logo hth produtos para piscina

Quando e por que trocar areia do filtro da piscina

Por que preciso trocar a areia do filtro de piscina?

Você sabia que a areia para filtro de piscina é um dos itens mais importantes para a limpeza da sua piscina?

A areia tem um papel bastante relevante, juntamente com o filtro e a bomba de piscina. Por isso, ao construir uma piscina, saiba que não são apenas os produtos químicos que ajudam na purificação da água. 

Então, neste artigo da hth®, vamos explicar em mais detalhes qual a função da areia, porque ela precisa de troca periódica e quando essa troca deve ocorrer. Continue a leitura e tire suas dúvidas! 

Para que serve a areia para filtro de piscina?

Um dos principais componentes no filtro de piscina é a areia. O conjunto de filtro, bomba e areia é responsável por quase  50% do tratamento da água. 

Além disso, a areia do filtro é o elemento que tem como papel reter as impurezas e sujeiras da água.

Tipos de areia do filtro

Basicamente, os filtros de piscina podem usar 3 tipos de areia: 

Areia de sílica

É derivada do quartzo moído, de onde derivam pequenos grãos de sílica afiados. Estes grãos possuem bordas irregulares, o que ajuda na retenção das partículas de sujeira presentes na água que passa no filtro de piscina. 

Areia de vidro

A areia de vidro é um meio filtrante alternativo à areia de sílica, sendo um material de baixo impacto ambiental. Feito de vidro 100% reciclado, esse tipo de areia é mais suave ao toque. Porém, é muito eficiente e consegue capturar partículas de até um milionésimo de metro.

Areia de zeólita

A areia de zeólita é produzida a partir de minerais de rocha vulcânica – os zeólitos. Esse elemento filtrante apresenta 100 vezes mais área de superfície se comparada à areia de sílica. Isso porque a areia de zeólita tem forma de favo de mel esponjoso.

O que acontece com a areia do filtro depois de muito tempo de uso?

Durante todo o processo de filtração da água, a areia do filtro da piscina passa por mudanças, desgastando-se ao longo do tempo.

Além de apresentar um aspecto mais polido, a areia também tende a ter seus grãos reduzidos de tamanho. Por fim, a areia fica suja, endurece e se torna mais compactada.

Assim , o material perde sua capacidade de reter a sujeira e fazer uma filtração de boa qualidade. E quais são as consequências disso? Bem, normalmente há grandes concentrações de íons de magnésio e cálcio na água da piscina. 

produtos para piscina

Eles, então, se prendem à areia , formando blocos (silicatos). Ao passar pelo filtro, a água encontra os silicatos e, por não poder atravessá-los, desvia-se deles. Assim, a água não passa por filtração e não tem suas sujeiras removidas. 

Controle da qualidade da areia

Para evitar esse problema de não filtração da água da piscina, é fundamental haver um melhor controle de qualidade da areia do filtro. Desse modo, você pode checar se há formação de blocos de silicatos, o que compromete os níveis de pH da água.

Manutenção do filtro

Para realizar a manutenção do filtro, considere fazer as etapas de limpeza e retro  lavagem. 

A exigência da limpeza é de uma vez por semana, no mínimo, nos casos em que a piscina é sempre utilizada. Já nos casos de pouco uso da piscina, faça a limpeza 1 vez ao mês.

Qual é o momento ideal de troca da areia?

Em regra geral, a recomendação é fazer a troca da areia do filtro a cada 2 anos. Mas se não houver muito calcário na água e o filtro estiver constantemente limpo,  a troca por acontecer com até os 5 anos.

Além disso, é essencial repor a quantidade de areia a cada 2 ou 3 anos, mantendo esse material sempre no nível ideal. 

Faça testes! 

Existem muitos testes que indicam a necessidade de troca da areia para filtro de piscina. 

O primeiro teste conta com sinais bem visíveis da sujeira presente na água. Se mesmo com o devido tratamento físico e químico a água não se encontrar em boas condições, fique atento à necessidade de substituição da areia do filtro. 


Outro procedimento consiste na abertura do filtro e na colocação da mão dentro da areia. Se o material fluir entre os dedos, a troca não é necessária. Mas se você observar pequenos blocos duros, providencie a substituição o quanto antes. 

Por fim, olhe dentro da campânula transparente do filtro e observe se há a presença de depósitos de calcário. Esse certamente é um sinal de que está na hora de trocar a areia do filtro de piscina. 

Dá para fazer apenas a lavagem da areia?

É possível efetuar a lavagem na areia do filtro caso a água da piscina se apresente levemente turva – ainda que a química da piscina esteja satisfatória.  

De fato, esse procedimento de lavagem da areia ajuda a manter a água da piscina mais cristalina.

Mas, novamente alertamos, se a areia se encontra desgastada, o melhor mesmo é fazer a troca completa do elemento filtrante. 

Produtos hth® que facilitam o trabalho do filtro e da areia

Alguns produtos para tratamento de piscinas pela hth® ajudam no trabalho do filtro e da areia, permitindo que as sujeiras sejam floculadas e decantadas com maior facilidade.

Um desses produtos é o hth® Ultra Clear, que além de prevenir o surgimento de algas também decanta os resíduos. Sua fórmula é livre de cobre, por isso não há risco de formação de manchas nos revestimentos. 

O hth® Clarifica Maxfloc é outra opção vantajosa, pois protege a cristalinidade da água. Sua fórmula aglomera e flocula os resíduos em micropartículas, eliminando-as na filtração. 
Quer conhecer mais sobre os produtos hth®? Acesse nosso site e confira as opções de produtos para um tratamento de piscina completo!