Piscina no outono como fazer a manutenção nesta época hth

Piscina no outono: você sabe como fazer a manutenção nesta época?

O mês de março é marcado pela entrada do outono, normalmente relacionada à perda das folhas das árvores. Folhas que podem acabar parando na sua piscina e contribuindo para a formação de algas ou deixar a água turva

A água turva também pode ser resultado dos  resíduos de cosméticos como protetor solar ou bronzeador, inclusive pelo uso mais frequente do espaço de lazer durante o verão. Então, se a sua piscina apresenta esse problema, a hth® explica neste post como tratar água turva de piscina com os produtos ideais e de uma forma bem fácil. 

Confira o nosso guia prático de limpeza de piscina com água turva!

Como deixar a água da piscina protegida no outono

Antes de realizar o tratamento da água propriamente dito, o primeiro passo é fazer a limpeza do entorno da piscina. Então, com uma vassoura e uma pá, recolha os detritos, sujeiras e folhas caídas das árvores.

Se sua casa tem jardins, faça a poda das folhagens no quintal sempre que as copas das árvores estiverem carregadas. Assim, as chances e as folhas serem levadas pelo vento até à água da piscina são menores. 

Coloque uma capa de proteção

Em piscinas pouco usadas, o ideal é que se coloque uma capa ou lona de proteção. Assim, a lona atua como um agente protetor, que impede que qualquer detrito, inseto ou até mesmo a poeira entrem em contato direto com a água. 

A lona também impede a evaporação excessiva da água, reduzindo o desperdício e dos produtos aplicados nela para tratamento. 

Use peneiras para retirar as folhagens e sujeiras da água

As folhas que caem na piscina são mais leves do que a água, por isso, ficam sempre na superfície e demoram para ir para o fundo. Com isso, fica mais fácil retirá-las com a ajuda de uma peneira. 

Já a poeira e outras sujeiras que se acumulam no fundo da piscina devem ser removidas pelo método de aspiração. 

E se a água da piscina ficou turva? O que fazer?

Até o momento, abordamos a limpeza física do entorno e da água da  piscina. A contaminação – a ponto de apresentar turbidez – requer o tratamento químico com produtos específicos. 

A água pode ficar turva por vários motivos: desequilíbrio do pH, excesso de resíduos orgânicos e de areia saturada, excesso de ácido cianúrico, falta de filtração, dentre outros. Mas, antes de aplicar o produto para eliminar a turbidez, é importante saber como estão os parâmetros da água. 

hth® Fita Teste

Para saber como estão os níveis de alcalinidade, pH, cloro livre e ácido cianúrico, pegue uma hth® Fita Teste, mergulhe na água da piscina e remova-a após 3 segundos. Depois, aguarde por 15 segundos sem balançar e sem remover o excesso de água na fita. 

A hth® Fita Teste vai, então, mostrar 4 colorações – uma para cada parâmetro. Por fim, compare as cores da fita com as cores do rótulo seguindo os parâmetros recomendados. Para ajustar a alcalinidade abaixo da faixa ideal, aplique o hth® Elevador de Alcalinidade

Mas se o pH estiver acima da faixa recomendada, o ideal é utilizar o hth® Redutor de Alcalinidade e pH para ajustar os parâmetros e deixar a água preparada para receber outros produtos. 

hth® Clarifica Maxfloc

A turbidez da água pode ser leve, onde é possível ver o fundo da piscina, ou mais densa. No primeiro caso, o produto indicado para resolver o problema é o hth® Clarifica Maxfloc

A forma correta de aplicação do Clarifica Maxfloc é a seguinte: 

  • Deixe a filtração acionada e aplique, diretamente na piscina, 6ml para cada 1.000 litros.
  • Ligue a bomba, mantenha a filtração por 6 horas e desligue a bomba.
  • Depois disso, aspire o fundo e drene, se for requerido.

hth® Solução Água Turva

O hth® Solução Água Turva é usado na segunda condição, na qual o fundo da piscina não pode ser visto. Para aplicar o produto, faça as seguintes etapas:

  • Ligue a filtração e espalhe na piscina 20ml de hth® Solução Água Turva para cada 1.000 litros de água
  • Ligue a bomba, mantenha a filtração por 6 horas e desligue a bomba
  • Aspire o fundo com o filtro na posição drenar. Então, complete o nível da água.

Purificação da água com o cloro 

Assim que a água da piscina estiver recuperada, o próximo passo é sanitizar a piscina, purificando a água e eliminando germes e bactérias. 

A supercloração é feita com a filtração em funcionamento, havendo duas opções de produtos da hth® que agem com eficiência na purificação e na clarificação da água:

hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance – aplique 18g para cada 1.000 litros

hth® Cloro Concentrado Tradicional – aplique 14g para cada 1.000 litros

Antes de entrar na água, use novamente a fita teste para verificar se o cloro livre está na faixa ideal (entre 1 a 3 ppm). Com esse passo a passo, sua piscina voltará a ficar clarificada, limpa e deliciosa para um bom mergulho no outono!

Acesse hth® e conheça nossa linha de produtos para piscina!