Ao pesquisar sobre o tratamento de água da piscina, você com certeza ouviu muito os seguintes termos: pH e alcalinidade. Por certo, tais termos são regularmente usados devido a grande importância desses parâmetros no tratamento químico da água.
Por meio do equilíbrio desses parâmetros e de outros, como cloro livre e ácido cianúrico, é possível avaliar as condições da água.
E, depois da avaliação, os ajustes podem ser devidamente realizados com produtos específicos, que vão deixar a piscina ideal para banho.
O tratamento da água da piscina contemplando as etapas de avaliação, purificação e proteção asseguram a prevenção de doenças como:
Além disso, também é um passo fundamental para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. A limpeza da água também contribui ativamente para a redução do desperdício da mesma.
Então, tendo isso em mente, é válido lembrar que o tratamento da água começa sempre com os ajustes de pH e alcalinidade.
O equilíbrio do pH em sua piscina é um dos fatores mais importantes para manter uma água limpa e confortável. O pH representa a quantidade de hidrogênio presente na água.
Alguns fatores, incluindo a chuva, temperatura, reposição de água, poluição e uso indevido de produtos químicos pode alterar o pH da água. Assim, a avaliação adequada do pH garantirá os ajustes necessários para que esse parâmetro promova a eficácia do cloro.
Além disso, com o pH ajustado, o cloro tem ação mais eficaz para manter a piscina limpa e livre de algas.
Contudo, caso o ajuste desse parâmetro não ocorra, os problemas mais comuns que surgem são irritação nos olhos dos banhistas, coceiras na pele, bem como a corrosão dos metais (no caso de pH abaixo de 6.8).
Já com o pH superior a 7.4 a consequência é a baixa eficiência do cloro.
A alcalinidade é a quantidade de sais minerais presentes na água. Ela está intimamente relacionada ao pH, sendo que os níveis adequados de alcalinidade são um fator chave na equilíbrio do pH.
O nível ideal de alcalinidade é na faixa entre 80 e 120 ppm. Mas quando ela está abaixo de 80, a alcalinidade baixa é capaz de levar à corrosão dos equipamentos da piscina.
Do mesmo modo, a proliferação de algas é outro problema que surge com o desajuste da alcalinidade. Isso porque o desajuste de alcalinidade provoca flutuações dos níveis de pH o que, por sua vez, afeta a eficácia do cloro.
Por outro lado, a alcalinidade alta (acima de 120 ppm) força o aumento do nível do pH e tende a deixar a água mais turva.
Para ajustar os parâmetros da água do modo ideal, estabilizando seus níveis com eficiência, a hth® desenvolveu uma linha de produtos para esta etapa.
A hth® Fita Teste é o início do processo. A partir dela, avalia-se os parâmetros da água e desta forma identificar se algo precisa ser ajustado. Então, o uso da fita é simples: basta mergulhar uma fita na água da piscina, 30 cm abaixo da superfície.
Depois aguarde por alguns segundos, retire a fita da água, espere mais 15 segundos e já poderá ver os resultados. Compare os resultados da fita com os resultados do rótulo, que indicam quais parâmetros deverão ser ajustados.
Os produtos mais recomendados para deixar os parâmetros da sua piscina novamente em níveis adequados são:
A dosagem do hth® Elevador de Alcalinidade é de 17g do produto para cada 1.000 litros de água. Acione o filtro da piscina e dilua o elevador de alcalinidade em um balde com um pouco de água da própria piscina.
Então, mexa bem e vá despejando a mistura na água, ao longo das laterais. Depois, deixe a água filtrando por 6 horas, avaliando novamente passadas 3 horas do tratamento inicial.
Já o hth® Redutor de Alcalinidade e pH pode ser aplicado diretamente na piscina, pois é um produto líquido. Espalhe o produto também pelas laterais da piscina, filtrando por 6 horas. A dosagem ideal é de 13 ml para cada 1.000 litros de água.
Uma dica: como a alcalinidade altera o pH, o mais indicado é realizar a correção da alcalinidade primeiramente para só depois corrigir o pH.
Somente após a correção dos parâmetros é que inicia a etapa de purificação da água, onde será aplicado o cloro.
Nesta etapa, temos a opção do hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance, ideal para piscinas residenciais, e hth® Cloro Concentrado Tradicional ideal para piscinas com grande fluxo de pessoas, por exemplo, piscinas de academias e clubes.
Ambos os tipos de cloro eliminam 99,9% das bactérias e são livres de ácido cianúrico.
A piscina com água desajustada não é adequada para o uso e causa incômodos aos usuários.
As ocorrências mais comuns causadas por esta é a vermelhidão nos olhos e o ressecamento de pele e cabelos.
Mantenha sua piscina ajustada com hth®, qualidade e segurança sempre.