-se protegido com uso de máscara, luvas de borracha, óculos de proteção e até uma capa sobre suas vestimentas.
Todo esse cuidado certamente é fundamental porque podem ocorrer respingos, manchando as roupas.
Além disso, a proteção da face impede que algumas gotas de cloro causem lesões e machucados na pele e nos olhos.
A melhor forma de acertar na quantidade de cloro a ser aplicado, é calculando o volume de água da sua piscina. Ou seja, a quantidade de água que o tanque comporta.
Você pode fazer isso de duas formas: efetuando os cálculos com base nas medidas (largura, comprimento e profundidade), conforme indicamos nesse artigo “Aprenda a calcular o volume da sua piscina!”. Ou, ainda, de um modo mais prático: usando a calculadora disponível no site da HTH.
A correção de parâmetros como alcalinidade e pH é primordial para manter a piscina com água limpa e equilibrada quimicamente, promovendo a melhor ação do cloro.
Então, essa avaliação dos parâmetros se torna mais fácil com o uso da Fita Teste da hth®, que permite testar os parâmetros de uma única vez. A alcalinidade ideal deve estar entre 80 e 120 ppm, o pH ideal deve estar na faixa de 7,0 e 7,4.
Assim, basta mergulhar uma fita na água da piscina, cerca de 30 cm abaixo da superfície.
Retire após alguns segundos sem balançar a fita, pois não se pode remover o excesso de água. Aguarde mais 15 segundos e já pode, então, comparar os resultados da fita com os resultados do rótulo do produto.
Antes de fazer nova aplicação de cloro na água da piscina, verifique a quantidade de cloro restante da aplicação anterior. Com a fita teste, observe o nível de cloro, que deve estar entre 1 a 3 ppm.
Com base nessa informação, aplique 4 gramas de cloro para cada mil litros de água. Essa informação, aliás, está no rótulo do produto.
Ademais, considere os fatores externos que acabam por afetar a eficácia do cloro na purificação da água, por exemplo, a temperatura e radiação solar.
No momento da manutenção da piscina, muitas pessoas ignoram a importância de dissolver o cloro antes da aplicação na água.
O ideal, de fato, é recolher um pouco da água da piscina em um balde, aplicar o cloro ali, misturar e só depois despejar na piscina.
O cloro possui propriedade oxidante , tendo ação desinfetante. Por destruir moléculas, não indicamos que o cloro tenha contato direto com objetos metálicos. Afinal, isso acaba por provocar intensas correções.
Então, ao preparar a solução, use utensílios de plástico ou de madeira, de preferência. Por fim, utilize o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™!
Gostou do conteúdo? Curte e compartilhe em suas redes sociais!