Para poder desfrutar de uma piscina em casa com muita segurança, tenha em mente que deve aplicar cuidados para manter a água saudável. Esses cuidados, então, abrangem desde a aplicação do cloro para piscina até a escolha de uma lona para proteção.
Assim, uma vez que você compreende essa rotina, toda a manutenção se torna muito mais fácil e prazerosa. Enquanto alguns produtos ajustam o pH e alcalinidade, o cloro granulado purifica a água, eliminando microrganismos.
Além disso, a lona de piscina protege a água do contato com o vento, a chuva e insetos, principalmente se o local não for muito utilizado. Mas muitos ainda se questionam da validez em colocar uma cobertura ao longo dos meses de frio apenas.
Então, no post de hoje, vamos te mostrar os benefícios e as opções de lona!
Na hora de escolher qual a melhor capa para a sua piscina, procure identificar quais são os fatores mais importantes para escolher o tipo de cobertura.
Você deseja manter a sujeira longe da água? Ou apenas procura evitar acidentes com crianças e animais? Quer que sua piscina fique protegida e aquecida?
Portanto, após decidir sobre seu principal objetivo, é o momento de analisar qual tipo de lona atende à necessidade da sua casa.
Conheça três opções que separamos para você:
Ela é a preferida para quem busca manter a piscina limpa por mais tempo e visa também à economia de água.
Ao usar esse tipo de cobertura de piscina, a água tende a evaporar em menor quantidade, pois não recebe a incidência dos raios solares. Com isso você não precisa repor a água de tempos em tempos.
A lona comum é presa com cordas e ganchos de amarração, e a qualidade pode variar: existem modelos mais finos e outros mais grossos e pesados.
O importante é sempre se certificar de que a cobertura está bem esticada e presa. Desse modo, evita-se que o material levante em decorrência da ação de ventos e de temporais.
Essa é a opção favorita de quem mora em locais de clima não muito frio e onde é possível utilizar a piscina aquecida durante o inverno.
Como se fosse um plástico bolha mais grosso, a capa térmica ajuda a proteger a área contra as sujeiras maiores. Ademais, seu principal objetivo é evitar a perda de calor e segurar um pouco a temperatura elevada produzida pelo Sol.
Não é a melhor alternativa para quem quer manter a água limpa, pois ela segura somente as folhas e os galhos maiores.
Essa tela, cuja instalação é semelhante à da lona comum, é mais usada para evitar que crianças e animais de estimação caiam na água.
Muitos donos de piscinas têm essa dúvida. Se você almeja uma piscina sempre limpa e saudável, a resposta é sim!
Veja bem: não é porque a piscina está coberta a maior parte do tempo que isso dispensa a manutenção da piscina e do recinto todo.
Até porque as lonas também têm um limite de proteção. Normalmente, a piscina fica protegida das sujeiras maiores, mas a poeira e pequenos detritos podem passar pela cobertura.
Além disso, também existe o risco da proliferação de insetos e outros bichos, dando origem a alterações na água: turbidez, água verde, etc.
O ideal é manter a aplicação do cloro, mesmo que em menores proporções e frequência. Já a alcalinidade e o pH, você pode ajustá-los quando for utilizar a piscina.
Se a piscina está coberta com lona, primeiramente, use uma vassoura para recolher os detritos que caíram sobre o material. Em seguida, recolha a lona, deixando a água da piscina à mostra para posterior tratamento.
Caso alguns detritos tenham caído na água, remova a sujeira com auxílio de uma peneira de um cabo telescópico.
Aproveite também para limpar as bordas da piscina com o hth® Limpa Bordas. Se necessário, faça o processo de aspiração da piscina, conforme explicamos neste artigo sobre como fazer a aspiração.
Comece a manutenção química da piscina com a avaliação de pH e alcalinidade. Para saber se esses parâmetros estão nos níveis corretos (pH= 7.0 – 7.4 e alcalinidade= de 80 a 120 ppm), use a hth® Fita Teste.
Com apenas uma fita você consegue identificar os níveis de pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico, fazendo os ajustes necessários. Mas lembre-se de primeiro ajustar a alcalinidade, para, em seguida, fazer o mesmo com o pH.
O cloro granulado é um produto de grande importância na qualidade da água. Pois é ele que sanitiza a água, eliminando germes e bactérias causadores de doenças de pele, oculares e gastrointestinais.
Além disso, é o cloro que impede a formação de algas, que deixam a piscina com coloração alterada.
Temos 4 opções de cloro granulado para uso:
Com a devida manutenção, você a protege das algas e regula mais facilmente seus níveis. Com a superfície coberta você economiza água, a ação do Sol causa a evaporação de até 18 cm de água/mês.
E então, depois deste post você conseguiu decidir qual é a melhor lona de piscina para instalar na sua casa?
Se você seguir todas as nossas dicas, temos certeza que a sua rotina vai ficar muito mais fácil! Quer saber mais dicas sobre o incrível universo das piscinas, que tal nos acompanhar nas nossas redes sociais?
Curta a nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e assista a nossos vídeos no Youtube!