Conheça os principais tipos de piscinas hth

Pensando em construir uma piscina? Conheça os principais tipos

Ter uma piscina em casa é sinônimo de diversão com muito conforto e privacidade. Em muitos casos, a piscina doméstica é o principal ponto de encontro para famílias e amigos, que adoram este ambiente onde é possível praticar esportes ou relaxar.

Se você pensa em ter uma piscina em casa, é bom conhecer os principais tipos de piscinas oferecidos no mercado. Assim, é possível escolher o modelo ideal de piscina para sua casa, adaptando materiais, formatos e tamanhos conforme sua necessidade ou de acordo com o espaço disponível para a construção ou instalação de uma. 

A hth® é uma empresa especializada em produtos para tratamentos de piscinas, e vai apresentar para você, os principais tipos de piscina e como fazer o tratamento da água.

Piscina de concreto

A piscina de concreto, também conhecida como piscina de alvenaria, é reconhecida no mercado por sua durabilidade. 

Além da durabilidade, a vantagem desse tipo de piscina é que ela pode ser construída de forma personalizada. Ou seja, você pode definir formato, largura, profundidade e altura. 

Também é possível escolher acabamentos – revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras – e até construir uma piscina com borda infinita, a tendência do momento. 

O único inconveniente é o custo de execução, considerado o mais oneroso.

Piscina de vinil

As piscinas de vinil se assemelham às piscinas de concreto.  A diferença é que nas piscinas vinílicas o azulejo – ou pedra – é substituído por uma espécie de manta para dar o acabamento. 

Assim como acontece com as piscinas de alvenaria, as de vinil podem ser construídas de forma personalizada, seguindo o gosto do proprietário. Além disso, sua construção também é rápida, uma vez que a colocação da manta vinílica é ágil. Veja outras vantagens:

  • Piscinas mais baratas;
  • Piscinas fáceis de limpar;
  • São construções mais econômicas.

O ponto fraco do vinil é que ele dura, em média, 10 anos, requerendo a troca depois desse período. 

Piscina de fibra

Escolher uma piscina de fibra pode ser algo realmente vantajoso se você busca durabilidade e menor tempo de instalação. Pode-se dizer que as piscinas de fibra são as mais resistentes do mercado, além de não causarem tantos problemas com infiltração. 

Entretanto, assim como outros estilos de piscinas, a de fibra também tem desvantagens. Logo, a principal delas é que os projetos com piscina de fibra são pouco personalizáveis, afinal os modelos são pré-fabricados e já chegam prontos à casa do cliente. 

Por isso, não há muitas opções de formatos oferecidos pelas empresas especializadas na fabricação dessas piscinas. 

Piscina de vidro

Uma piscina de vidro transmite a sensação de leveza, além de ser símbolo de beleza e muito luxo. Para construir uma piscina de vidro em casa são necessários alguns cuidados, especialmente com a segurança dos banhistas. 

Além do próprio vidro temperado, são utilizadas chapas de vidro laminado e EVA, um material plástico flexível aderente ao vidro.

Piscina de contêiner

As piscinas construídas com contêineres marítimos estão em alta no momento. Feitos de aço, os contêineres são materiais resistentes, duráveis e podem receber pintura anticorrosiva. Para assentar o contêiner, o piso precisa estar bem nivelado.

Piscinas de plástico

As piscinas de plásticos são as mais baratas do mercado e normalmente são mais reduzidas em tamanho. Para uma família pequena, elas são perfeitas e ajudam a refrescar nos dias mais quentes do ano. Além disso, podem ser transportadas para outros espaços, mas sua durabilidade também é menor. 

Como escolher o tipo de piscina ideal?

Com tantas opções, fica a dúvida: como escolher o estilo de piscina ideal para minha casa? O melhor a fazer é avaliar alguns aspectos, incluindo:

  • O tipo de terreno disponível para a construção;
  • O tamanho do imóvel;
  • O orçamento relativo à cada tipo de instalação. 

Depois de avaliar essas variáveis ficará mais fácil você optar por algum modelo de piscina. 

Como tratar a água da piscina?

Depois de ter sua piscina em casa, será necessário saber como cuidar corretamente da água, de forma que a diversão ocorra sem riscos. É importante, de fato, que a piscina esteja sempre limpa, sanitizada, com parâmetros ajustados e com a água cristalina. 

Para piscinas pouco usadas, especialmente no inverno, o recomendado é usar uma lona para cobrir a água, evitando que ela receba sujeiras, poeira, folhagens e insetos. 

Sabendo que avaliar os parâmetros da água é o primeiro passo dos cuidados com a piscina, nossa dica é utilizar a hth® Fita Teste. Já a purificação da água pode ser feita com quatro produtos: 

Após sanitizar a água, vem a etapa de proteção, o que pode ser feito com produtos para tratar piscina, a exemplo do hth® Clarifica Maxfloc, do hth® Previne Água Verde e do hth® Limpa Bordas
Para entender todo o passo a passo de cuidados com a piscina, acesse os vídeos que disponibilizamos em nosso site!