Saiba como aspirar sua piscina corretamente - hth

Prepare-se para o verão: saiba como aspirar a sua piscina corretamente

A temporada de verão é um convite irresistível para convidar os amigos a usar a piscina limpa e refrescante. Neste espaço da casa, a diversão de adultos e crianças é garantida, desde que alguns cuidados com a limpeza da piscina sejam tomados. 

Um deles refere-se a como aspirar a piscina, haja vista que durante os períodos de outono e inverno a piscina é sempre menos utilizada pelos banhistas. E, portanto, a água pode ter sofrido algum tipo de contaminação por bactérias, germes e outros agentes contaminantes.

A contaminação, no entanto, não ocorre nos casos em que a piscina é constantemente limpa e tratada com os produtos hth®

Mas como sabemos que nem todas as pessoas estão atentas às necessidades de cuidados com a água da piscina ano todo, neste artigo vamos explicar como aspirar a piscina.

Aspiração da piscina: uma parte importante para a manutenção da piscina

A aspiração é um processo fundamental de manutenção da limpeza e da qualidade da água. Assim, o procedimento correto é fazer a aspiração apenas após o processo de decantação, que faz com que as impurezas se concentrem no fundo da piscina.

Para facilitar o processo, você pode usar um produto clarificante como o hth® Clarifica Maxfloc, que aglomera e flocula os resíduos em micro-partículas, posteriormente eliminados na filtração. 

Cabe destacar que esta etapa de limpeza da piscina, especialmente após muito tempo sem uso dela, é obrigatória. Afinal, quando a aspiração não é feita, ou não é realizada corretamente, é comum que os banhistas encontrem alguns resíduos ao entrarem na água.

Além disso, a aspiração torna a água muito mais bonita visualmente, além de cristalina e com aspecto saudável. 

Quando é recomendado aspirar a piscina?

O mais indicado é que a aspiração ocorra uma vez por semana, pelo menos. Mas essa frequência é, de fato, recomendada para piscinas com pouco acúmulo de sujeiras.

Por outro lado, em piscinas com grande acúmulo de detritos, o ideal é que a aspiração seja feita em maior frequência. Se sua casa fica em regiões arborizadas e a presença de folhagens e insetos na água é algo constante, não deixa de efetuar a aspiração com equipamentos e tratar com  produtos específicos. 

Dica para usar o aspirador de piscina

O aspirador de piscina é um equipamento desenvolvido para remover sujeiras que estejam depositadas no fundo da piscina. Esse é um equipamento pesado que vai ficar constantemente no fundo da piscina, a ele será engatado o cabo telescópico de alumínio e uma mangueira de plástico flexível. Pode ser utilizado sempre que necessário na manutenção da piscina.

Ao inserir o aspirador na água, tome cuidado com a posição da mangueira, abrindo- a bem, de modo que não dê nós na mangueira . Com a mangueira já aberta, segure a extremidade que não está acoplada ao aspirador e recolha um pouco de água da piscina. Então, deixe que a água escorre para dentro da mangueira. 

Assim que todo o ar da mangueira sair, deixe o filtro na posição filtrar. O objetivo é aspirar a sujeira piscina filtrando para a areia. Isso evita que os detritos voltem para a água.

Além do mais é o método mais indicado já que não se joga a água fora, e sim, a filtra. Ele é indicado para quando a sujeira depositada no fundo da piscina estiver em pequena quantidade.

A outra forma de aspirar a piscina é aspirar drenando, o filtro da piscina deve estar na posição drenar. Este método faz com que a água da piscina vá direto para a tubulação do esgoto, ou seja, a água é desperdiçada, por isso é indicado em casos onde a sujeira depositada no fundo estiver em grande quantidade.                                       

Dica de produto para ajudar na aspiração da piscina

O hth® Reduz Aspiração é o produto ideal para quem deseja aspirar a piscina com muito mais facilidade e reduzir a frequência de aspiração. Mas, antes de aplicar o produto na água, lembre-se de cumprir os 3 passos efetivos de manutenção da piscina: avaliar, purificar e proteger.

Para avaliar os parâmetros da água da piscina, use a hth® Fita Teste. Dependendo dos resultados, é possível utilizar outros produtos para ajustar o pH, a alcalinidade, o cloro livre. Use o hth® Elevador de Alcalinidade, o hth® Estabilizador de Cloro, o hth® Redutor de Alcalinidade e pH e o hth® Elevador de pH

Já a purificação da piscina para eliminação de germes e bactérias é realizada com produtos eficazes, que incluem o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™ e o hth® Cloro Concentrado Tradicional.

O hth® Reduz Aspiração melhora o desempenho da filtração diária, pois aumenta a retenção de resíduos na areia do filtro. Isso resulta em uma água mais limpa e com menor frequência de aspiração do fundo da piscina.

Antes de iniciar o processo de aspiração, a bomba deve estar desligada, assim como os registros, fechados. No pré-filtro ou coadeira (skimmer), 6 ml do hth® Reduz Aspiração para cada 1.000 litros de água. 

Em seguida, acione a filtração por 6 horas. Logo, esse processo precisa ser executado no mesmo dia da limpeza (retrolavagem) da areia do filtro.

A piscina pode ser utilizada pelos banhistas após a adição do produto! Viu como é fácil? A hth® pensa na proteção da sua família e faz produtos de qualidade – testados e aprovados mundialmente. 

Acesse hth® e conheça nossa linha completa de produtos para tratamento e manutenção de piscina!