logo hth produtos para piscina

Dicas para Manter a Piscina Limpa e Cristalina

Dicas para Manter a Piscina Limpa e Cristalina

É muito importante manter a limpeza de piscina o ano todo, a fim de garantir um espaço de lazer com água pura e cristalina. Com toda a certeza, o tratamento de piscina com produtos químicos é fundamental para uma experiência agradável de natação. Mas se você tem dúvidas sobre como tratar a piscina adequadamente, continue lendo este post da hth ®! 

Aqui compartilhamos dicas práticas para limpeza de piscina regular, prevenção da água verde e água turva, assim como manutenção adequada dos níveis de cloro e pH. 

Etapas da limpeza de piscina

Alcançar o nível máximo de cristalinidade na água da sua piscina é muito mais simples do que você imagina. O segredo para uma piscina cristalina é mantê-la equilibrada quimicamente e sempre fazer a remoção física da sujeira. Além disso, a forma como tratar a piscina influencia muito no resultado final, principalmente se o tanque estiver contaminado e repleto de algas.

Etapa 1 – Teste a química da água da piscina

Teste a água e balanceie os produtos químicos semanalmente. É importante manter sua piscina devidamente higienizada e quimicamente balanceada por alguns motivos:

  • Para combater as bactérias e proteger a sua saúde
  • Para uma água mais limpa e clara
  • Para reduzir os custos com produtos químicos ao longo do tempo
  • Reduzir as contas da sua piscina
  • Evitar a proliferação de algas e desperdício de água

Para fazer a avaliação dos parâmetros da água, você pode utilizar a fita teste, que permite uma avaliação rápida e muito eficiente. Basta inserir uma fita na água da piscina, cerca de 30 centímetros abaixo da superfície da água. Depois de alguns segundos, a hth ® Fita Teste exibe os resultados, sendo possível comparar com as indicações no rótulo do produto.

Dependendo dos resultados, talvez seja necessário aplicar produtos elevadores ou redutores de pH e alcalinidade. Somente após esse passo o cloro deve ser aplicado. Pois, quando o pH ainda está desregulado, ele afeta a eficiência do cloro, que não consegue atuar da forma correta para eliminar germes e bactérias da piscina

Etapa 2 – Escovar e aspirar semanalmente

Aquele punhado de folhas e galhos que caem na piscina depois da chuva ou dos dentes às vezes parece inofensivo. Mas pode ter a certeza que esse material orgânico é prejudicial para o seu espaço de lazer. 

Qualquer detrito que permaneça na sua piscina, não importa quão grande ou pequeno, desregula a química da água e faz com que o cloro perca eficiência. Além disso, quanto mais tempo esse material orgânico fica lá, mais turva a água fica.

Sem contar que as chances de a piscina desenvolver algas e ficar com a coloração esverdeada é maior. Por isso é indicado fazer um esforço para limpar as bordas da piscina com o hth ®Limpa Bordas, escovar o revestimento e o fundo e aspirar o tanque toda semana.

Então, para melhores resultados:

  • Com a peneira e o cabo telescópico, retire as sujeiras visíveis da piscina todos os dias
  • Escove as paredes pelo menos duas vezes por semana (ou antes de aspirar)
  • Aspire pelo menos duas vezes por semana

Etapa 3 – Mantenha seu filtro limpo para um ótimo desempenho de filtragem

Existem quatro fatores principais para manter sua piscina limpa:

  • Limpeza manual de piscinas
  • Balanceamento químico
  • Aplicação do cloro
  • Filtração em funcionamento

Quando a piscina utiliza sistema de filtragem, o tratamento de piscina torna-se muito mais fácil. Mas para que um filtro alcance o desempenho máximo, ele precisa permanecer limpo. Porque com o tempo, depois de semanas e semanas filtrando a água, o filtro da piscina tende a entupir com os detritos (com fios de cabelo, areia e outros contaminantes). Substitua a areia do filtro a cada dois  anos também.

Etapa 4 – Manter uma boa circulação de água na piscina

Uma boa filtragem e o equilíbrio químico da água são aspectos que contribuem para a qualidade da água da piscina. Contudo, há outra coisa que todo proprietário de piscina precisa fazer se não quiser que todo o seu trabalho seja em vão.

A água que não circula adequadamente fica mal filtrada, o que significa mais detritos e mais necessidade de limpeza.

E quando a água não flui livremente pelo sistema da piscina, ela não distribui os produtos químicos uniformemente. Quando isso acontece, equilibrar a água se torna muito mais difícil. Então, como você pode manter a melhor circulação de água possível?

Veja como:

  • Opere a bomba pelo menos de 6 a  8 horas por dia
  • Limpe o cesto do skimmer semanalmente
  • Limpe o cesto do filtro semanalmente
  • Limpe o filtro periodicamente
  • Monitore e solucione quaisquer alterações inesperadas do manometro

Etapa 5 – Use algicida para evitar o crescimento de algas

Embora o choque da piscina ajude a evitar as condições que promovem o crescimento de algas, não é o método de prevenção mais eficaz. O método mais eficaz é usar um algicida de manutenção (preventivo). . 

Em suma, os algicidas são produtos químicos especiais desenvolvidos não apenas para matar as algas, mas também para inibir qualquer crescimento que possa ocorrer no fundo do tanque. Para garantir a eficiência do tratamento e piscina, use um algicida como o hth ® Previne Água Verde pelo menos uma vez por semana durante o verão

Etapa 6 – Aplicação do cloro

O cloro é o produto químico que, efetivamente, tem a missão de eliminar os microrganismos da água, evitando que provoquem doenças aos banhistas. O ideal é usar o produto 3 vezes por semana. Com a hth® Fita Teste avalie os parâmetros de alcalinidade e pH da água e ajuste-os, se necessário. 

Em seguida, aplique o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™ ou o hth® Cloro Concentrado Tradicional. Para prevenir a água verde, aplique, ao final, o hth® Previne Água Verde. 

Gostou das dicas da hth®? Compartilhe em suas redes!