logo hth produtos para piscina

piscina de agua verde

Como tratar uma Piscina com Água Verde: Siga nosso passo a passo

A água verde é um dos problemas mais comuns e que mais preocupam os donos de piscinas.

Além de prejudicar o aspecto estético, a água verde, é causada pela presença de algas, pode provocar doenças nos banhistas.

Pensando nisso, é essencial tomar medidas corretivas para evitar que o problema se torne ainda pior.

E embora a água verde possa parecer algo mais complexo, você vai saber neste artigo da hth® como como tratar a água de piscina

Veja que o tratamento de piscina verde pode ser um processo mais simples e prático quando se utiliza os produtos químicos corretos.  Saiba mais!

O que causa a água verde?

As algas trazidas pela chuva e pelos ventos pode alterar a coloração da água da piscina. Mas, além disso, a piscina pode ficar verde por conta da presença do metal cobre.

Do mesmo modo, o excesso de ácido cianúrico e parâmetros de alcalinidade e pH desajustados também levam à mudança de cor da água. 

A falta de cloro nos níveis indicados é outro ponto que pode comprometer a sanitização da piscina, deixando a piscina desprotegida e causando o aparecimento de algas no revestimento, paredes ou no piso. 

Por que tratar a água verde?

Realizar o tratamento de uma piscina nas condições citadas neste artigo é extremamente importante para garantir a purificação e a proteção da água. Afinal, a manutenção da piscina ajuda  evitar a proliferação de outros micro-organismos patógenos. 

É válido também destacar que a água verde tem chances de conter contaminantes que, em contato com a pele dos banhistas,  podem colocar a saúde de todos em risco. 

Em suma, são apenas quatro passos realizados no processo de limpeza da piscina. O primeiro é a avaliação da água. 

Como tratar a água verde

Avaliação 

O tratamento da piscina sempre começa com a avaliação dos parâmetros da água, sendo eles pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico. Nenhum deles pode estar desajustado.

Caso isso ocorra, a eficácia do cloro é afetada e, consequentemente, sua capacidade de purificar a água é perdida. 

Mas cumprir esta etapa de avaliação é muito simples. Assim, para isso, utilize a hth® Fita Teste, que permite avaliar os 4 parâmetros de uma única vez.

Coloque uma das fitas na água da piscina e espere por 3 segundos. Então, retire a fita da água sem balançar; aguarde 15 segundos e pronto. Já é possível comparar os resultados da fita com os resultados do rótulo.

Essas informações serão valiosas para que você dê andamento ao tratamento, utilizando produtos químicos capazes de ajustar pH e alcalinidade. Uma dica: lembre-se de ajustar primeiro a alcalinidade e, depois, o pH.

Com a alcalinidade acima dos 120 ppm, use o hth® Redutor de Alcalinidade e pH. Abaixo dos 80 ppm, use o hth® Elevador de Alcalinidade.

No caso do pH, se ele estiver acima de 7,4, utilize o hth® Redutor de Alcalinidade e pH ou o hth® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte. Se o pH estiver abaixo de 6,8 aplique hth® Elevador de alcalinidade.

Limpeza física

Nesse segundo passo, é hora de pôr as mãos à obra. Escove bem as paredes laterais e fundo da sua piscina. Você estará desgrudando e eliminando as algas e microrganismos danosos para a pele.

Ainda é preciso retirar folhas e detritos da superfície da água, por meio de uma peneira. Não se esqueça de deixar a água da piscina em movimento com o ligado durante todo o processo, recirculando a água.

Uso do hth® Solução Água Verde

Depois de realizada a limpeza das paredes, fundo da piscina e até das bordas, o próximo passo é utilizar um algicida de choque. Portanto, coloque o filtro da piscina na posição recircular e aplique o hth® Solução Água Verde.

O hth® Solução Água Verde é um produto com alta concentração de substâncias químicas que ajudam a eliminar as algas de piscinas​ infestadas.​ A dosagem recomendada deste produto com fórmula livre de cobre é de 7ml para cada 1.000 litros de água, que são aplicados diretamente na água.

O ideal é deixar o algicida gindo por um período de 6 horas, com o filtro na posição recircular. Em seguida, a piscina deve mantida em repouso por 8 – 12 horas.

Passado esse período, reposicione o filtro na posição drenar. Então, com ajuda do aspirador de piscina, aspire toda a parte do fundo para retirar sobras de algas, completando o nível da água após a remoção dos dejetos.

Com a água recuperada, o cloro entra em ação!

Agora que a água verde já não é mais um problema e a piscina está recuperada, a aplicação do cloro se faz essencial para sanitizar a água, protegendo-a contra a proliferação de bactérias e microrganismos. 

Então, coloque a filtração em funcionamento e aplique o cloro da hth® para purificar a água, de preferência, na dosagem de supercloração.

Você pode escolher entre o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance (piscinas domésticas) e hth® Cloro Concentrado Tradicional (piscinas com maior fluxo de pessoas). 

As dosagens indicadas para cada produto são:

  • hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance – 18g para cada 1.000 litros;
  • hth® Cloro Concentrado Tradicional – 14g para cada 1.000 litros.

Tratamento com o hth® Green to Blue

O hth® Green to Blue é outra opção de produto oferecido pela hth® para eliminar a água verde.

A vantagem desse produto é que ele tem duas funções: elimina a água verde a ainda sanitiza a água, reduzindo o tempo de tratamento efetivamente. A água será transformada e ficará cristalina de novo em até 12 horas. 

Fique sempre de olho na piscina!

É importante manter alguns desses cuidados para evitar que a água verde volte a tomar conta da piscina. 

Avalie o nível de pH semanalmente, e o de alcalinidade mensalmente. Faça o tratamento de manutenção, siga o processo APP – Avaliar, Purificar e Proteger.

Conheça os produtos para tratamento de piscina hth ®

Além de pioneira, a hth® é líder absoluta no Brasil e no mundo, em produtos para tratamento de água de piscina. Conheça nossa linha completa de produtos acessando nosso site e nossas redes sociais!