Seu sonho é ter uma piscina em casa, mas faltam condições de construir uma piscina de alvenaria? A piscina de vinil é uma opção vantajosa e com custo reduzido em comparação com a piscina de alvenaria.
As piscinas revestidas de vinil são o tipo mais comum, oferecendo benefícios como:
Além disso, esse tipo de material exige uma maneira mais específica de se limpar a piscina. Mas você vai saber mais sobre como limpar piscina de vinil e todos os cuidados que o tanque requer neste artigo da hth®!
Primeiramente, o custo de construção e instalação das piscinas de vinil é menor em comparação com os modelos de piscinas de concreto. Por conta disso, o vinil é uma opção econômica para o seu orçamento.
O vinil também apresenta custo mais acessível em relação às piscinas de fibra de vidro, tanto na instalação quanto na manutenção. Mas é bom salientar que o custo total de uma piscina de vinil depende de fatores como:
Todas as piscinas requerem manutenção, sendo relevante ter isso em mente. No entanto, o benefício das piscinas de vinil é que elas não precisam de tantos investimentos por conta da resistência do material.
Os revestimentos de vinil modernos são extremamente duráveis. Além disso, o vinil possui uma superfície não porosa, facilitando a remoção de algas com a escova.
A superfície lisa do vinil também dificulta a aderência de microrganismos como as algas, causando menos danos no tanque.
De fato, se você mantiver o revestimento de vinil bem conservado, ele poderá durar por muitos anos, ainda que deva ser substituído em algum momento.
Ninguém gosta de esperar que um projeto de construção termine. Ainda mais quando você aguarda ansiosamente por uma piscina novinha em folha!
Felizmente, a instalação rápida é uma das muitas vantagens de uma piscina de vinil. Enquanto uma piscina de concreto pode levar de seis a oito semanas para a construção completa, uma piscina de vinil fica pronta entre de duas a quatro semanas.
Certamente que o tempo médio depende do comprimento, profundidade e outras características da piscina.
Quanto mais cedo a construção terminar, mais cedo você e sua família poderá desfrutar da nova piscina de vinil!
É interessante construir a piscina no outono, sempre que possível, de modo que o espaço de lazer esteja pronto para uso quando o clima quente do verão chegar.
A resposta para essa questão depende de vários fatores, incluindo:
Com a manutenção de rotina regular, os revestimentos de piscina de vinil podem durar até 10 anos antes de precisarem ser substituídos.
Confira o passo-a-passo para limpar a piscina de vinil com todos os cuidados necessários!
Antes de iniciar o tratamento da água e a manutenção do revestimento, faça uma limpeza prévia em todo o entorno da piscina. Isso abrange a remoção das sujeiras sobre o deck, borda e piso externo.
O hth® Limpa Bordas facilita a limpeza das bordas do recinto de lazer com sua fórmula de ação detergente que não faz espuma.
Com uma vassoura, varra a toda a sujeira para fora, cuidando apenas para não levar os detritos para dentro da piscina. Com uma pá, recolha as folhas, insetos, galhos e outros materiais orgânicos.
Limpe o skimmer (coadeira) e o pré-filtro da motobomba manualmente. O skimmer é um dispositivo localizado na lateral da piscina, cuja função é captar a sujeira que caia na superfície da água.
Se houver sujeira suspensa na água da piscina, remova tudo com a ajuda de uma peneira. A remoção física dos detritos é uma etapa importante antes da limpeza química.
A escovação serve para remover algas e evitar a formação de manchas de sujeira em todo o revestimento de vinil. Mas lembre-se de utilizar apenas escovas de cerdas macias para não arranhar o vinil da sua piscina.
A aspiração pode ser necessária quando a sujeira se acumula no fundo da piscina.
Nesta etapa, você pode precisar utilizar um produto floculante de sujeira como o hth® Clarifica Maxfloc, aglomera e flocula os resíduos em micro-partículas, além de proteger a cristalinidade da água.
O tratamento químico começa com a avaliação dos parâmetros da água, apostando na hth® Fita Teste.
Após avaliar o pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico com a fita indicadora de pH, verifique se há a necessidade de aplicar produtos como os redutores ou elevadores de alcalinidade e pH da hth®.
O cloro elimina os germes, bactérias que ajudam na proliferação de algas na piscina. Para tratar a água no tanque de vinil, use o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1 ou o hth® Cloro Concentrado Tradicional.
Dica importante: o cloro não pode ser aplicado diretamente na água da piscina de vinil, diferente da recomendação para as piscinas de concreto.
Sem a diluição prévia em um balde com água da piscina, o cloro pode causar danos irreversíveis e manchas no revestimento de vinil.
Outro detalhe é que, primeiramente, encha o balde com água e depois coloque o cloro. O inverso não é recomendado.
Por isso, antes de aplicar o produto, verifique sempre o rótulo do produto e siga as instruções do fabricante!
Para qualquer dúvida extra sobre como manter sua piscina de vinil limpa, fale com os especialistas da hth®!