Água da piscina limpa e pronta para uso HTH

Curtiu muito a piscina? Descubra como deixar a água limpa e pronta para o uso de forma simples

Calor e sol formam a combinação perfeita para aproveitar a piscina de casa. Normalmente, nos dias mais quentes do ano, o uso da piscina se intensifica, exigindo alguns procedimentos de como tratar a piscina

Afinal, quando esse espaço de lazer é muito utilizado, a água pode ficar mais suja e turva por conta do excesso de protetor solar.  Então, além da aplicação do cloro para piscina, é essencial ter outros cuidados para manter a água da piscina sempre sanitizada e cristalina.

Assim, com as dicas que a hth® vai mostrar neste artigo, você vai saber como descobrir se sua piscina está suja e como recuperá-la rapidamente com o tratamento de choque indicado pela hth®. Saiba mais!

Quais sinais indicam que a piscina está suja?

Um dos principais sinais de que a água da piscina está suja é a mudança da coloração da água. Por exemplo, quando a coloração é esverdeada, isso indica a proliferação de algas trazidas pelas chuvas. 

Por outro lado, se a água se apresenta leitosa e opaca, as causas são mais variadas, incluindo a filtragem por tempo insuficiente, alcalinidade e pH elevados, cloro em quantidade reduzida, areia do filtro saturada ou até excesso ou falta de clarificante. 

Além disso, a presença de ácido cianúrico em excesso também pode causar a turbidez da água. 

Outro sinal de que sua piscina doméstica pode estar suja é a formação de espumas na água. E isso pode ocorrer devido à presença de matéria orgânica, que é oxidada pela cloro. Assim, é importante avaliar os níveis de cloro livre, usando a hth® Fita Teste.

Piscina com odor ruim? Mais um sinal de que sua piscina precisa de tratamento!

Não tem nada mais desagradável do que entrar na piscina e sentir um cheiro ruim na água. Há quem pense que o forte odor é provocado pelo cloro, mas, em verdade, é a ausência dele que causa o problema. 

Por conta da falta do cloro, ocorre a formação de uma substância conhecida como cloramina.

A cloramina é o resultado da combinação de pouco cloro com compostos de amônia ou nitrogênio – urina, saliva, suor da pele, restos de protetor solar, de maquiagem e restos fecais.

Além de gerar o odor, a cloramina também pode causar irritação nos olhos e na pele, assim como muito ressecamento. Caso o nível de cloro não seja corrigido, o problema persiste, deixando a água desprotegida e necessitando de tratamento imediato.

Como recuperar a água com tratamento de choque

A recuperação da água começa com a avaliação de parâmetros importantes como o pH, a alcalinidade, o cloro livre e o ácido cianúrico. A alcalinidade total, por exemplo, deve estar entre 80 e 120 ppm. Já o nível de pH mais indicado está na faixa ideal entre 7,0 e 7,4.

Para avaliar, use a hth® Fita Teste, mergulhando-a na água da piscina por 3 segundos. Em seguida, retire a fita e espere por mais 15 segundos para ver os resultados, que devem ser comparados com as classificações no rótulo. 

Assim, você poderá ajustar os parâmetros conforme a necessidade e aplicando os produtos hth® mais apropriados: 

Com os parâmetros já ajustados, comece a etapa de tratamento de choque!

Tratamento de choque com o hth® Super Shock 

Com o sistema de filtração em funcionamento na posição “filtrar”, aplique todo o conteúdo da embalagem do hth® Super Shock próximo ao ralo de fundo da piscina, se sua piscina é de azulejo.

Mas, caso a piscina seja de vinil ou fibra, use um balde limpo e sem resíduos para aplicar o produto. Então, coloque 5 litros água da piscina no balde, adicione o hth® Super Shock, diluindo todo o conteúdo da embalagem. Depois, despeje todo o conteúdo do balde ao longo da piscina. 

Cabe lembrar que conteúdo da embalagem de hth® Super Shock permite sanitizar uma piscina de até 30.000 litros (30m³). Por fim, antes de entrar na água, avalie novamente o cloro livre com a hth® Fita Teste

E, se estiver tudo certo, a piscina poderá ser usada sem riscos e todos poderão aproveitar a água fresca, limpa, purificada e sem odores!