Instalar um aquecedor de piscina pode trazer inúmeras vantagens, como por exemplo o uso durante o inverno, garantindo que ela será usada mais vezes durante todo o ano. Porém, alguns cuidados deverão ser tomados para limpar a piscina de forma correta.
Aprenda como cuidar e limpar a piscina aquecida adequadamente!
Apesar das vantagens, uma piscina aquecida necessita de mais cuidados com a qualidade da água do que uma piscina sem aquecedor.
Em uma piscina aquecida, a evaporação de água é muito mais rápida que uma piscina comum. As altas temperaturas facilitam a evaporação da água, sendo necessário repor mais frequentemente.
A piscina com água aquecida faz com que os níveis de pH aumentem. O controle de pH deve ser feito frequentemente, de 1 a 2 vezes por semana para garantir que a piscina esteja pronta para uso. Recomendamos o uso da hth® Fita teste para avaliar as condições da água da piscina. Com ela, é possível avaliar se o pH precisa de ajustes de forma rápida e prática.
Uma piscina sem aquecedor, em épocas de sol intenso, precisa de maiores cuidados com a aplicação de cloro. Isso acontece porque o sol faz com que o cloro para piscina evapore mais rápido, deixando a piscina desprotegida.
O mesmo acontece nas piscinas aquecidas, onde a temperatura passa dos 35 graus, e decompõe o cloro quando ele passa pelo aquecedor. A aplicação de cloro deve ser feita, sempre observando os níveis apresentados na avaliação com a hth fita teste.
Até conseguir ajustar os parâmetros de cloro, a água deverá ser avaliada periodicamente. Após atingir os níveis adequados, procure manter a água com níveis de cloro entre 1 a 3 ppm.
Os ajustes na água indicados pela Fita Teste previnem doenças, irritação nos olhos, cabelos e pele ressecados, além de uma água sanitizada e cristalina. A fita indicadora também indica a presença de ácido cianúrico na água da piscina. O Ácido Cianúrico é o resíduo que permanece na piscina após o uso de cloro estabilizado. O excesso desse componente químico na água da piscina pode provocar malefícios a saúde e prejudicar a eficiência de sanitização do cloro.
Bactérias e micro-organismos aquáticos adoram temperaturas quentes. Para limpar uma piscina aquecida, é necessário manter os parâmetros da água sempre ajustados: pH, alcalinidade, cloro e ácido cianúrico.
As algas são pequenas plantas que se proliferam rapidamente na água da piscina, principalmente em águas mornas ou quentes. Muitas vezes o surgimento dela se dá pela falta de tratamento adequado.
Não só em piscinas aquecidas, mas também em piscinas comuns, a recomendação é que os banhistas tomem uma ducha antes de entrar na piscina. A ducha elimina diversas substâncias do corpo que podem prejudicar a água da piscina. Entre elas:
Ao tomar uma ducha antes de entrar o banhista evita também que a água da piscina fique oleosa nas bordas, ou que outras substâncias alterem a qualidade da água da piscina.
A hth® possui diversos produtos desenvolvidos para avaliar, proteger e limpar a piscina. Independente da necessidade, temos o produto certo para você. Visite nosso site e confira nossos produtos para piscina!