logo hth produtos para piscina

Metais na piscina

Metais na piscina: existe algum teste que aponte isso?

Ter uma piscina em casa significa poder aproveitar um espaço de lazer refrescante para a família. Mas também significa assumir o compromisso permanente com o tratamento de piscina. Afinal, o tanque e a água dependem da limpeza de piscina para proporcionarem segurança e diversão aos banhistas.

Por isso é sempre importante ter por perto alguns produtos para limpar piscina e manter os olhos abertos quanto à presença de sujeiras e até de metais na água. Aliás, a presença de metais na água da piscina é causa de alteração da cor e exige cuidados ainda mais criteriosos. 

Mas você sabe detectar quando existem metais na sua piscina e quais tipos de metais podem estar alterando a cor da água? Tire todas as suas dúvidas neste post da hth®!

hth banner para baixar produtos

Como os metais afetam a água da minha piscina?

Pode ser difícil imaginar, mas a sua piscina está carregada de metais! Partículas microscópicas de vários metais estão suspensas na água, sendo importante mantê-las em concentrações adequadas.

Uma das razões do controle da quantidade de metais é que, quando a concentração está alta, eles interferem no funcionamento do sistema de filtração. Além disso, altas concentrações de metais como cobre ou ferro causam estragos em sua piscina. 

Entre os problemas mais comuns certamente está a mudança na coloração. O nível de pH ou cloro livre pode oxidar os metais, gerando a turbidez da água. Do mesmo modo, é comum surgirem manchas difíceis de remover nas superfícies ou nos equipamentos.

De onde surgem os metais na água da piscina?

Os metais podem vir de várias fontes diferentes, por exemplo:

  • Qualquer material orgânico que entre na piscina, sobretudo as folhas, pólen, insetos, animais;
  • A fonte de água usada ao encher ou reabastecer sua piscina;
  • Excesso de produtos químicos adicionados à piscina.

Muitas pessoas notam o surgimento de manchas e turbidez em suas piscinas e confundem isso com a proliferação das algas. Então, adicionam ainda mais algicida de choque em um esforço para eliminar o material orgânico. 

Contudo, essa ação pode agravar ainda mais o problema, pois introduz compostos que interagem com os metais.

Caos metálico

É bom destacar que a presença de metais na água da sua piscina é algo inevitável e, em pequenas quantidades, não é problema. Contanto que o teor de metal esteja abaixo de 0,2 ppm (partes por milhão), sua piscina estará em boas condições de uso. 

Os problemas surgem quando esse número começa a aumentar. O sinal mais comum do aumento da concentração de metais na piscina são as manchas na superfície. O cobre e o ferro, em particular, promovem a descoloração e as manchas que comprometem, inclusive, as ferragens.

Excesso de ferro na piscina

As manchas de ferro geralmente assumem uma tonalidade marrom escura ou vermelha, semelhante à ferrugem. Além disso, geralmente aparecem pelo uso de água de poço para abastecer a piscina.

Excesso de cloro

As manchas de cobre podem ser mais difíceis de notar devido à sua aparência azul esverdeada, que se mistura com a cor da água ou do revestimento da piscina. Mas um sinal revelador do alto teor de cobre em sua piscina é a coloração esverdeada nos cabelos mais claros. 

É comum que o cloro seja apontado como culpado pelos cabelos verdes dos nadadores, mas o desinfetante é inocente nessa situação.

Sinal da presença de outros metais em excesso

  • Alumínio: causa a erosão ou corrosão de acessórios, porcas e parafusos, peças de acabamento ou produtos ferroviários. Do mesmo modo, altera a cor da água da piscina para branco ou amarelado.
  • Níquel: promove a erosão e a corrosão dos coletores do aquecedor, peças revestidas ou porcas e parafusos. Surgem manchas na água nas cores verde, preto, marrom.

Como testar metais em sua piscina

O nível ideal para metais de piscina é 0 ppm, mas qualquer valor abaixo de 0,2 ppm é aceitável. Conforme mencionado antes, quanto mais alto o nível, pior será o estado da sua piscina. Se você tratou recentemente a sua piscina com um algicida à base de cobre, a quantidade de metal provavelmente será mais elevada do que o normal, mesmo na faixa de 0,5 ppm. 

Desse modo, monitore e equilibre o nível de metal assim que o tratamento contra algas, usando um algicida de choque, for concluído.

Etapas de remoção de manchas de metal

Com a ajuda da hth® Fita Teste, avalie os parâmetros da água da piscina. De acordo com os resultados mostrados na fita, ajuste o nível de pH para 7,0–7,4 e o ​​nível de alcalinidade total para 80–120 ppm. Para isso, existem produtos como os redutores e elevadores de pH e de alcalinidade da hth®.

Vale lembrar que a Fita Teste permite avaliar todos os parâmetros de uma só vez, mostrando os resultados em apenas alguns segundos. Continue com a limpeza de piscina esfregando bem as bordas – pode contar com a ajuda do hth® Limpa Bordas. Com ele, limpe também os equipamentos da piscina. 

Se você abastece sua piscina com água de poço, as manchas podem surgir e devem ser eliminadas. Para isso, utilize o hth® Solução Água de Poço e siga as indicações abaixo: 

1. Eliminar pequenas manchas e incrustações: 

Desligue a filtração e, com ajuda de um cano de PVC, dose o produto de forma localizada. Certifique-se de deixar uma extremidade do cano sobre a mancha e a outra para fora da água. 

Em seguida, aplique 100ml do hth® Solução Água de Poço e agite lentamente o cano até que o produto encubra a mancha. Na sequência, remova o cano e aguarde 5 minutos, esfregando a mancha com o escovão.

2. Eliminar grandes manchas e incrustações:

Ligue a filtração e aplique diretamente na piscina 50ml do hth® Solução Água de Poço por 1.000 litros de água. Depois, escove diariamente a área manchada.

Para finalizar o tratamento de piscina, com a filtração ligada, aplique o cloro hth® da sua escolha – hth® Cloro Concentrado Tradicional, hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance™ ou o hth® Cloro Ação Continua Flutuador.

Gostou das dicas da hth®? Compartilhe com seus amigos e siga nossas redes sociais!