Não importa se é fim de semana ou feriado, em um dia de lazer as crianças não recusam a piscina. É uma ótima diversão para as crianças e adolescentes.
Pensando nisso, selecionamos aqui algumas brincadeiras para tornar o dia na piscina ainda mais divertido!
Em uma piscina que dê pé para as crianças e com boias, espalhamos diversos objetos no fundo da piscina para que elas possam pegar.
Ganha quem pegar o maior número de objetos em menor tempo.
Podemos criar duas modalidades nessa brincadeira, uma em que todas as crianças jogam ao mesmo tempo e outra na qual cada uma tem a sua vez com o tempo cronometrado.
Essa atividade é ótima para encorajar os menores a perderem o medo de mergulhar, pois a criança ficará empolgada para pegar os objetos e não perceberá que está, de fato, mergulhando.
Uma outra brincadeira para incentivar as crianças mais novas a se acostumarem com a piscina é a corrida de boias.
Nessa atividade, cada criança tenta alcançar o outro lado da piscina, apenas remando com os pés, ou apenas com as mãos.
Quem chegar primeiro é o vencedor.
Esse é um excelente jogo para treinar a coordenação motora das crianças dentro d’água, e pode ser adaptado para crianças mais velhas ou mais habilidosas ao adaptar as regras — como ir de costas ou somente usando um braço ou uma perna.
Para as crianças mais velhas, podemos propor atividades que já exigem agilidade na piscina.
Pega rabo é o jogo ideal para diversão garantida e sem precisar de muitos recursos.
Com tiras de sacolas plásticas, cada criança prende um “rabo” na sua roupa de banho, uma das crianças ficará sem o rabo e será o pegador.
Quando ela conseguir tirar o rabo de uma criança, temos um novo pegador e assim o jogo segue.
Ao final da brincadeira, não se esqueça de retirar as sacolinhas da água.
Outra boa atividade para se fazer com poucos recursos é a corrida do balde.
Vamos precisar somente de copos plásticos e de baldes.
A brincadeira se assemelha a uma corrida em equipes, porém, as crianças devem atravessar a piscina segurando um copo d’água com uma das mãos, ao chegar ao outro lado da piscina, ela despejará a água no balde. A equipe que conseguir encher o balde primeiro é a vencedora.
Uma simples atividade para se fazer com os adolescentes é uma competição de quem fica mais tempo equilibrado debaixo da água, com as pernas retas para cima.
Para ganhar o jogo é preciso ter equilíbrio e bastante fôlego. Para garantir a segurança, é melhor que essa brincadeira seja feita no centro da piscina e nunca perto das bordas.
É um ótimo treino para quem já faz ou planeja fazer natação, pois pode praticar a respiração.
Atenção: é liberada apenas para os adolescentes e contraindicado para as crianças, pois elas ainda não têm destreza para fazer essa brincadeira com segurança.
Antes de sair por aí procurando uma piscina e convidando os amigos, é importante lembrar para as crianças, como também para os adolescentes, algumas regras para não ocorrerem acidentes e outras casualidades.
Em primeiro lugar, por exemplo, é importante certificar que todos estejam usando filtro solar e bem hidratados — lembrando de reforçar o protetor e de tomar água ao longo de todo o dia.
Em seguida, é preciso combinar algumas regras de segurança, tais como, não empurrar o colega, evitar brincar perto das bordas, não correr ao entorno da piscina etc.
Lembre-se, todas essas atividades precisam do monitoramento de um adulto.
É só escolher as brincadeiras que mais te interessam para fazer na piscina, arrumar as mochilas e se divertir bastante!
Você pode adaptar brincadeiras de rua para a piscina ou, se tiver uma bola, é possível adaptar alguns esportes também.
Gostou do post? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas atualizações!
Além de pioneira, a hth ® é líder absoluta no Brasil e no mundo, em produtos para tratamento de água de piscina. Com produtos inovadores, oferece as melhores soluções para os consumidores.
Vida combina com piscina!
Facebook hth®: https://www.facebook.com/HTHBrasil
Instagram hth®: https://www.instagram.com/hthbrasil/