Piscina com cheiro de Cloro está com muito cloro?

Muita gente consegue identificar o cheiro de uma piscina de longe. Mas, na verdade, esse odor que tais pessoas sentem não é excesso de cloro,  mas  sim  a  falta  do cloro. Uma piscina limpa e saudável não possui cheiro. O odor vem justamente da falta de cloração da água.

Cheiro de quê?

É extremamente comum notar placas e avisos próximos a piscinas públicas ou de uso coletivo, que indicam a necessidade de ducha antes de entrar na água. A medida, ignorada por muitos, não é em vão.

Ela serve para afastar substâncias como suor, maquiagem, a gordura natural da pele humana e outros resquícios que podem ter se acumulado junto do nosso corpo. Qualquer matéria presente na pele ou no traje de banho vai entrar em contato com a piscina logo no primeiro mergulho.

Pouca gente sabe, mas o cheiro em si é proveniente do contato dessas substâncias com o pouco cloro. Isso porque suor, urina, gordura e afins têm nitrogênio, que quando misturado ao cloro forma as chamadas cloraminas.

As causadoras do “cheiro de piscina”

Se uma piscina bem cuidada não possui cheiro, aquela com odor forte deve estar com excesso dessa tal cloramina. Boa parte do cloro — essencial para a limpeza e desinfecção da água — se prende às cloraminas, e tem sua função deslocada.

Os germes que não são eliminados pelo cloro juntam-se às cloraminas e, unidos, ocasionam o odor característico de uma piscina suja. O curioso é que, em união, essas substâncias também são responsáveis por deixar nossos olhos vermelhos após o mergulho.

O problema do odor

O cheiro forte não é o maior dos defeitos. Na verdade, o odor é apenas um indicativo da cloramina. E ela pode causar doenças e irritações na pele, além de ataques de asma, por exemplo. Um número considerável de pessoas adoece em função do contato com a cloramina.

Até hoje os seus efeitos são amplamente estudados e medidos por especialistas de saúde. Lembrar de tomar uma simples ducha rápida pode fazer toda a diferença para o seu bem-estar  e dos demais que fazem uso da piscina.

Como evitar o odor desagradável na água da piscina?  Mantenha a piscina sempre clorada. Se  a  piscina  é  muito utilizada o correto é que  o  cloro  permaneça  sempre  em 3 ppm.

Fale com a  hth ®

Além de pioneira, a hth ® é líder absoluta, no Brasil e no Mundo, em produtos para tratamento de água de piscina. Com produtos inovadores, oferece as melhores soluções para os consumidores.

Saiba mais em www.hth.com.br