crianças na piscina durante o verão - hth

Cuidados que você precisa ter com as crianças na piscina durante o verão

Curtir o final de semana ou as férias com os filhos na piscina é um programa divertido e que reúne a família toda. De fato, essa é uma das melhores formas de descansar e relaxar, aproveitando o sol e o clima de verão. 

A piscina é, certamente, um dos espaços de lazer preferidos das crianças e até dos pets. Contudo, os pais devem tomar alguns cuidados para que a diversão aconteça com muita segurança. 

Além do uso de bóias para evitar riscos de afogamentos, é válido providenciar todos os produtos adequados para limpar a piscina, assim como outros itens e cuidados que você irá conferir neste artigo da hth®, especialista em produtos para tratamento de piscinas.

1. Cuidados com os bebês na piscina de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria

A paixão por brincar com água começa bem cedo, e isso fica evidente quando os bebês são colocados na piscina. Então, é neste espaço que eles podem se divertir, aprender a nadar e fazer exercícios que contribuem no crescimento e no desenvolvimento infantil. 

Ao deixar que seu bebê experimente a piscina, é importante, obviamente, que o pequeno esteja sempre acompanhado de um adulto. Além disso, lembre-se de passar protetor solar especial para a pele de crianças.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam que o protetor solar seja usado nas crianças apenas acima dos 6 meses de idade. Antes disso, a pele ainda é muito sensível, não estando preparada para os componentes do produto, que podem causar alergias.  

Assim, no caso das crianças menores de 6 meses, o ideal é não deixar que fiquem expostas ao sol. Portanto, prefira proteger os bebês embaixo do guarda-sol, além de vesti-los com uma roupinha bem leve. 

2. Selecione o protetor solar ideal para as crianças

Levando em conta a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, a escolha correta do protetor solar mais seguro para seu filho ou filha é muito importante. 

Atualmente, existem várias marcas produzindo protetores solares UVA e UVB voltados ao segmento infantil. Dessa forma, os componentes usados na formulação são testados a fim de evitar alergias e problemas mais graves nas crianças. 

Além disso, ao comprar algum tipo de protetor, preste atenção se o fator de proteção indicado no rótulo está acima de 30. O fator 30 é, o mínimo indicado para proteger a pele dos bebês dos raios UVA e UVB, que são bastante nocivos. 

Outro cuidado fundamental é a frequência com que você deve passar o produto na criança. Então, aplique o produto 20 minutos antes da exposição ao sol e retoque a aplicação toda vez que a criança sair da água. 

Por fim, espalhe o protetor solar uniformemente em todas partes do corpo da criança, incluindo orelhas, nuca, braços, pernas e cada parte da pele que esteja exposta ao sol.

3. Para aproveitar a piscina, faça alimentação mais leve

Um dia de sol na piscina muitas vezes é acompanhado por um delicioso churrasco, certo? No entanto, se a ideia é aproveitar a água e refrescar-se nela, prefira consumir alimentos mais leves, especialmente no calor.

Isso vale também para as crianças, inclusive porque são elas que passam a maior parte do tempo na água. Além de beber muito líquido para hidratar, sirva aos pequenos porções de frutas frescas, saladas leves e carnes brancas como o peixe.

4. Meu filho engoliu água da piscina. E agora?

Durante as brincadeiras na piscina, pode acontecer de as crianças engolirem um pouco da água. Certamente, isso já pode ter acontecido com seus filhos ou com outras crianças da família. Se uma pequena quantidade de água seja ingerida, isso não deve ser motivo de preocupação.

No entanto, observe se a água da piscina foi tratada corretamente. Caso contrário, a presença de germes, bactérias e outros microrganismos leva à contaminação da água e provoca doenças que incluem vômitos, diarréias e casos de infecções gastrointestinais mais graves. 

Por isso, é fundamental que a água da piscina receba tratamento constante, com aplicação correta do cloro e outros produtos para prevenir a presença de algas e manter a água bonita e cristalina.

Quer saber mais sobre o tratamento ideal para sua piscina? A hth® explica em detalhes. Continue lendo!

Quais são os passos corretos de limpeza da piscina?

Tratar a água da sua piscina é fundamental para garantir a eliminação de agentes contaminantes. Desse modo, fique atento aos procedimentos corretos de tratamento e busque utilizar produtos de qualidade. Afinal, a qualidade dos produtos tem influência direta no resultado do tratamento da água

A limpeza da piscina adequada é composta por 3 passos: avaliação dos parâmetros, purificação da água e, por fim, a proteção da água.  Vamos conhecer os 3 passos agora:

Avaliação da água com a hth® Fita Teste

A hth® Fita Teste possibilita a você avaliar o pH, a alcalinidade, o cloro livre e o ácido cianúrico de uma só vez, otimizando seu tempo. Para avaliar a água, mergulhe uma fita na água da piscina, aguarde 3 segundos e remova- a fita em seguida.

Então, espere por 15 segundos sem balançar a fita de forma que uma parte da água não seja perdida. Depois, verifique os resultados, comparando as cores da fita com as cores indicadas no rótulo do produto. 

A faixa de Alcalinidade total ideal está entre 80 e 120 ppm, o que é essencial a fim de evitar mudanças no pH, proliferação de algas e corrosão de equipamentos. 

Portanto, se a alcalinidade estiver acima da faixa ideal, aplique na água produtos como o hth® Redutor de Alcalinidade e pH ou o hth® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte.

Já o pH deve estar entre 7.0 e 7.4. Então, Se o pH estiver abaixo do limite mínimo, use o hth® Elevador de pH líquido ou em pó na água. Mas se o resultado for superior a 7.4, você precisará um produto redutor de alcalinidade como o hth® Redutor de Alcalinidade e pH ou o hth® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte. 

Quando o nível de cloro livre fica entre 1 a 3 ppm, isso significa que sua piscina está protegida dos agentes contaminantes. Contudo, se esse parâmetro estiver acima de 10 ppm, não entre na água, é necessário aguardar o cloro livre atingir a faixa ideal. 

Purificação da água 

A purificação assegura a limpeza da água e torna a piscina mais saudável para uso. Isso porque a etapa de iniciação tem como objetivo eliminar bactérias e fungos causadores de doenças.

Assim, para purificar a água de piscinas residenciais,  use o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™, um produto eficaz na eliminação de bactérias, além de conter algicida e clarificante em sua formulação. Com ele, a água  da piscina ganha mais cristalinidade.

Nas piscinas de fibra ou vinil, dilua o produto em um balde com água e espalhe com cuidado por todas as laterais da piscina. Já nas piscinas feitas de azulejo, aplique o produto diretamente na água, espalhando pelas laterais do recinto. 

Outra opção é o hth® Cloro Concentrado Tradicional, que tem uso recomendado em piscinas que recebem muitos banhistas frequentemente. Esse tipo de cloro conta com alta concentração de ativos, sendo eficaz na eliminação de bactérias, e deve ser aplicado com a filtração em funcionamento. 

O hth® Cloro Ação Contínua Flutuador não é recomendável para piscina inflável, mas pode ser aplicado em outros tipos de piscina. Ele é indicado em piscinas de casas de veraneio, que são pouco utilizadas, já que o produto age por 30 dias, sendo dosado continuamente por um dosador inteligente para clarificar a água e prevenir a água verde. 

Depois de purificar, chegou a hora de proteger a sua piscina!

Com a água já totalmente tratada e purificada, o próximo passo garante que a água permaneça mais tempo cristalina e bonita para uso. 

Na prevenção do surgimento de algas, o produto ideal é o hth® Previne Água Verde, que conta com formulação livre de cobre e evita manchas esverdeadas no revestimento da piscina e no cabelo dos banhistas.

Em contrapartida, o hth® Clarifica Maxfloc é usado na finalidade de prevenir a turbidez da água, pois realizar a decantação de resíduos, além de ajudar a manter a cristalinidade da água.

Além da proteção da água, lembre-se de limpar as bordas da piscina, pois as sujeiras depositadas nessa área também podem contaminar a água.  Para isso, utilize o hth® Limpa Bordas, um produto com ação detergente, que remove a sujeira das bordas sem fazer espuma e sem prejudicar a purificação da água.

Com todos esses cuidados indicados pela hth® e o uso dos produtos corretos e mais eficazes, as crianças e os adultos podem se divertir na piscina o verão todo com muito mais segurança e proteção. 

Conte com a hth®!