logo hth produtos para piscina

Como evitar cheiro forte na piscina | HTH Limpeza de Piscina

Piscina com cheiro de Cloro está com muito cloro?

O cheiro de água de piscina pode ser sentido de longe em alguns casos, ainda mais em dias de calor, quando a água evapora mais rápido. Mas o forte odor de piscina que muitos pensam ser excesso de cloro na água, de fato, significa que há falta de cloro!

Isso mesmo! A cloração deficiente da água pode causar mau cheiro e indicar que é necessário ter mais cuidado com a manutenção da piscina. Afinal, uma piscina com tratamento em dia não apresenta odores e a cristalinidade pode ser apreciada por todos. 

Neste post da hth®, vamos abordar mais profundamente o assunto e te ensinar como remover o cheiro de piscina com os produtos químicos e com os procedimentos corretos. Confira! 

O que pode causar cheiro na piscina?

Muita gente já deve ter reparado nas placas de aviso em piscinas públicas sobre a necessidade de ducha antes do acesso à água. Esses avisos servem para alertar sobre um cuidado importante com a água e que vai garantir uma piscina mais limpa e segura a todos.

Assim, ao tomar uma ducha, os banhistas estão removendo da pele, dos cabelos e dos trajes de banho o suor, produtos como protetores e bronzeadores, maquiagem, gordura e outros resíduos que possam contaminar a água. 

Vale lembrar, de certo, que qualquer matéria presente na pele ou no traje de banho vai entrar em contato com a piscina logo no primeiro mergulho.

Mas caso exista o contato dessas substâncias com a água pouca clorada, o resultado é o odor forte que já conhecemos. Em verdade, esse odor é causado pelas cloraminas.

O que são cloraminas?

As cloraminas são compostos químicos que ocorrem quando o pouco cloro se combina com substâncias orgânicas como suor, óleos, células da pele e urina na piscina. 

Todas esses fluidos contêm nitrogênio, um gás que interage com o cloro causando o mau cheiro. Quando o cloro é adicionado à água da piscina, dois produtos químicos ativos são liberados que matam as bactérias – o ácido hipocloroso e o íon hipoclorito.

Então, esses produtos químicos, uma vez combinados, são conhecidos como cloro livre”. Assim, o cloro livre está disponível para reagir com contaminantes e higienizar ativamente a água. 

Quando o cloro livre está dentro dos níveis recomendados, isso significa que o cloro adicionado na água é capaz de purificar a piscina com eficácia. No entanto, o problema surge quando existem muitos contaminantes na água e o cloro livre está abaixo da faixa ideal. 

Os germes que não são eliminados pelo cloro juntam-se às cloraminas e, unidos, ocasionam o odor característico de uma piscina suja. O curioso é que, em união, essas substâncias também são responsáveis por deixar nossos olhos vermelhos após o mergulho.

Quais problemas a cloramina causa?

Além do forte odor – que é o menor dos problemas – a presença de cloramina na água pode provocar doenças e irritações na pele. Além disso, a substância é um perigo para quem sofre de asma, por exemplo. Isso porque a substância age “fechando” as vias respiratórias, causando a falta de ar intensa. 

Portanto, é muito importante manter certos cuidados a fim de evitar o odor desagradável na água da piscina. A primeira medida, claro, é realizar a ducha antes de entrar na piscina, ajudando a remover o suor e demais fluidos e resíduos que já citamos antes. 

Além disso, lembre-se de manter a piscina sempre clorada, sendo que o ideal é o  cloro  permanecer sempre em 3 ppm.

Como tratar a piscina adequadamente

A primeira providência que você deve tomar ao iniciar o tratamento de piscina é avaliar os parâmetros de pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico. Estes parâmetros, quando em desequilíbrio, podem promover a ineficácia de ação do cloro, corrosão em equipamentos de piscina e muito mais. 

Portanto, use a hth® Fita Teste na hora de avaliar os parâmetros, mergulhando uma fita na água. Aguarde alguns segundos, retire a fita sem remover o excesso de água e espero por mais 15 segundos para a leitura do resultado junto ao gabarito do tubinho. 

Assim, após esse procedimento, a fita indicará quais parâmetros precisarão de ajuste conforme a coloração indicada.

Em seguida, sempre em dias alternados, aplique o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™ com a filtração em funcionamento e na dosagem recomendada, de acordo com a sua piscina. 

O ideal é aplicar aproximadamente 4,4g hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance para cada 1.000 litros (1m³) de água.

No caso das piscinas de azulejo, espalhe o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance diretamente na água da piscina, sempre ao longo das laterais. E evite despejar o cloro a média distância; prefira sempre aplicar o produto próximo à água, ajudando a não desperdiçá-lo.

Outra dica é nunca aplicar o produto na parte rasa, a chamada “prainha”. Já no tratamento das piscinas de fibra e de vinil, use um balde com um pouco de água da piscina, onde você vai aplicar o cloro nele.

Lembre-se que, para cada 1 litro de água, adicione 10g de cloro para diluição. Faça novamente o teste do cloro livre com a hth® Fita Teste antes de entrar na água. 

Se o resultado do cloro livre for abaixo de 1 ppm, a dica é aumentar a dosagem de cloro, aguardando por duas horas para fazer nova avaliação da água. 

Contudo, se o cloro livre estiver acima de 3 ppm, não adicione mais produto, Apenas deixe a água em processo de filtragem e meça novamente após 6 horas ou no dia seguinte. 

Esse procedimento pode ser repetido assim que o cloro atingir sua faixa segura!

Fale com a hth®

Além de pioneira, a hth® é líder absoluta, no Brasil e no Mundo, em produtos para tratamento de água de piscina. Com produtos inovadores, oferece as melhores soluções para os consumidores.