logo hth produtos para piscina

Piscinas com manchas saiba como remover hth

Piscinas com manchas? Saiba como remover

Piscinas pouco frequentadas, abandonadas ou até mesmo limpas de forma inadequada podem apresentar alterações na coloração da água. 

As manchas no revestimento e na própria água podem ser causadas por vários fatores: presença de fungos, de algas, folhas e de metais, por exemplo.

Mas, apesar de ser um problema bem chato para os donos de piscinas resolverem, é possível fazer a remoção de manchas com produto para remover manchas na piscina

Neste artigo da hth® você vai entender como deve realizar a remoção de manchas com um passo a passo bem fácil, que inclui o uso do produto Solução Água de Poço da hth®! 

Análise do tipo de mancha na piscina

Antes de iniciar o tratamento de sua piscina, o ideal é verificar qual a natureza da mancha, ou seja, o que está causando o problema. Há vários fatores que contribuem para o surgimento das manchas na área e no revestimento, além de água verde, turbidez e alteração da coloração da água:

  • Presença de algas: piscinas mal cuidadas podem acumular sujeiras, folhas e algas levadas pela chuva e pelo vento;
  • Tratamento inadequado;
  • Excesso de ácido cianúrico;
  • Desequilíbrio de pH
  • Excesso de resíduos orgânicos;
  • Piscinas abastecidas com água de poço ou de caminhão-pipa, o que eleva a presença de metais na água, alterando sua coloração.

No caso das piscinas abastecidas com água de poço, tanto a água quanto o revestimento pode sofrer alterações. Por isso, saiba como cuidar de sua piscina focando tanto na manutenção da beleza água quanto na preservação do revestimento.

Como corrigir a coloração da água

Se a água da piscina está com cor marrom, amarela, preta ou verde clara, é sinal de que o espaço de lazer necessita de limpeza especial. Assim, separe um produto para remover manchas na piscina: o hth® Solução Água de Poço.

Em resumo, a função desse produto é inibir a ação dos metais presentes na água. Além disso, a substância atua como clarificante, ajudando a eliminar as manchas na água, fazendo com que ela volte à cor normal e clarificada. 

O tratamento da piscina começa com a avaliação dos parâmetros da água, o que é feito com a hth® Fita Teste. A fita, depois de mergulhada na água, mostrar resultados que devem ser comparados com as cores do rótulo do produto. Desse modo, você poderá fazer os ajustes necessários com produtos como hth® Redutor de Alcalinidade e pH e hth® Elevador de Alcalinidade.

Tratamento com a Solução Água de Poço

Acione a filtração da piscina e adicione diretamente na água 15ml do produto para cada 1.000 litros. Cabe destacar que essa medida é ideal para quando ainda é possível  enxergar o fundo da piscina.

Contudo, se você não consegue ver o fundo, use outra medida, adicionando 50 ml da hth® Solução Água de Poço para cada 1.000 litros diretamente na água.

Purificação com cloro 

Depois de recuperar a cor da água, mantenha a filtração em funcionamento e aplique o hth® cloro, cuja finalidade é eliminar microrganismos e bactérias da água. 

  • Piscinas domésticas: hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance – 18g para cada 1.000 litros;
  • Piscinas de clubes e academias (maior fluxo de pessoas): hth® Cloro Concentrado Tradicional – 14g para cada 1.000 litros.

Uma dica importante: durante o tratamento com o hth® Solução Água de Poço, a água pode ficar turva (normal no processo). Mas é essencial que o cloro não seja aplicado enquanto estiver utilizando o hth® Solução Água de Poço

Remoção de manchas na piscina com a hth® Solução Água de Poço

Nesse caso, a remoção de manchas precisa ser feita no revestimento, seja nas paredes ou no fundo da piscina. Do mesmo modo que no caso anterior, o tratamento começa com a avaliação dos parâmetros da água com a hth® Fita Teste. Veja aqui o passo a passo de avaliação!

Remoção de pequenas manchas no fundo da piscina

Após avaliar os parâmetros, você deve se dedicar a remover as manchas de ferrugem de forma manual, usando equipamentos como um cano de PVC, que ajuda a retirar a mancha. 

Assim, uma extremidade do cano deve ficar sobre a mancha; a outra, fica para fora da água, sendo o canal por onde irá aplicar o hth® Solução Água de Poço. Então, faça o seguinte:

• Com um funil, aplique 100ml do hth® Solução Água de Poço dentro do cano. Com isso, o produto vai escorrer e se acumular diretamente na mancha;

• Retire o cano, espere 5 minutos para o produto reagir com a mancha e esfregue com escova, removendo a mancha com maior facilidade.

Manchas espalhadas pela piscina

Deixando a filtração acionada, dose diretamente na água 50ml do hth® Solução Água de Poço por 1.000 litros de água. Então, escove a área manchada, eliminando os resíduos. Após a remoção das manchas, com a filtração em funcionamento aplique o hth® cloro:

• Caso escolha o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance, dose 18g para cada 1.000 litros;

• Caso prefira o hth® Cloro Concentrado Tradicional, dose 14g para cada 1.000 litros. 

O hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance é ideal para piscinas de baixo fluxo de pessoas. Ao contrário do hth® Cloro Concentrado Tradicional, indicado para piscinas movimentadas como as de clubes e academias. 
Com essas dicas, sua piscina ficará novamente limpa e cristalina. Para saber mais dicas e novidades sobre manutenção de piscina, confira o blog da hth®!