logo hth produtos para piscina

Piscinas de plástico também precisam de limpeza

As piscinas de plástico são uma boa alternativa de lazer para quem não pode construir uma piscina fixa em casa. De vários tamanhos e formatos, esse tipo de piscina oferece conforto e segurança, desde que tenha o tratamento correto. Sim, as piscinas plásticas também requerem manutenção e cuidados com a água!

Dois dos produtos mais utilizados para tratar a água de uma piscina doméstica são o cloro tradicional, a exemplo do hth® Cloro Concentrado Tradicional, e o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™. Mas é importante ressaltar que o tratamento de piscinas plásticas vai além da aplicação do cloro.

Assim, você seguir algumas etapas indispensáveis para garantir uma água limpa, bonita e cristalina. Se você tem uma piscina de plástico em casa, saiba como fazer a manutenção com as dicas da hth®!

Por que as piscinas plásticas precisam de manutenção?

As piscinas convencionais feitas de vinil, fibra, concreto, vidro, dentre outras, exigem manutenção frequente a fim de manter a água saudável para uso. Dessa forma, as necessidades de limpeza da água e da própria piscina de plástico não são diferentes!

O material plástico deve ser limpo para retirada de sujeiras, detritos, bactérias, materiais orgânicos e até de algas. Além disso, a água precisa manter seu pH e sua alcalinidade equilibrados, assim como o cloro é imprescindível na eliminação de bactérias e microrganismos causadores de doenças.

De fato, o tratamento bem aplicado na piscina também vai assegurar um espaço de lazer livre de odores desagradáveis, reduzindo igualmente a transmissão de doenças. 

Qual a frequência de manutenção da piscina?

A aplicação de cloro granulado ou cloro tradicional na piscina pode ser feita três vezes por semana. Mas essa frequência pode ser variável, dependendo da intensidade de uso da piscina e de quantas pessoas utilizam o espaço de lazer. 

Da mesma forma, recomendamos aplicar algicida pelo menos uma vez por semana, o que ajuda na manutenção da água, deixando livre de algas verdes. 

Cuidados diários com a piscina

O ideal é que diariamente – ou pelo menos três vezes por semana – você faça também uma limpeza física da piscina. Com auxílio de uma peneira, recolha folhas, insetos e outras sujeiras que possam cair na água e contaminar sua piscina.  

Se a piscina for pouco aproveitada pela família, prefira deixá-la coberta com uma lona. Assim, o material protegerá a água do contato com agentes externos. Além disso, evite usar produtos abrasivos para limpar o plástico, já que isso pode corroer o material. 

Vale lembrar que piscinas com mais de 2.500 litros precisam de um filtro para remover impurezas, devendo ficar ligado por três horas diariamente. Desse modo, a água de sua piscina permanecerá em boas condições. 

Limpeza de piscina com cloro tradicional ou cloro Mineral Brilliance

A limpeza da piscina de material plástico evita a disseminação de doenças, a proliferação do mosquito da dengue. Também existem outros benefícios, que incluem o menos desperdício de água e a economia de produtos químicos para tratamento de choque da água. 

Então, para começar o tratamento de sua piscina, siga os passos abaixo: 

Avaliação dos parâmetros da água

A avaliação de pH, alcalinidade e outros parâmetros é realizada com a hth® Fita Teste, um produto muito útil para cuidar de sua piscina. A fita teste permite avaliar os 4 parâmetros (alcalinidade, pH, cloro livre e ácido cianúrico) simultaneamente, facilitando o ajuste essencial para a atuação do cloro de forma eficaz.

Para usar a fita, basta mergulhá-la na água da piscina, retirando-a em seguida sem remover o excesso de água. Após 15 segundos os resultados irão aparecer, e você só precisa comparar as cores da fita com as cores do rótulo. Depois, siga os parâmetros recomendados, aplicando os produtos químicos para equilibrar a água

Cabe destacar aqui as faixas ideais de cada parâmetro:

  • pH: entre 7.0 – 7.4
  • Alcalinidade: entre 80 – 120
  • Cloro Livre – entre 1 ppm e 3 ppm
  • Ácido cianúrico – entre 0 e 50 ppm

Purificação da água

A etapa de purificação vem logo em seguida à avaliação e ao ajuste de parâmetros. Com a filtração em funcionamento, é chegado o momento de aplicar o hth® de sua preferência. O hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance é usado em piscinas residenciais com baixo fluxo de pessoas. 

Esse produto é perfeito para eliminar bactérias e deixar a água cristalina, já que contém algicida e clarificante em sua formulação. 

DOSAGEM:  Para cada mililitros de água você pode aplicar 4 gramas de cloro. Em uma tampinha de garrafa PET cabem mais de 4 gramas, portanto, um tampinha de garrafa PETE com cloro para tratar 1.000 litros de água. 

Já o hth® Cloro Concentrado Tradicional, que conta com alta concentração de ativo para eliminar bactérias, é destinado a piscinas com grande fluxo de pessoas. Seja o cloro tradicional ou o Mineral Brilliance, aplique o produto escolhido diretamente na piscina, ao longo das laterais. 

Se você não sabe a quantidade que deve ser aplicada, basta fazer o cálculo de volume da água com a nossa calculadora

Proteção da água

A etapa de proteção da água é a última etapa e é aquele que vai ajudar a manter a piscina sempre cristalina, preservando a beleza da água. Para prevenir o surgimento de algas, aplique o hth® Previne Água Verde, que possui fórmula livre de cobre.

Outra opção é o hth® Clarifica Maxfloc, ideal na prevenção da turbidez da água. O produto promove a decantação de resíduos e mantém a cristalinidade da água, bastando aplicar 1,5ml para cada 1.000 litros de água, com a filtração ligada. 

Por fim, o hth® Ultra Clear tem ação 2em1, decantando resíduos e prevenindo o surgimento de algas. Sua fórmula é livre de cobre, por isso evita manchas esverdeadas no cabelo e no plástico da piscina. 

Confira os vídeos completos de todas as etapas de tratamento para tirar suas duvidas com o Professor Piscina!