logo hth produtos para piscina

Cuidados que você precisa ter com o ralo da piscina

Cuidados que você precisa ter com o ralo da piscina

Os cuidados com a piscina, entre eles a aplicação do cloro granulado, vão além do intuito de deixar esse espaço limpo e com aparência agradável. 

Um dos principais objetivos é também deixar a área de lazer mais segura possível para a diversão dos banhistas. 

Para que essa segurança seja mantida, é essencial fazer a manutenção de equipamentos e até do ralo da piscina. 

Aliás, são muitos os casos de acidentes que envolvem o ralo das piscinas. Um exemplo disso aconteceu recentemente no Estado do Piauí, causando o acidente quase fatal de uma adolescente de 13 anos. 

Saiba mais sobre esse caso e como evitar acidentes como esse cuidando da segurança da sua piscina!

Acidente com ralo de piscina 

Neste mês de dezembro, uma adolescente de 13 anos, moradora do interior do Piauí, sofreu um acidente na piscina que assustou os amigos e familiares.

Em resumo, a garota estava na piscina de casa com algumas amigas. Enquanto mergulhavam, a menina Maria Rita teve os cabelos presos no ralo e ficou submersa por quase dois minutos. 

Ao debater os pés, Maria Rita conseguiu chamar a atenção de algumas pessoas da casa, que somente após cortarem seu cabelo que estava preso no ralo de fundo foi possível retirá-la da água . 

A adolescente foi reanimada, hospitalizada, liberada em seguida e passa bem. O fato é que esse incidente chamou, mais uma vez, a atenção para a necessidade de cuidados especiais com o ralo de fundo das piscina..

Como evitar situações de perigo com o ralo da piscina?

De acordo com uma regra especificada na Norma NBR 10339 da ABNT (Ass.Bras. de Normas Técnicas) as piscinas devem conter dois ralos sugadores de água interligados ou uma grelha especial de anti aprisionamento de cabelo .

Além disso, a instalação de ambos deve ocorrer respeitando-se uma distância de 1,5 metro um do outro.

Com ambos os ralos puxando a água, a pressão de um ralo vai para o outro, caso alguém (criança ou adulto) ponha a mão ou o cabelo no primeiro local.

Desse modo, é possível remover o cabelo com maior facilidade, haja vista que a pressão é menor. Fato que não aconteceu no episódio com a menina Maria Rita.

Providência extra para evitar acidentes

Ainda que dois ralos estejam instalados, é possível que essa medida não seja o suficiente por conta da força da pressão da água.

Por isso, a ABNT estabeleceu outra regra: a velocidade máxima de escoamento deve ser de 0,5 m/s (limite máximo).

Além disso, o escoamento deve ser através das aberturas das grelhas de anti-aprisionamento não bloqueáveis. Assim, o corpo de crianças e adultos não obstrui o ralo o suficiente para criar o aprisionamento por sucção.

Site da  ABNT para informações da Norma 10.339 :  https://www.abnt.org.br

fone do SEATOX :   0800 014 8110

O que fazer em caso de acidente com ralo de piscina?

Veja as medidas mais urgentes a tomar:

  • Primeiramente, vá até o motor da piscina e desligue Isso impede que o ralo continue puxando a água por aquele ponto;

Mas é preciso evitar essa ação quando as pessoas estão molhadas e descalças, uma vez que correm o risco de sofrer descarga elétrica;

  • Outra providência é o corte do cabelo que está preso, conforme feito pela família da garota no Piauí.

Dicas de mais cuidados para manter a piscina segura e saudável

A manutenção da piscina de casa ou do clube envolve uma série de cuidados, que vão desde a manutenção da bomba, do ralo, do filtro e demais equipamentos. 

Mas a água da piscina ainda é a principal personagem desse espaço de lazer: é com ela que os banhistas têm maior contato, por isso, a água precisa de tratamento constante

A aplicação de cloro granulado, a remoção de sujeiras com a peneira e outras medidas vão ajudar a manter a piscina livre de agentes contaminantes.

Quais os maiores problemas que a piscina pode apresentar?

Além da perda de brilho e da opacidade, um dos problemas mais comuns nas piscinas é o acúmulo de algas no revestimento. 

Nesse caso, a água pode mudar de cor, tornando mais esverdeada e até marrom. E se você utiliza água de poço para abastecer sua piscina doméstica, mantenha maior atenção na limpeza do recinto. 

Etapas de manutenção básicas de limpeza de piscina

Primeiramente, é importante conferir como estão os níveis dos parâmetros da água, sendo eles:

  • pH;
  • Alcalinidade;
  • Cloro livre;
  • Ácido cianúrico. 

Para avaliá-los, use a hth® Fita Teste, que avalia os parâmetros citados acima de forma simultânea.

Vale lembrar que os níveis ideais de cada parâmetro é: 

  • Cloro Livre: entre 1 a 3 ppm;
  • pH: entre 7,0 e 7,4;
  • Alcalinidade Total: entre 80 e 120 ppm;
  • Ácido Cianúrico: acima de 50 ppm.

Caso seja necessário utilizar produtos químicos para ajustar os parâmetros, indicamos o hth® Redutor de Alcalinidade e pH e o hth® Elevador de Alcalinidade

Cloro granulado na piscina 

O cloro granulado é o produto que tem a missão de purificar a água da piscina, eliminando germes e microrganismos. 

São os germes e bactérias que causam problemas de pele, irritações, doenças intestinais e outros problemas para a saúde dos banhistas. 

Em piscinas mais frequentadas, o cuidado com a presença desses pequenos organismos deve ser ainda mais elevado.

Mas ainda bem que a hth® tem duas opções muito eficientes de cloro para você utilizar sua piscina. O primeiro deles, então, é o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™, que purifica e devolve o brilho à água.

Por ser multiação, ele também previne a água verde, eliminando micropartículas na filtração. No rótulo do produto você encontra a dosagem ideal de aplicação do produto, conforme o volume de água da piscina.

Se necessário, utilize nossa calculadora de volume de água disponível em nosso site. 

Já a segunda opção de cloro é o hth® Cloro Concentrado Tradicional, indicado para piscinas de alto fluxo de visitas. 

Além disso, temos o hth® Cloro Flutuador, especial para piscinas de casas de veraneio, que ficam mais de 30 dias sem os cuidados presenciais do tratador de piscina. 

Por fim, encerre a manutenção da piscina com produtos para proteção da água já tratada, por exemplo, o hth® Solução Água de Poço e o hth® Solução Água Turva.

A hth® tem todos os produtos e dicas que você precisa para manter sua piscina em boas condições de uso e muito segura para todas!