Conheça o Parque Aquático das Olimpíadas de Tokyo 2020 HTH

Conheça um pouco sobre o Parque Aquático das Olimpíadas de Tokyo 2020

A partir do dia 24 de julho até 9 de agosto, todos os olhos estarão voltados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. No total, serão 33 modalidades esportivas em categorias diferentes, incluindo a natação, um dos esportes mais aguardados por quem adora o esporte e ama as piscinas

Para a prática da natação, do mergulho, do nado artístico e polo aquático, os organizadores do evento apresentaram o projeto do Tokyo Aquatics Center. Localizado no parque à beira-mar de Tatsumi, na ala Koto, o Aquatics Center deve ser entregue neste mês de fevereiro. 

Conheça um pouco sobre esse espaço esportivo e sobre a piscina que certamente atrairão milhares de turistas durante o evento! 

Dados sobre o Tokyo Aquatics Center

O custo estimado da instalação gira em torno de 56,7 bilhões de ienes – cerca de US $ 500 milhões. O ginásio esportivo irá acomodar 15 mil lugares, com mais de 1% das áreas de estar sendo reservadas para cadeirantes. 

A ideia é de que o Centro Aquático de Tóquio se torne uma instalação de classe mundial para eventos de natação e mergulho. 

Piscina do Tokyo Aquatics Center (Centro Aquático de Tóquio)

A piscina construída no centro aquático conta com o tamanho padrão para competições olímpicas: 50 metros de comprimento, 25 metros de largura e 3 metros de profundidade. 

Mas a profundidade e o comprimento podem ser alterados por meio de duas plataformas (uma no fundo da piscina e outra divisora) ajustáveis. 

Também já foram instalados sensores nas plataformas em que os atletas sobem para mergulhar. Esse dispositivo é importante nas provas de revezamento, pois é sincronizado com a placa de toque e serve para indicar se o atleta saltou na água apenas depois que o outro membra da equipe ter retornado à borda.

Manutenção da piscina para o evento

Além da conclusão da obra e da instalação de sensores, plataformas, bandeiras antidesastre, linha antimarola e outros dispositivos, uma grande preocupação é a manutenção da piscina antes e durante o evento.

Enquanto os jogos olímpicos não se iniciam, a piscina fica completa de água e precisa de tratamento frequente para evitar sua contaminação por bactérias e proliferação de algas, que deixam a piscina verde

Mas a água com coloração verde não é um problema que acomete apenas as piscinas que recebem grande fluxo de pessoas (atletas). A piscina da sua casa também pode apresentar o mesmo problema e por conta de 3 fatores:

  • Tratamento inadequado da água;
  • Excesso de ácido cianúrico
  • Algas trazidas pela chuva e pelo vento.

Além de comprometer a estética da piscina, deixando uma má impressão, a água verde pode conter contaminantes, que provocam doenças de pele dos banhistas. Por isso, fique atento ao passo a passo de cuidados para prevenir e tratar a piscina verde.

Avaliação dos parâmetros da água

O primeiro passo é avaliar os parâmetros da água (pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico) com a hth® Fita Teste. Esse é um produto simples de usar e muito prático, que vai te ajudar a avaliar e ajustar os parâmetros da água conforme a necessidade. 

Para isso, pegue uma fita e mergulhe na água da piscina por 3 segundo, retirando logo em seguida. Então, espere mais 15 segundos sem retirar o excesso de água da fita para não prejudicar a avaliação. 

Em seguida, compare as cores que aparecerão na fita com as cores do rótulo, ajuste os parâmetros de acordo com a recomendação do produto. Após a avaliação e o ajuste com os produtos específicos, por exemplo, o hth® Redutor de Alcalinidade e pH.

Para prevenir a água Verde – hth® Previne Água Verde ?

Após a aplicação do cloro hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance ou hth® Cloro Concentrado Tradicional , aplique o hth® Previne Água Verde na dosagem de 5ml para cada 1.000ml , com a filtração ligada. 

Utilize o produto uma vez por semana para evitar o aparecimento de algas. Agora se a sua piscina já está com algas, aplique o hth® Solução Água Verde – Algicida de choque

Com o filtro na posição recircular, aplique o hth® Solução Água Verde diretamente na água, na dosagem de 7ml para cada 1.000 litros de água. Durante um período de 6 horas, deixe o filtro na posição recircular e, em seguida, mantenha a piscina em repouso por 8 a 12 horas. 

Depois, com o filtro na posição drenar, aspire o fundo da piscina e complete o nível da água. Após a recuperação da água verde, com a filtração em funcionamento aplique o cloro hth® na dosagem de supercloração para purificar a água. Você pode escolher entre dois:

Libere a piscina para os mergulhos somente após verificar se o cloro livre está entre 1 a 3 ppm.

Com esse tratamento completo, sua piscina residencial ficará tão limpa e bem tratada quanto a piscina olímpica. E seus “atletas” de casa poderão praticar esportes e se divertir sem riscos. 
Acesse hth® e conheça nossa linha de produtos para piscina!