logo hth produtos para piscina

Novembro prepare sua piscina para os feriados do mês

Novembro: prepare sua piscina para os feriados do mês!

Você sabe como fazer o tratamento de piscina para os próximos meses? Novembro e dezembro são épocas em que o calor costuma aparecer bem forte, afinal, o verão já começa a despontar nesse período. Além disso, são muitos feriados até o final do ano, sendo um ótimo momento para aproveitar sua piscina para o lazer e o esporte.

Então, mais do que nunca, é hora de descobrir como tratar a piscina com produtos químicos recomendados e com todos os cuidados que a sua piscina merece! Por isso, acompanhe todas as dicas da HTH™ neste artigo do nosso blog!

Por que dar atenção ao tratamento de piscina?

Com toda a certeza, as piscinas dão uma toque de luxo a uma casa, mas exigem mais manutenção do que a maioria dos proprietários de piscinas imagina. A má qualidade da água em uma piscina é capaz de criar riscos à saúde dos banhistas, bem como causar danos estruturais à piscina, seus componentes e acessórios. 

Quanto mais suja uma piscina se apresenta, maiores os riscos de proliferação de germes, algas e bactérias que causam inúmeros problemas de saúde. Além disso, se você não realiza a limpeza do espaço de lazer, certamente não poderá desfrutar dele com familiares e parentes para aquele bom churrasco de feriado, não é?

Então, arregace as mangas e aplique todo o passo a passo de cuidados com a sua piscina, a começar pela limpeza física do recinto. 

Etapa 1: Remova todas as folhas e detritos

Comece removendo a cobertura da piscina, se tiver uma. Você provavelmente encontrará folhas e outros detritos acumulados durante o inverno. Desse modo, utilize uma peneira com cabo telescópico para recolher toda a sujeira antes de aspirar. Além disso, não se esqueça de limpar também o skimmer e os cestos da bomba.

Então, é hora de escovar o revestimento nas paredes e no chão, seguindo com a aspiração. Para reduzir a necessidade de aspiração, você pode utilizar o HTH™ Reduz Aspiração. Isso ajudará sua piscina a ter uma aparência melhor e a prepará-la para o tratamento químico adequado.

Etapa 2: Equilibrar os parâmetros químicos da água

Se você deixar sua piscina sem tratamento durante os meses mais frios, a água da piscina pode acabar criando bactérias, vírus, algas e outras substâncias nocivas que podem se desenvolver na água.

Os 3 principais fatores necessários para equilibrar a água da piscina:

  • Nível de pH: que normalmente flutua entre 7,0 a 7,4
  • Alcalinidade Total: de 80 a 120 ppm (partes por milhão). Vale lembrar que a alcalinidade é um tampão de pH — os níveis de pH serão consistentes se o nível de alcalinidade estiver correto. 
  • Cloro Livre: entre 1 a 3 ppm, garantindo a pureza da água ao eliminar os agentes patogênicos.

Se você quer aproveitar muito a sua piscina nos feriado, faça avaliações semanais dos parâmetros do espaço de lazer com a HTH™ Fita Teste. Não importa quão bom seja seu sistema de filtragem, pois, caso o equilíbrio da água não esteja correto, conforme a temperatura da água aumenta, sua piscina provavelmente ficará verde. 

Agora que a primavera chegou, se a água tiver esporos de algas, isso será um gatilho para a proliferação das algas assim que a temperatura aumentar. Então, atenção a isso!

Cuidado com as algas!

Algumas pessoas ainda desligam os equipamentos da piscina durante o inverno pensando que isso vai economizar energia e dinheiro. Mas o que realmente acaba acontecendo é uma grande infestação de algas que não está apenas na água, mas também crescendo no próprio revestimento da piscina. 

Piscinas acima do solo e de fibra de vidro são um pouco diferentes, mas ainda assim leva muito tempo e muitos produtos químicos para que voltem a um estado saudável.

Por isso, mesmo sem o uso da piscina nos dias comuns ou nos feriados, lembre-se de colocar a bomba e o filtro para trabalharem. 

Etapa 4: Aumente os tempos de filtragem

E por falar em filtro, o clima mais quente significa que a bomba ficará funcionando por mais tempo, para que todo o volume de água da piscina possa circular pelo menos uma vez por dia.

O tempo de funcionamento adequado da bomba da piscina vai variar de acordo com o tamanho da sua piscina e se ela é aquecida ou não. Como regra geral, geralmente é de 6 horas.

Aplicação do cloro no tratamento de piscina

O cloro é um dos produtos químicos mais utilizados no tratamento de piscinas, devido à sua eficácia na desinfecção da água, eliminando bactérias, vírus e outros microrganismos que podem causar doenças. No entanto, é fundamental utilizar o cloro da maneira correta para garantir a segurança e o bem-estar dos usuários da piscina.

Por que usar cloro na piscina?

Para desinfecção: O cloro elimina microrganismos patogênicos, prevenindo doenças.

Tipos de cloro para aplicar

A HTH™ oferece alguns tipos de cloros, entre eles: 

HTH™ Cloro Concentrado Tradicional

Ideal para piscinas com grande fluxo de pessoas, o HTH™ Cloro Concentrado tradicional possui 65% de cloro ativo e atua na eliminação de bactérias da água da piscina de forma efetiva, pois seus ativos estão 100% disponíveis para agir na purificação da água. 

HTH™ Cloro Multiação 10 em 1

O HTH™ Cloro Multiação 10 em 1 é multiação, dá brilho à água, elimina bactérias e fungos e intensifica sua cristalinidade. Além disso, previne água verde e clarifica a água através da eliminação de micropartículas na filtração.

HTH™ Dicloro Estabilizado

Perfeito para todos os tipos de piscina, o HTH™ Dicloro Estabilizado possui rápida dissolução, bactericida, algicida, clarificante, estabilizador de cloro e pH e oxidante de matéria orgânica. 

HTH™ Cloro Flutuador

Ideal para piscinas de temporada em casas de veraneio, o cloro flutuador libera imediata e continuamente os ativos em apenas um clique do seu dosador, assegurando a água livre de bactérias por até 30 dias.
Por fim, você pode proteger e eliminar algas da sua piscina com produtos como o HTH™ Algicida de Manutenção e o HTH™ Algicida Choque. A HTH™ está sempre inovando os produtos para melhor atender às suas necessidades de limpeza e manutenção de piscina!