De onde surgiu a natação? Quem é o maior nadador de todos os tempos? Quanto de caloria podemos queimar com esse esporte?
Ficou curioso para descobrir as respostas dessas perguntas? Então, continue acompanhando esse artigo. Listamos os principais fatos da natação que você precisa conhecer.
Acredite: a natação é mais antiga do se que parece. Tudo começou há milhares de anos graças aos romanos e ao povo da Grécia Antiga. No entanto, o sucesso desse esporte demorou a acontecer.
Foi em 1969 que a natação começou a ganhar forma. O francês M. Thevenal foi o responsável por descrever as primeiras braçadas que seriam semelhantes ao nado de peito. Na época, os movimentos eram iguais aos de uma rã.
A primeira vez que tivemos conhecimento sobre a modalidade de nado de costas foi em 1974. O italiano Bernardi mostrou como seria esse estilo de natação. O movimento era bastante parecido com o praticado atualmente, com os dois braços sendo jogados para trás ao mesmo tempo.
Depois de 1912, o nado de costas foi otimizando sua performance e hoje é um dos estilos mais populares na natação.
Atualmente, há quatro estilos de natação e o nado medley, que mistura todos os demais. São eles:
Os atletas podem competir com suas equipes no revezamento 4 x 100 m livre, 4 x 200 m ou 4 x 100 medley. A prova de 1500 m é exclusiva para homens, enquanto a de 800 m é liberada somente para mulheres.
Outro fato sobre a natação que consideramos importante é a competição em piscina que começou somente entre os anos de 1930 e 1940. As medidas das piscinas para cada campeonato foram determinadas pela Federação Internacional de Natação (Fina).
Para as competições longas, as provas são disputadas em 50 m, como nas Olimpíadas. Enquanto nas provas curtas, o tamanho ideal é de 25 m.
Engana-se quem pensa que a natação é somente sinônimo de diversão. Pelo contrário, ela traz diversos benefícios.
Para se ter uma ideia, você pode queimar até 650 calorias durante um treino intenso com mais de 40 minutos. O resultado é maior em relação a outros esportes — como a corrida e a caminhada, por exemplo.
Além disso, esse esporte traz outras vantagens como:
O nadador norte-americano Michael Phelps ficará para a história. Ele é considerado o maior nadador dos últimos tempos.
Só nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, ele faturou cinco medalhas de ouro e uma de prata.
Em Atenas, em 2004, quando estreou nos Jogos Olímpicos, levou para casa seis medalhas de ouro e duas de bronze. Já em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, a piscina ficou pequena para Phelps, uma vez que ele venceu as oito provas do torneio.
Para fechar a conta, em Londres em 2102, o resultado também foi surpreendente: quatro medalhas de ouro e duas de prata.
Em nosso país, Cesar Cielo se tornou o grande ídolo da natação. O sucesso é explicado porque, além de carismático, o atleta detém o recorde olímpico — 21’30” nos 50 metros livres — que ainda não foi superado.
Cielo também é dono do recorde mundial que foi conquistado em São Paulo, batendo a impressionante marca de 20’91”, também nos 50 metros livres.
A natação não é exclusiva apenas para atletas. Bebês, crianças, jovens, adultos e até idosos podem aprender a praticar esse esporte.
No entanto, basta ter paciência para enfrentar os treinos diários, para que os resultados positivos apareçam. Trata-se de uma prática democrática, divertida e muito relaxante.
Agora que você já conhece os principais fatos sobre a natação, que tal acompanhar outras curiosidades sobre a piscina? Curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.
Além de pioneira, a hth ® é líder absoluta no Brasil e no mundo, em produtos para tratamento de água de piscina. Com produtos inovadores, oferece as melhores soluções para os consumidores.