O cloro, especialmente o cloro granulado, é o fator chave para o tratamento de piscina, mantendo-a livre de bactérias e sempre cristalina. O cloro sanitiza a água da piscina por um processo chamado oxidação.
Assim, quando o produto químico é adicionado à água, ele forma um ácido fraco, o ácido hipocloroso, cuja carga elétrica é neutra.
O ácido hipocloroso, por sua vez, pode penetrar nas células das bactérias, destruindo os microorganismos com 99% de efetividade.
Por isso, aplicando o cloro da forma certa e na frequência correta é possível manter sua piscina limpa, segura e sem infestações por algas e bactérias patogênicas, que causam diferentes doenças.
Sendo assim, neste post da hth® queremos te apresentar um dos nossos mais eficientes produtos, o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10 em 1™. Saiba quais benefícios ele oferece e como usá-lo em sua piscina!
O hth® Cloro Aditivado Mineral formulado pela hth® é um produto feito com a mais moderna tecnologia. Ele é multiação, agindo para diferentes finalidades:
Além disso, o cloro granulado para tratamento de piscina proporciona cristalinidade e brilho à água, ajudando na prevenção da água verde. Esse produto é comercializado nas versões de embalagens de 11kg, 10kg, 5,5kg, 2,5kg, 1kg em balde e pouch e caixa 5kg (com 5 unidades de 1kg pouch).
Antes da aplicação do hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1 é importante tomar algumas medidas de limpeza da água. Dentre essas medidas estão a remoção de sujeira da água com uso de uma peneira – caso os detritos estejam boiando na superfície da água.
Além disso, as paredes e o fundo do recinto devem ser escovados, principalmente se a água estiver verde e as paredes e o piso estiverem escorregadios. Por fim, faça também a aspiração da piscina, caso haja sujeira acumulada.
Se o nível de cloro na piscina estiver abaixo de 1 ppm, podem ocorrer os seguintes problemas:
Também ocorre o desequilíbrio dos parâmetros da água: cloro, pH e alcalinidade funcionam em conjunto para estabilizar a água da piscina. Quando os níveis de cloro estiverem muito baixos, se torna mais complexo controlar o pH e alcalinidade total.
Já nos níveis de cloro acima de 8 ppm, outros problemas são mais frequentes como:
O primeiro passo antes de usar o cloro é avaliar os parâmetros de pH e alcalinidade da água com a ajuda da Com a hth® Fita Teste. O recomendado é que a alcalinidade total esteja entre 80 e 120 ppm. Já o pH fica entre 7,0 e 7,4. Orientamos que para melhor desempenho do cloro mantenha o pH em 7,0.
Depois de avaliar esses parâmetros, pode ser necessário fazer ajustes com produtos como o hth® Elevador de pH e hth® Elevador de Alcalinidade, além de outras opções.
Depois, já com a com a filtração acionada, aplique o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance™ 10em1 na dose indicada, que deve se basear no volume de água da piscina. Veja na tabela abaixo:
Volume da Piscina:
Assim, o cloro deve ser espalhado diretamente na piscina em dias alternados, de preferência, ao final do dia. Lembre-se de espalhar também por todas as laterais do recinto.
Mas, no caso das piscinas de vinil e fibra, é importante diluir o cloro granulado em água contida em um balde, para o cloro não afete o revestimento.
Para que o banho de piscina seja mais seguro, antes de entrar na água, avalie novamente o cloro livre com a hth® Fita Teste. A faixa ideal para uso da piscina é de 1 a 3 ppm de cloro livre, portanto, se estiver abaixo de 1 ppm, eleve a dosagem do produto.
Se estiver acima de 3, reduza a dosagem e avalie no dia seguinte novamente ou após seis horas, repetindo todo o processo que a faixa ideal seja atingida.
Para finalizar o tratamento da sua piscina, você pode utilizar os produtos da etapa Proteger, que incluem o hth® Elimina Oleosidade, hth® Limpa Bordas e hth® Ultra Clear. Acesse hth® e conheça nossa linha completa de produtos para tratamento e manutenção de piscina!