produtos para piscina - hth

Piscina tratada com Ozônio ou Cloro? Qual é o melhor?

A piscina é um ótimo espaço para diversão e prática de esportes, portanto é muito importante que ela receba o tratamento adequado. E isso inclui desde a avaliação da alcalinidade e pH com a hth® Fita Teste até a aplicação do cloro regularmente.

Aliás, umas das questões mais debatidas atualmente é o método de tratamento para manter a piscina limpa. O tratamento com ozônio é eficaz?

Para esclarecer todas as dúvidas, a hth® elaborou este artigo, que explica sobre o método com o ozônio e aborda os benefícios da aplicação do cloro na água. Boa leitura!

Como funciona o tratamento da água da piscina com ozônio?

O tratamento da água da piscina doméstica, de clubes e academias pode ser feito com o uso de produtos químicos e equipamentos específicos. 

A ozonização é muito aproveitada no tratamento de água de uso industrial. Além disso, o sistema de ozônio é eficaz também no ambiente hospitalar, esterilizando materiais cirúrgicos. 

O ozônio (O3) – composto por 3 moléculas de oxigênio – é um agente de desinfecção. Assim, pode ser usado em piscinas em conjunto com produtos químicos de desinfecção. Nas piscinas, o ozônio é colocado dentro da casa de máquinas, depois do filtro e funciona em conjunto com o sistema de filtração

De modo geral, três peças são instaladas: o equipamento que suga o oxigênio (O2), o  equipamento que transforma o O2 em O3, além do reservatório de água para desinfecção.

Como é feita a descontaminação da água com o ozônio?

O gás ozônio é transferido para um reservatório de água da própria piscina. Assim, nesse reservatório, a água passa e é descontaminada imediatamente. Contudo, todo o processo é realizado dentro do tanque e não na piscina.

Enquanto o sistema de ozônio trata a água, é importante que ninguém esteja por perto. Isso porque o ozônio é um gás tóxico, que não pode ser inalado. Aliás, por essa razão, o ozônio não deve entrar em contato direto com a água da piscina

Para evitar esse problema, é recomendado que o equipamento usado na ozonização seja sempre verificado, a fim de evitar possíveis vazamentos. 

Embora a ozonização seja uma técnica auxiliar importante na limpeza da piscina, a técnica não é feita de forma independente. Afinal, todo o processo para descontaminação da água com o equipamento contendo ozônio demora cerca de 6 horas.

Portanto, durante esse período, a água da piscina precisa estar protegida com o cloro e outros produtos. Assim, evita-se a proliferação de microrganismos e algas que causam a chamada água verde.

Outra questão importante a salientar é que o sistema com ozônio mata apenas os contaminantes da porção de água que entrar no sistema. Ou seja, a desinfecção não é feita por completo, na piscina toda. 

Por isso, nada substitui o uso regular de produtos químicos essenciais como o cloro. Ademais, existem outros produtos que garantem uma piscina limpa, cristalina e perfeita para o uso pelos banhistas e que não podem faltar no “kit limpeza de piscina”.

E vale destacar que todos os produtos químicos produzidos pela hth® – cloro, ajustadores de alcalinidade e pH, algicidas, limpa bordas, clarificantes, etc – podem passar pelo sistema de ozônio sem problemas. 

Quais produtos químicos devo usar nos cuidados com a água da piscina?

É importante lembrar que a piscina deve passar por 3 passos de tratamento: 

  • Avaliar
  • Purificar
  • Proteger

Além disso, por vezes são necessários adotar tratamentos de choque, quando os cuidados de prevenção não forem suficientes. 

Avaliar a água da piscina com a hth® Fita Teste 

A hth® Fita Teste é um produto eficaz, com uso simples, que permite descobrir como estão os níveis de alcalinidade, pH, e cloro livre da água. 

Ao mergulhar a fita em uma pequena amostra da água, a fita muda de coloração, indicando se há necessidade de ajuste nos parâmetros. 

Caso seja necessário, depois de avaliar tais parâmetros, você pode usar o hth® Redutor de Alcalinidade e pH, o hth® Elevador de Alcalinidade ou o hth® Elevador de pH Líquido ou em pó.

Purificar – Tratamento com cloro

Depois disso, a próxima etapa é a aplicação do cloro. O hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance™ 10em1 e o hth® Cloro Concentrado Tradicional agem na eliminação dos germes com 99% de eficácia. Afinal, possuem formulação exclusiva com hipoclorito de cálcio, o mais eficiente na purificação da água da piscina. 

Proteger – Etapa de prevenção

Para proteger a água da piscina que já foi tratada, a dica é aplicar  dois produtos: o hth® Clarifica Maxfloc, que já existe na versão refil – mais econômica e sustentável,  tem a função de proteger e manter a cristalinidade da água por meio do uso regular e o hth® Previne Água Verde, que também existe na versão refil, indicado para prevenir o aparecimento de algas.

Conheça a linha completa de produtos hth® para avaliar, purificar e proteger em nosso site!