Você já sabe que a hth® é especialista em tratamento para piscina, certo? Por isso conhecemos bem os modelos existentes no mercado.
Está pensando em ter uma piscina em casa? Então é interessante não apenas conhecer as formas de tratamento para piscina, como também conferir os principais tipos de piscinas que você pode ter.
Afinal, eles apresentam grande variação nos materiais de fabricação – uns mais resistentes que outros.
Assim, é possível escolher o modelo ideal de piscina para sua casa, adaptando materiais, formatos e tamanhos conforme sua necessidade. Ou, ainda, de acordo com o espaço disponível para a construção ou instalação de uma.
Portanto, fique por dentro desse assunto e continue lendo este artigo da hth® é uma empresa especializada em produtos de tratamento para piscina. Além disso, vamos abordar também como fazer o tratamento da água.
A piscina de concreto, também conhecida como piscina de alvenaria, é reconhecida no mercado por sua durabilidade e resistência ao tempo.
Além da durabilidade, a vantagem desse tipo de piscina é que ela pode ser construída de forma personalizada. Ou seja, você pode definir formato, largura, profundidade e altura.
Também é possível escolher acabamentos – revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras – e até construir uma piscina com borda infinita, a tendência do momento.
O único inconveniente é o custo de execução, considerado o mais caro entre os demais tipos de piscinas. Isso porque é preciso fazer uma obra dentro de casa, o que exige planejamento e maior tempo de execução.
Uma desvantagem para este modelo de piscina é a formação de algas no rejunte.
As piscinas de vinil se assemelham às piscinas de concreto. A diferença é que nas piscinas vinílicas o azulejo – ou pedra – é substituído por uma espécie de manta (plástico reforçado) para dar o acabamento.
Assim como acontece com as piscinas de alvenaria, as de vinil podem ser construídas de forma personalizada, seguindo o gosto do proprietário. Além disso, sua construção também é rápida, uma vez que a colocação da manta vinílica é ágil.
Veja outras vantagens:
O ponto fraco do vinil é que ele dura, em média, 10 anos, requerendo a troca depois desse período. Também durante o uso da piscina um acidente pode perfurar o vinil causando vazamento.
Escolher uma piscina de fibra pode ser algo realmente vantajoso se você busca durabilidade e menor tempo de instalação. Pode-se dizer que as piscinas de fibra são as mais resistentes do mercado, além de não causarem tantos problemas com infiltração.
Entretanto, assim como outros estilos de piscinas, a de fibra também tem desvantagens. Logo, a principal delas é que os projetos com piscina de fibra são pouco personalizáveis, afinal os modelos são pré-fabricados e já chegam prontos à casa do cliente.
Por isso, não há muitas opções de formatos oferecidos pelas empresas especializadas na fabricação dessas piscinas.
Além disso, a piscina de fibra não pode ser tratada com qualquer tipo de produto, pois isso pode ser abrasivo para o material. O indicado é que o tratamento para piscina de fibra seja realizado apenas com produtos químicos indicados pelo fabricante da piscina.
A desvantagem é que com o passar do tempo a piscina vai perdendo a cor azul original e vai ficando esbranquiçada .
Uma piscina de vidro transmite a sensação de leveza, além de ser símbolo de beleza e muito luxo. Para construir uma piscina de vidro em casa são necessários alguns cuidados, especialmente com a segurança dos banhistas.
Além do próprio vidro temperado, são utilizadas chapas de vidro laminado e EVA, um material plástico flexível aderente ao vidro.
As piscinas construídas com contêineres marítimos estão em alta no momento. Feitos de aço, os contêineres são materiais resistentes, duráveis e podem receber pintura anticorrosiva. Para assentar o contêiner, o piso precisa estar bem nivelado.
As piscinas de plásticos são as mais baratas do mercado e normalmente são mais reduzidas em tamanho. Para uma família pequena, elas são perfeitas e ajudam a refrescar nos dias mais quentes do ano.
Além disso, podem ser transportadas para outros espaços, mas sua durabilidade também é menor.
Com tantas opções, fica a dúvida: como escolher o estilo de piscina ideal para minha casa? O melhor a fazer é avaliar alguns aspectos, incluindo:
Depois de avaliar essas variáveis ficará mais fácil você optar por algum modelo de piscina.
Ao decidir ter uma piscina em casa, tenha em mente que os gastos vão além da construção do espaço de lazer. Depois de pronta, a piscina requer cuidados.
Atualmente, é possível encontrar piscinas de diferentes materiais e preços, mas o valor total a ser pago pela instalação da piscina depende de fatores como: material da piscina, tamanho e forma de instalação.
Você precisará também investir na compra de produtos de tratamento de piscina e na manutenção dela, que pode ser feita por um piscineiro profissional.
Pense também em quanto irá gastar na compra de materiais destinados à limpeza da piscina. Você precisará, então, de materiais como peneira, cabo telescópico, mangueira e aspirador, entre outros materiais.
A vantagem é que esses acessórios e ferramentas têm alta durabilidade e podem ser aproveitados por um bom tempo sem necessidade de reposição.
Além disso, a piscina necessita de filtro, de bomba e outros equipamentos que mantém o espaço sempre em boas condições de uso.
Do mesmo modo, inclua no seu orçamento a compra dos produtos químicos de tratamento para piscina. O custo mensal do investimento irá variar de acordo com o tamanho de sua piscina.
Depois de ter sua piscina em casa, será necessário saber como cuidar corretamente da água, de forma que a diversão ocorra sem riscos. É importante, de fato, que a piscina esteja sempre limpa, sanitizada, com parâmetros ajustados e com a água cristalina.
Para piscinas pouco usadas, especialmente no inverno, o recomendado é usar uma lona para cobrir a água, evitando que ela receba sujeiras, poeira, folhagens e insetos.
Sabendo que avaliar os parâmetros da água é o primeiro passo dos cuidados com a piscina, nossa dica é utilizar a hth® Fita Teste, que permite avaliar todos os parâmetros de uma única vez. Basta colocar a hth® Fita Teste na água da piscina, retirar em seguida, aguardar alguns segundos e pronto, você terá o resultado.
Conforme a necessidade, ajuste os parâmetros com os produtos elevadores de pH e alcalinidade da hth® ou com os redutores de alcalinidade e pH que oferecemos!
A purificação da água pode ser feita com quatro produtos:
Aplique as dosagens recomendadas em cada um dos produtos.
Após sanitizar a água, vem a etapa de proteção, o que pode ser feito com produtos para tratar piscina, a exemplo do hth® Clarifica Maxfloc, do hth® Previne Água Verde e hth® Limpa Bordas.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a escolher a piscina ideal para o seu lar. No site da hth® você ainda pode conferir nos vídeos disponibilizamos como tratar a piscina com o passo-a-passo correto!