logo hth produtos para piscina

Produza fotos debaixo d’água como um profissional em 5 passos

Alguém conhece uma combinação mais gostosa do que verão e férias? Nessa época onde as piscinas são tão concorridas, que tal aproveitar a família reunida e a intensa iluminação solar para fazer fotos debaixo d’água?

Muita gente acha que isso é coisa de profissional e morre de medo só de imaginar seu equipamento digital perto da piscina. Mas sabia que essa prática, além de divertida, não é só acessível como também super fácil de ser feita?

É só dar uma conferida no nosso passo a passo para começar a fazer registros incríveis!

1. Invista em uma boa câmera. 

As câmeras compactas (presentes até mesmo nos smartphones) são recomendadas para iniciantes devido ao preço acessível e facilidade de uso.

Se você já é um fotógrafo competente e deseja possuir mais de uma câmera, então pode considerar uma DSLR ou mirrorless, que apesar do preço mais elevado, te oferece funções mais versáteis.

Depois de decidir qual equipamento usar, é importante verificar se o aparelho pode ser submerso (muitas câmeras à prova d’água já estão disponíveis no mercado!) ou se será necessário adquirir uma capa protetora.

Esse acessório pode ser encontrado em vários modelos, que se adaptam desde ao smartphone até às máquinas maiores e mais pesadas.

2. Verifique a qualidade da água em sua piscina

Fique atento se a sua piscina está com a água esverdeada e não pense que isso dará um efeito bonito ou rústico para as suas fotos, pois estas certamente acabarão nubladas e sem definição.

Isso acontece porque as lentes das câmeras percebem a luz de forma muito mais sensível que o olho humano. Por isso, a sujeira e excesso de cloro (ou qualquer outro químico) pode gerar fotos nebulosas e embaçadas.

É preciso que a água esteja clara e própria para mergulho. Verifique também o seu nível de purificação para garantir fotos nítidas e com cores vivas.

3. Fique atento à luz do ambiente.

O melhor momento para fazer fotos debaixo d’água é durante os dias muito quentes, quando a luz solar está brilhante sobre a superfície.

Esse tipo de iluminação pode fornecer reflexos e luz direta sobre o objeto ou pessoa que você está fotografando, ajudando bastante na qualidade final.

Se a água da sua piscina estiver bem filtrada e limpa, você pode tirar proveito de todos os ângulos possíveis para conseguir um efeito texturizado e bem interessante.

4. Fotografe rápido

Muitos adeptos da fotografia lomográfica costumam dar o seguinte conselho: “não pense, apenas fotografe”.

Isso porque, muitas vezes, enquanto pensamos qual seria o melhor ângulo ou forma de tirar uma fotografia, acabamos perdemos a espontaneidade do momento certo para o clique.

Ao estarmos submersos, nosso corpo está sempre se movimentando e seu modelo pode ficar incomodado com a água no nariz, olhos e ouvidos.

Quanto mais fotos você tirar, mais chances têm de capturar aquela imagem perfeita antes que ambos voltem para a superfície.

5. Brinque com as composições.

Fazer fotos debaixo d’água tem que ser divertido, então liberte a sua criatividade nessa hora. Experimente novas poses, diferentes perspectivas, posicionamentos, arranjos e aproveite a espontaneidade da alegria e das brincadeiras dentro da piscina — isso também vai desenvolver a sua sensibilidade artística.

Não fique desanimado se as suas fotos não ficarem boas no início. Seguindo essas dicas, o conselho final é manter a prática sempre, mas sem deixar de se divertir muito!

Logo, você estará dominando a técnica e terá belos registros para guardar de recordação ou compartilhar em suas redes sociais. Não se esqueça de usar a hashtag oficial da hth®: #vidacombinacompiscina.

Gostou do artigo? Tem algum amigo ou familiar que poderia se interessar por essas informações? Então, compartilhe nas suas redes sociais! Depois, é só esperar para ver como ficaram as fotos debaixo d’água que eles fizeram!

Fale com a hth ®

Além de pioneira, a hth ® é líder absoluta no Brasil e no mundo, em produtos para tratamento de água de piscina. Com produtos inovadores, oferece as melhores soluções para os consumidores.