logo hth produtos para piscina

Piscina de fibra

Como limpar uma piscina de fibra

Você sabe quais produtos para tratamento de piscina usar em um tanque de fibra? O uso de produtos químicos pode parecer algo simples, mas é essencial saber como eles interagem em cada tipo de material usado na construção da piscina.

Dependendo do material (vinil, plástico, concreto ou fibra), exige-se um cuidado extra com a aplicação de produtos mais corrosivos. 

Por isso, a hth® oferece as melhores para você tratar sua piscina de fibra com os produtos ideais, sem o risco de causar danos ao tanque ao longo do tempo! 

Características da piscina de fibra 

Pensando em ter uma piscina em casa? A piscina de fibra é certamente uma das mais práticas de construir. Isso porque o projeto não exige muito trabalho na execução: basta cavar um buraco para fazer a instalação do tanque de fibra. 

Ou seja, é o tipo de piscina para quem busca agilidade na instalação, alta durabilidade do produto e oferta de modelos com tamanhos variados. 

Aliás, a oferta de modelos de piscinas de fibra é o que torna esse tipo de piscina tão atraente, já que pode ser instalada mesmo em espaços muito pequenos. 

Sem contar que é um material fácil de limpar e que não requer a manutenção constante. No entanto, a limpeza do tanque de fibra necessita que você siga alguns passos importantes. 

Quais produtos para tratamento de piscina usar na piscina de fibra?

Antes de mais nada, tenha em mente que a limpeza da piscina de fibra deve ser feita regularmente. Assim, você evita problemas como a proliferação de algas, que alteram a cor e a qualidade da água da piscina

Produtos hth

O tratamento da piscina com produtos químicos serve também para impedir o crescimento de fungos e germes causadores de doenças como candidíase, além de outras. Então, para começar, separe alguns materiais, entre eles: 

  • Peneira 
  • Mangueira
  • Cabo telescópico
  • Escova de cerdas macias
  • Aspirador
  • Produtos químicos: Fita Teste de pH e alcalinidade, redutores e elevadores de pH e alcalinidade, cloro e algicida. 

5 Passos para garantir o tratamento de piscina de fibra

Remoção da sujeira dos arredores da piscina

O primeiro passo de como limpar piscina de fibra é remover toda a sujeira do entorno. Isso é essencial para remover folhagens e galhos, principalmente se o entorno for área coberta por gramado, deck ou revestimento. 

Caso não ocorra a remoção da sujeira desse espaço, todo seu trabalho de limpeza da água pode ficar comprometido.  

Então, sempre comece varrendo a sujeira, recolha com uma pá, passe um pano úmido e limpe as bordas da piscina com o hth® Limpa Bordas. 

Remoção de sujeira da água

Depois da limpeza do entorno, mantenha o foco na limpeza do recinto, tanto água quanto do revestimento, para retirar a sujeira que fica suspensa na água, aproveite a peneira e o cabo telescópico. 

Com a escova, remova o lodo e os detritos que ficam aderidos às paredes do tanque. Lembre-se, então, de esfregar toda a piscina e os cantos com uma escova com cerdas de nylon.

Aspiração de resíduos 

Após escovar a piscina, aguarde até que toda a sujeira se deposite no fundo do tanque e, desse modo, aspire tudo. Adicionalmente, acione o filtro na posição de filtragem para aspirar de forma sutil. 

Mas lembre-se de aspirar a sujeira com cuidado,  sem espalhar os detritos por toda a água. Essa é a parte principal para limpar a piscina de fibra.

Para facilitar o trabalho de aspiração, você pode contar com o hth® Reduz Aspiração. Em suma, o produto químico da hth® melhora o desempenho da filtração diária, aumentando a retenção de resíduos na areia do filtro

hth® Reduz Aspiração

Limpeza do filtro da piscina

No processo de limpeza, faça também a higienização do filtro da piscina. Normalmente, esse equipamento recebe limpeza a cada duas semanas, mas quando a piscina é grande, aumente a frequência de limpeza do filtro.

Ademais, troque a areia do filtro sempre que ela se apresentar saturada. Quando saturada, ela perde a capacidade de reter a sujeira da água da piscina. 

Aplique os produtos químicos para tratamento de piscina

O tratamento químico começa, na verdade, com a avaliação dos parâmetros da água. Então, conte com a ajuda da hth® Fita Teste, um produto que facilita a medição e oferece mais praticidade ao tratamento da piscina. 

hth® Fita Teste

Mergulhe uma fita na água, retirando em seguida. Aguarde alguns segundos para ver os resultados. Com base neles, você saberá se deve aplicar o redutor ou o elevador de pH e alcalinidade, equilibrando a água quimicamente de novo

Veja, abaixo, os níveis ideais de cara parâmetro químico: 

  • Cloro Livre: entre 1 a 3 ppm
  • pH: entre 7,0 e 7,4
  • Alcalinidade Total: entre 80 e 120 ppm
  • Ácido Cianúrico: acima de 50 ppm

Cloro 

O melhor período para a aplicação do cloro é à noite, quando os riscos de evaporação são menores. Além de purificar a água, evitando a formação de germes, fungos e bactérias, a função do cloro é manter a água cristalina e sem odor. 

Recomendamos o uso do hth® Cloro Aditivado 10em1™, um produto multiação, que elimina bactérias e fungos. Além disso, ele torna a água mais cristalina, aumenta o brilho e previne água verde.

hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™

Algicida

A aplicação do algicida, o que deve ser feito, no mínimo, uma vez por semana, é uma etapa fundamental para que o crescimento de algas e lodo não aconteça. 

As algas, aliás, costumam tornar o piso da piscina bem escorregadio, oferecendo riscos para os banhistas, além de comprometer a estética da piscina. A dica, portanto, é você usar o hth® Previne Água Verde. 

Para conhecer todos os produtos para tratamento de piscina da hth® acesse nossos produtos e confira também mais dicas em nosso blog! 

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!