A primavera é conhecida por ser a estação das flores. Antecedendo aos dias mais quentes de verão, é também conhecida por ser uma época chuvosa, exigindo mais cuidados no tratamento de piscina.
Afinal, com as chuvas e os ventos, alguns problemas surgem, como a piscina com água marrom, devido à presença da lama. A água da chuva se mistura à terra que circunda o espaço de lazer, e acaba indo parar dentro do tanque.
Além de alterar a coloração da água, a piscina é, por consequência, contaminada, passando a oferecer riscos aos banhistas. Por isso, vale conferir aqui os melhores produtos para tratamento de piscina.
Veja também dicas para transformar a piscina com água marrom em um ambiente de lazer com água cristalina.
Após uma enxurrada, as preocupações são enormes, não apenas com a piscina, mas com a casa toda. No entanto, no que diz respeito à piscina, é fundamental que o problema seja avaliado e corrigido o quanto antes.
A “pressa” para iniciar o tratamento de piscina tem um bom motivo: enxurrada contém elementos como areia, algas, lixo e entulho, que prejudicam a qualidade da água.
Portanto, ao colocar em prática o plano de recuperação da água da piscina, verifique qual tipo de sujeira deverá remover.
No caso da lama e da água suja, é possível fazer a remoção desse tipo de sujeira com a ajuda dos processos de circulação, decantação e aspiração.
Mas se além da lama houver detritos, incluindo pedras e entulhos, você precisa fazer uma limpeza física mais pesada.
Aproveite uma peneira para retirar da água todos os galhos e pedaços de detritos que ofereçam riscos de danos ao revestimento da piscina.
Em caso de enxurrada muito forte, não é incomum que os equipamentos da piscina, principalmente os filtros, fiquem mais prejudicados. Então, verifique as condições de faça a troca, se assim for necessário.
A peneira é efetiva para a remoção de detritos maiores. Contudo, quando só restarem as sujeiras mais finas, tente concluir o processo com a aspiração, sem danificar o aspirador ou os encanamentos.
Com base na inspeção visual, confira a espessura da mangueira e o tamanho do bocal na piscina. Uma dica: em piscinas com volume maior do que 15 mil litros, analise se será necessário interromper o procedimento com o objetivo de limpar o pré-filtro da motobomba.
Depois de efetuar toda a limpeza física, removendo as sujeiras mais visíveis, agora é o momento de livrar a água da piscina dos germes, fungos e bactérias.
Primeiramente, comece o tratamento de piscina com a supercloração: para isso, dilua 14 gramas de cloro granulado para cada metro cúbico de água na piscina. Em seguida, deixe o espaço de lazer com a filtração acionada no modo “filtrar” por pelo menos 12 horas.
Após isso, o cloro para tratamento de choque deve agir por mais 12 horas. Então, use a hth® Fita Teste para avaliar os níveis de pH e alcalinidade da água.
A hth® Fita Teste é um produto que oferece vantagens ao facilitar a avaliação dos parâmetros de Alcalinidade, pH, Cloro Livre e Ácido Cianúrico. Você descobre se esses parâmetros estão em desequilíbrio em apenas alguns segundos e de forma muito simples.
Basta inserir uma fita na água da piscina, retirando em seguida sem balançar para não remover o excesso de água.
Depois de 15 segundos, os resultados aparecem na fita. Assim, você poderá dar andamento ao tratamento com a aplicação de produtos como:
Vale lembrar que o nível de água tende a diminuir durante o processo de limpeza. E isso acontece porque a aspiração joga fora alguns litros de água. Então, é sempre indicado testar o volume residual de cloro livre, cujo nível ideal fica entre 1 a 3 ppm.
Ao final do tratamento, é provável que o nível de cloro esteja acima da faixa recomendada. Por isso, neste período, evite o uso da piscina e prefira deixar o nível de cloro baixar.
Assim que o cloro livre se apresentar estabilizado, adote o padrão habitual de tratamento. Se necessário, utilize também produtos como o algicida e o clarificante, por exemplo, hth® Previne Água Verde e o hth® Clarifica Maxfloc.
Esses produtos atuam de forma efetiva em piscinas de água turva, uma condição normal de piscinas que sofrem com a enxurrada.
Nesse caso, utilize o hth® Clarifica Maxfloc, que aglomera e flocula os resíduos. Depois de avaliar a piscina com a Fita Teste, acione a filtração e aplique 6ml para cada 1.000 litros diretamente na piscina.
Filtre por seis horas e Desligue o filtro e mantenha a água da piscina em repouso por 12 horas. Em seguida, aspire o fundo e drene, se tiver muita sujeira decantada.
Após a recuperação da água turva, purifique a água com o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance (dosagem de 18g para cada 1.000 litros) ou com o hth® Cloro Concentrado Tradicional (dosagem de 14g para cada 1.000 litros).
Mas se você não consegue ver o fundo da piscina, ligue a filtração e aplique 20ml para cada 1.000 litros de água na piscina. Deixe, então, filtre por seis horas e desligue o filtro e deixe a piscina em repouso por 12 horas.
A penúltima etapa consiste em aspirar o fundo com o filtro na posição drenar e completar o nível da água. Por fim, aplique o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance ou o hth® Cloro Concentrado Tradicional.
Assim sua piscina estará novinha em folha! Gostou das dicas da HTH? Conheça nossa linha completa de produtos de limpeza de piscina e tratamento de piscina com água marrom.