Como funciona o filtro da piscina?

O filtro é um dos principais componentes da piscina. Ele faz parte do sistema hidráulico junto com o skimmer, a bomba e o ralo do fundo. E é responsável por 80% da qualidade da água e você deve usá-lo todos os dias para garantir uma limpeza completa da sua piscina!

Então, sendo uma equipamento indispensável para qualquer tratador de piscina, acompanhe o Blog hth® e veja mais informações sobre como funciona o filtro, os seus tipos, suas funções e algumas dicas!

Confira:

a

Apesar de existirem diferentes tipos de filtros, todos tem a mesma função. A principal diferença de um para o outro é o material específico de filtragem. Então, na hora de escolher, verifique qual o melhor tipo para sua piscina e o melhor produto em relação custo x benefício.

Veja os tipos de filtro de piscina:

  • Filtro de Areia: como o nome indica, ele usa a areia de sílica como o meio filtrante. É o modelo mais popular, pois exige menos gasto com manutenção e tem grande durabilidade.
  • Filtro de Cartucho: esse outro tipo, utiliza cartuchos substituíveis para realizar a filtração. Cada cartucho dura cerca de um ano e precisa ser limpo toda semana. A vantagem dessa opção é a facilidade na limpeza e instalação.

b

O filtro funciona de uma maneira bem simples, até mesmo instintiva: a água é sugada pelo skimmer e pelo ralo por meio da bomba da piscina, passa pela areia que filtra a água e depois é devolvida para a piscina. Quando toda a água da piscina passa pelo filtro e volta para a piscina, um ciclo se completa. A dica é realizar, pelo menos, um ciclo por dia. Normalmente, o tempo é de 6 horas.

Esta é a primeira e principal função do filtro, a filtração. Porém, ele também possui outras finalidades, como a retrolavagem. Esta função é importantíssima para um bom funcionamento do filtro e, consequentemente, para uma boa limpeza da água. E ela funciona da seguinte maneira: após muitos ciclos, a areia estará com sujeira acumulada, então, é necessário inverter o sentido da água para que a sujeira seja retirada e expelida em um esgoto.

A retrolavagem é uma função realizada nos filtros de areia. No caso dos filtros de cartucho, a limpeza é ainda mais fácil: basta retirar o cartucho e utilizar jatos de água para remover a sujeira acumulada manualmente.

Veja aqui algumas dicas para garantir o bom funcionamento do seu filtro e tenha uma água limpa e cristalina sempre!

  • Filtre sua piscina todos os dias, mínimo de 6 horas por dia;
  • Faça a retrolavagem apenas quando necessário;
  • Nunca mude a posição da alavanca da válvula do filtro com a bomba ligada;
  • Nunca feche todos os registros a não ser para manutenção;
  • Nunca deixe a bomba funcionar sem água ou sem circulação de água, exceto para testes por períodos curtos;
  • Antes de ligar o sistema, verifique se a tampa do pré-filtro estão bem fechada e se os registros e válvulas estão na posição correta.

Agora que você sabe mais sobre o filtro da sua piscina, aumente o poder de eficácia dele com a hth®! Conheça o hth ® Reduz Aspiração, um produto que aumenta a retenção de resíduos no filtro e trabalha lado a lado com o seu equipamento!  #PiscinaAproveiteMais

Fontes: ABC Piscinas, Marpe Piscinas, ANAPP