logo hth produtos para piscina

passo a passo para cuidar da piscina no inverno

Passo a passo para cuidar da sua piscina no inverno

Pensou que porque estamos no inverno você estaria livre de tratar sua piscina nos dias mais frios do ano? Assim como acontece no resto do ano, sua piscina precisa de tratamento com hth® Cloro para purificar a água.

Com o cloro para piscina, os microrganismos patogênicos são eliminados com 99% de eficácia. Assim, evita-se que a água seja contaminada e passe a disseminar doenças aos banhistas.  

Mas além do cloro, outros produtos para limpar a piscina são utilizados com o objetivo de manter todo o espaço de lazer tratado e pronto para uso. Afinal, as bordas, piso e azulejo da piscina também exigem a limpeza adequada para remoção de algas e sujeiras. 

Contudo, se você ainda não sabe como tratar a água da piscina e quais etapas seguir, continue lendo este artigo da hth® e veja como cuidar da sua piscina no inverno com muita eficiência! 

Primeira dica de cuidado com a piscina no inverno: use lona de cobertura

O primeiro passo para manter a piscina sempre limpa, com água saudável e em boas condições certamente é deixá-la coberta com lona. 

Considerando que no inverno esse espaço de lazer é menor usado, a ação mais indicada é usar a lona para cobrir toda a piscina. Assim, a água fica protegida do contato com o ambiente externo, evitando que folhas, galhos e insetos caiam no líquido.

Como esse período é marcado por ventos e chuvas, é quase que certo que esses tipos de materiais orgânicos sejam levados para a piscina. 

Portanto, providencie uma lona resistente para proteger sua piscina. 

Cuidado com a frequência de limpeza com cloro granulado 

A piscina é um complexo de lazer que demanda cuidados frequentes, o que impede a formação de algas e a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, mesmo que esteja sem uso por conta do inverno, lembre-se de limpar a piscina uma vez por semana. 

Limpeza física

Primeiramente, retire a lona que cobre a piscina, deixando a água e os azulejos expostos para posterior limpeza física. Então, com um cabo telescópico e uma peneira, retire as sujeiras que porventura tenham caído na água.

A peneira ajuda a retirar folhas, insetos e outras pequenas sujeiras da superfície da água. Já a sujeira na parte da piscina pode ser removida com uma vassoura. 

Mas tenha cuidado para que nenhum material orgânico seja levado para a água novamente. Além disso, com uma escova e com o hth® Limpa Bordas, esfregue as bordas da piscina, de modo a limpar qualquer sujeira que esteja depositada ali.

Limpe também o piso e os azulejos da piscina, eliminando as sujeiras  mais visíveis.

Tratamento químico com cloro para piscina e outros produtos para limpar piscina

Depois da limpeza física, o próximo passo é a limpeza química da água, que começa com a avaliação dos parâmetros. Tanto pH quanto alcalinidade, ácido cianúrico e cloro livre devem estar equilibrados, garantindo a eficácia da ação do cloro granulado. 

Para começar essa avaliação, separe uma hth® Fita Teste. A hth® Fita Teste deve ser mergulhada na água da piscina, servindo para avaliar em poucos segundos cada um dos parâmetros da água de forma simultânea.

Assim que a fita hth® Fita Teste apresentar os resultados, você poderá compará-los aos resultados do rótulo. Então, caso seja necessário, aplique um ou mais desses produtos para ajustar os parâmetros:

Aspiração da piscina

Caso o fundo da piscina esteja com sujeira acumulada, será essencial fazer a aspiração dessa sujeira. Um produto da hth®, o hth® Reduz Aspiração, pode ajudar bastante nesse processo, tornando o trabalho mais rápido e fácil de ser executado. 

Mas, antes de aplicar o produto na água, avalie os parâmetros com a hth® Fita Teste

Em seguida, acione o filtro na função de retrolavagem do filtro; desligue a filtração na sequência e depois e feche os registros. 

A dosagem correta do hth® Reduz Aspiração é de 6 ml por 1.000 litros de água, que devem ser aplicados no pré-filtro ou skimmer, diretamente. Por fim, acione novamente a  filtração por 6 horas.

Aplicação do cloro para limpar piscina

A aplicação do cloro é uma das últimas coisas que você vai fazer na manutenção da piscina durante o inverno. Depois do ajuste de pH e alcalinidade, aplique o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™ ou hth® Cloro Concentrado Tradicional nas dosagens recomendadas nos rótulos dos produtos.

Ambos são muito eficientes na eliminação de germes e bactérias causadores de doenças de pele, intestinais e de olhos. O cloro precisa ser aplicado pelo menos uma vez por semana para ter sua ação sanitizante garantida. 

Após aplicar o cloro, mantenha a piscina coberta com a lona. 

Dica extra: manutenção dos equipamentos

Aproveitando a manutenção completa da piscina, avalie as condições de limpeza dos equipamentos, como filtro, motor e bomba. Já que não estarão sendo usados, faça a limpeza e a manutenção exigidas. 

Além disso, lembre- se de desligar bombas, temporizadores e outros equipamentos, como o sistema de aquecimento, pois não precisam ser usados no inverno também. 

Do mesmo jeito, mantenha a piscina com nível reduzido de água – pelo menos 50cm abaixo do skimmer. E não faça o esvaziamento por completo, pois a água deixa o revestimento da piscina hidratado, evitando o surgimento de rachaduras. 

Viu só como não é tão complicado assim cuidar da piscina durante o inverno? Com os devidos cuidados, sua piscina sempre com água cristalina e purificada. E todo o recinto estará limpo para receber os banhistas assim que o tempo esquentar.

Enquanto isso, trate sua piscina com os produtos hth®, desenvolvidos com a mais moderna tecnologia, assegurando produtos eficientes na limpeza da piscina

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!