como reduzir ou elevar o pH da água da piscina - hth

Como reduzir ou elevar o pH da água da piscina?

Assim como todos os espaços da casa, a piscina é um ambiente importante, que requer uma rotina de cuidados especiais. Então, quando falamos de limpeza da piscina, uma das primeiras coisas que vêm à mente é a aplicação de cloro. Contudo, existe um passo anterior que precisa ser levado em conta: ajustar o pH da água.

A elevação do pH é essencial para ajustar o pH e garantir a eficácia do cloro o ajuste do pH da água é um processo simples, mas que não pode ser esquecido. Afinal, o pH (abreviação de Potencial Hidrogeniônico) interfere nos produtos químicos.

Então, neste artigo da hth® vamos explicar o que é esse índice, qual sua função e como ajustar o pH com produtos específicos, que garantem a qualidade da água. Saiba mais!

O que é o pH da água?

Em resumo, o pH mede a quantidade de íons de hidrogênio presentes na água, o que indica se a água está neutra, alcalina ou ácida. Alguns fatores podem, alterar o pH, incluindo as chuvas, o uso de produtos químicos, a reposição de água e até mudanças de temperatura. 

Por isso, a avaliação frequente do pH, assim como de parâmetros como alcalinidade total e cloro livre, são fundamentais para manter uma piscina com água limpa e saudável.

Consequentemente, a água se mantém saudável e não corrói os equipamentos usados para filtragem e outros fins. Portanto, ao avaliar a água da sua piscina, lembre-se que a faixa ideal de pH deve estar entre 7,0 e 7,4.

Qual a função do Potencial Hidrogeniônico na piscina?

Além de garantir a qualidade da água e a durabilidade dos equipamento, o pH ajustado assegura outros benefícios para quem deseja desfrutar da piscina sem riscos. Veja alguns deles:

  • Manutenção da eficácia do cloro: sem o pH equilibrado, o cloro se decompõe rapidamente, perdendo sua função de higienizar a água, eliminando germes e microrganismos. 
  • Prevenção de riscos à saúde: com o pH equilibrado, evita-se problemas de saúde que envolvem desde a irritação nos olhos até doenças de pele. O pH abaixo do indicado, por exemplo, deixa a água mais ácida, ressecando a pele e fazendo olhos e nariz mais sensíveis. 

Por outro lado, o índice elevado demais causa desconforto e coceira na pele dos banhistas. 

Quais os procedimentos para elevar ou diminuir o pH da água?

Os ajustes dos parâmetros como pH e alcalinidade são realizados com a aplicação de produtos químicos. Contudo, antes da adição dos produtos, você precisa usar um item para saber se deve elevar ou reduzir esses parâmetros.

Logo, esse item primordial em seu kit de cuidados com a piscina é a hth® Fita Teste, que avalia todos os parâmetros de uma única vez. O procedimento é simples, conforme mencionaremos abaixo:

  • Pegue hth® Fita Teste e mergulhe na água da piscina, acerca de 30 centímetros do nível da água;
  • Aguarde três segundos e retire a Fita sem balançar para retirar o excesso de água:
  • Depois de 15 segundos, (com a fita fora da água), a fita irá apresentar colorações que devem ser comparadas com o rótulo, de modo que você saiba o próximo passo para elevar ou reduzir o pH da água.

O que fazer após avaliar a água da piscina com a hth® Fita Teste?

Após comparar os resultados da fita com o rótulo, é hora de aplicar os produtos recomendados. Então, para elevar o pH que está abaixo do nível ideal, aplique o hth® Elevador de pH, que é produzido nas versões líquido ou pó (barrilha leve).

Mas se o ajuste necessário for reduzir o pH utilize produtos como o hth® Redutor de Alcalinidade e pH ou o hth® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte.

Uma dica importante: antes de corrigir o problema do pH com os produtos recomendados, faça antes o ajuste da alcalinidade total, que é a quantidade de sais minerais presentes na água. De fato, quando a alcalinidade está fora da faixa ideal, ela pode influenciar na mudanças no pH para mais ou para menos. 

Depois de ajustar o pH, qual o próximo passo?

Assim que fizer a aplicação dos produtos para ajustar a água, escolha um dos tipos de cloro produzidos pela hth® para para sanitizar a água da sua  piscina. Então, coloque a filtração em funcionamento e aplique a dosagem recomendada do hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance ou do hth® Cloro Concentrado Tradicional.

Vale dizer que todos eles são altamente eficazes na eliminação de germes e bactérias. Porém, em piscinas menos usadas, como as de casas de veraneio, o cloro indicado é o hth® Cloro Ação Contínua Flutuador (com pastilhas).

Isso porque o dosador  é inteligente, garantindo a limpeza da água por até 30 dias. Com um clique no dosador, o produto será liberado continuamente. 

Além disso, sua formulação ajuda a prevenir a água verde e preserva a cristalinidade da água por muito mais tempo. Ou seja, você poderá aproveitar sua piscina com água limpa, bonita e sem o risco de crescimento de algas. 

Ficou mais fácil tratar sua piscina? Confira as dicas sobre cuidados com a piscina no blog e no site da hth®, a maior fabricante de produtos para piscina do país!