Está pensando em receber os amigos para curtir a piscina em um final de semana ensolarado? Mas isso não será possível sem o tratamento de piscina adequado.
Além disso, há todo um plano de cuidados que garantem a pureza da água, bem como a limpeza de toda a área da piscina – bordas, azulejos e piso.
Logo, isso inclui a limpeza das bordas, a aplicação de cloro para piscina e, claro, a execução da aspiração da forma correta.
Então, acompanhe o passo a passo da aspiração de piscina que preparamos para você. Em seguida, algumas dicas para você deixar a sua piscina sempre pronta para a família e os convidados!
Existem duas formas de aspirar: filtrando ou drenando. Contudo, a aspiração com drenagem da água é algo pouco utilizado, uma vez que a drenagem gera desperdícios e despesas extras.
Na posição de drenagem, a água não passa pela areia do filtro. Em vez disso, a água suja sai da piscina e se encaminha diretamente para o esgoto.
Esse processo, de fato, é mais indicado no caso da piscina que está com muita sujeira decantada no fundo.
Portanto, opte pela aspiração filtrando toda a água da piscina, o que é um método mais econômico e sustentável. Desse modo, você pode aproveitar a mesma água que já estava no recinto.
Com o motor desligado, coloque a alavanca do filtro na posição FILTRAR. Acione novamente o motor. Na piscina, movimente o aspirador com o cabo telescópico.
A água contendo toda a sujeira entra pelo aspirador, passa pela mangueira, vai para o pré-filtro e entra no filtro. Depois, passa pela areia, é filtrada e retorna limpa para a piscina.
É muito fácil identificar o momento certo de realizar a aspiração da piscina. Normalmente, isso é essencial quando sujeira na água, especialmente no fundo do recinto e nas paredes.
Além disso, outros sinais mostram a necessidade da aspiração, incluindo a mudança da cor da água, que perde o brilho, fica turva ou mais escura por conta da sujeira depositada no fundo da piscina.
Depois de averiguar a necessidade de aspirar as impurezas que vão parar no fundo da piscina, é hora de ligar o equipamento. Para isso, separe itens como: cabo telescópico, aspirador e mangueira.
Além disso, lembre-se de que tudo deve ser montado devidamente para que o procedimento seja iniciado.
Então, passe o aspirador bem devagar, caso contrário a sujeira acaba subindo para a superfície da piscina. Em seguida, afunde o carrinho de aspiração cuidadosamente e certifique-se de que a mangueira de sucção está sem bolhas de ar.
Uma boa dica para eliminar o ar é empurrar a mangueira devagar, sempre na posição reta. Com tudo pronto, engate o cabo telescópico no aspirador, conecte uma ponta da mangueira no aspirador, e a outra ponta no bocal de aspiração.
Com o aspirador dentro da água, ligue o motor na posição filtrar. Se a piscina estiver com pouca sujeira decantada, passe o aspirador lentamente sobre a sujeira, com muito cuidado para as impurezas não levantarem do chão.
Para mexer nos registros, localizados na casa de máquinas, é muito importante desligar a motobomba depois da aspiração.
Ao fazer a aspiração de modo que a água seja tratada e retorne à piscina, mantenha os registros na posição correta na casa de máquinas. Veja como fazer isso:
A frequência com que trata a piscina vai exigir menos trabalho na manutenção da água e na realização dos procedimentos como a aspiração. Assim sendo, é muito importante avaliar a alcalinidade (uma vez por mês) e o pH (uma vez por semana).
O pH deve ser mantido entre 7,0 e 7,4, e a alcalinidade 80 a 120 ppm, podendo ser medido de forma simples, com a hth® Fita Teste.
Aliás, com o pH ideal, a ação desinfetante do cloro é intensificada, diminuindo as chances de irritação na pele e nos olhos dos banhistas.
Outra vantagem do controle de alcalinidade e pH é evitar danos devido à corrosão no equipamento e no vinil, caso seja o material da piscina. Portanto, mesmo que a piscina não esteja em uso, ela deve permanecer tratada e em condições adequadas.
Para reduzir este serviço, aplique uma vez por semana o hth® Reduz Aspiração, que é o produto químico que se aplica no cesto pré-filtro ou no skimmer. Para fazer a aplicação correta, basta seguir as instruções no rótulo da embalagem.
O hth® Reduz Aspiração aumenta a retenção de resíduos na areia do filtro e, com isso, melhora consideravelmente o desempenho da filtração diária.
Acione a retrolavagem do filtro, desligue a filtração e feche os registros. Fique atento (a) à dosagem correto do produto: o recomendado é utilizar 6 ml por 1.000 litros de água do hth® Reduz Aspiração.
O produto pode ser aplicado no pré-filtro ou coadeira (skimmer), sem precisar diluir o hth® Reduz Aspiração em um balde com água.
Por fim, ligue a filtração por 6 horas. Esse procedimento pode ser feito no mesmo dia da retrolavagem da areia do filtro.
Agora que você já conhece o passo-a-passo de aspiração e limpeza física da piscina, confira o vídeo da hth® sobre como limpar as bordas da piscina.
E siga nossas redes sociais para obter mais dicas sobre como cuidar da sua piscina residencial!