logo hth produtos para piscina

Como manter a água da piscina sempre limpa

Como manter a água da piscina sempre limpa

Uma casa sempre limpa e organizada oferece mais conforto, promovendo a saúde e o bem-estar dos moradores, certo? Essa verdade também se estende às piscinas, que, quando tratadas com produtos como o hth® Cloro Flutuador, se mantêm em boas condições de uso constantemente.

A manutenção frequente da piscina, de fato, é uma necessidade que não pode ser deixada de lado. Afinal, as piscinas abertas são ambientes mais suscetíveis ao acúmulo de sujeira que vem com as chuvas e com os ventos. E até mesmo sujeiras em razão do alto número de banhistas frequentando o espaço afetam a qualidade da água.

Pensando nisso tudo, a hth® elaborou este post para te mostrar como cuidar da água da piscina usada com frequência e, principalmente, das piscinas poucos desfrutadas. Saiba mais!

Qual a importância do cloro para a sanitização da piscina?

A purificação e a desinfecção da água piscina são duas das maiores preocupações de quem tem piscina em casa. Isso porque esse ambiente pode ser facilmente infectado por germes e bactérias, que causam diversas doenças. 

Então, quando pensamos em desinfecção da água da piscina, o principal produto para essa finalidade é o cloro. E por que ele é tão utilizado para sanitizar as piscinas domésticas e de clubes? A resposta é simples: o cloro possui ativos que atuam direta e fortemente na eliminação de bactérias, tendo também uma ação muito rápida. 

Quais doenças são transmitidas por água de piscina suja?

Uma piscina que não está recebendo o tratamento adequado é um “prato cheio” para a proliferação de algas verdes – que mudam a coloração da água -, além de germes e bactérias. 

Assim, a lista de doenças que essa água contaminada é bastante extensa, incluindo problemas como:

  • Otite externa;
  • Gastroenterite severa, causada pelo parasita Cryptosporidium sp;
  • Candidíase na virilha;
  • Micoses de pele;
  • Vômitos e diarreia, provocados pela bactéria Legionella pneumophila;
  • Foliculite;
  • Giardíase (infecção nos intestinos) em crianças; 
  • Outras infecções bacterianas.

Além disso, a piscina que não recebe manutenção frequente é um foco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. 

Portanto, é essencial manter os cuidados com a piscina para evitar todos esses problemas. Mas não se preocupe se você não tem muito tempo para se dedicar ao tratamento da piscina e aplicar o cloro toda semana. Nesse caso, indicamos a utilização do hth® Cloro Flutuador

O que é o cloro flutuador?

O Cloro Flutuador é composto por um acessório flutuador que contém cloro em pastilhas em seu interior. Desse modo, as pastilhas de cloro vão sendo dissolvidas lentamente com o passar dos dias, enquanto o acessório flutua na água. 

O mais interessante é que o produto permite que o cloro seja liberado na quantidade ideal, sem que seja necessário aumentar a aplicação do cloro. Além disso, o cloro garante que a água se mantenha cristalina e limpa, porque a substância química é distribuída de forma homogênea por toda a água. 

Vantagens de usar o hth® Cloro Flutuador nas piscinas

Além de ser um produto econômico e eficiente, o hth® Cloro Flutuador possui um dosador, que, com apenas um clique, libera continuamente o cloro na água. Por sua vezes, os ativos do produto asseguram a eliminação de bactérias por até 30 dias, indicando quando as pastilhas já se esgotaram. 

A fórmula com Active Clear™, uma tecnologia exclusiva desenvolvida pela hth®, oferece muitas vantagens como:

  • Impede o crescimento de algas;
  • Aglomera os resíduos em micropartículas, que são eliminadas na filtração;
  • Mantém a cristalinidade da água;
  • Previne a água verde, causada por contaminação e algas.

Como fazer o tratamento da piscina com o hth® Cloro Flutuador

Os cuidados com a piscina sempre começam com a avaliação dos parâmetros de alcalinidade e pH da água. Para executar essa tarefa, utilize a hth® Fita Teste, um produto que permite avaliar esses parâmetros simultaneamente. 

Pegue uma fita e mergulhe-a na água da piscina, a 30 cm da superfície para evitar o contato com contaminantes que ficam flutuando. Deixe a fita na água por alguns segundos, retirando em seguida. Então, espere mais 15 segundos para poder comparar as cores que aparecem na fita com as cores indicadas no rótulo da hth® Fita Teste.

Vale lembrar que os resultados ideais são esses abaixo:

  • Alcalinidade total entre 80 e 120ppm;
  • pH entre 7,0 e 7,4.

Portanto, se pH e alcalinidade estiverem fora das respectivas faixas ideais, é necessário ajustá-los com produtos elevadores ou redutores de pH e de alcalinidade, que você encontra em nosso site. 

Aplicação do cloro flutuador

Após avaliar e ajustar pH e alcalinidade, é o momento de aplicar o hth® Cloro Flutuador. Para isso, retire o rótulo do produto com auxílio da linha picotada ao longo da faixa. Em seguida, gire a base do acessório, adaptando a posição da abertura do hth® Cloro Flutuador conforme o tamanho da sua piscina. 

A indicação é essa abaixo:

Flutuador pequeno – 830 g

Posição A: 15.000 litros

Posição B: 20.000 a 25.000 litros

Posição C: 30.000 litros

Flutuador grande – 1,66 g

Posição A: 30.000 a 40.000 litros

Posição B: 40.000 a 60.000 litros

Posição C: 60.000 a 70.000 litros

Depois, é só deixar o hth® Cloro Flutuador na água que o produto começará sua ação de sanitização. A próxima troca do flutuador ocorrerá apenas quando o hth® Cloro Flutuador estiver inclinado na posição horizontal. 

Como última dica, lembramos que não se deve posicionar o flutuador na “prainha” enquanto o produto estiver agindo, ok? Fazendo tudo isso, sua piscina estará sempre cristalina, livre de bactérias e pronta para uso a qualquer momento!

Para mais dicas sobre limpeza de piscina, acesse nosso blog e nossas redes sociais!