Como e quando trocar a areia do filtro da piscina hth

Como e quando trocar a areia do filtro da piscina?

A manutenção química e física correta da piscina residencial ou de clubes e academias – garante a pureza, a cristalinidade e a qualidade da água para os banhistas. 

Quando falamos de limpeza da piscina, normalmente os temas mais abordados são o uso do cloro, a proteção da água, a aspiração da piscina e a avaliação dos parâmetros da água.

Contudo, neste artigo da hth®, vamos explicar mais sobre a areia para filtro de piscina e como esse elemento filtrante é importante na manutenção do sistema de filtragem da piscina. Confira!

Como a areia para filtro de piscina retém a sujeira?

A areia destinada à filtração da água de piscinas, feita de sílica, possui um formato diferente. As arestas dos grãos de areia ajudam reter a sujeira logo que a água passa pelo material. 

Com o passar do tempo, essas arestas sofrem polimento por conta da passagem da água, tornando os grãos de areia mais arredondados. Por consequência, a capacidade de filtração da água diminui. 

Etapas para trocar a areia do filtro de piscina

Para ter sucesso no trabalho de troca da areia do sistema de filtragem, existem 6 etapas que devem ser obedecidas na sequência. Assim, é possível evitar qualquer problema que comprometa a eficiência do sistema de filtragem e a capacidade de retenção de detritos pela areia. 

Portanto, vamos conhecer o primeiro passo:

Etapa 1 – Atenção à periodicidade de substituição da areia saturada pela areia nova

Após 2 anos de uso, a tendência é que a areia usada no filtro perca sua capacidade de filtrar bem a água da piscina. Por isso, a maioria dos fabricantes indica a troca do material a cada 2 anos. 

Dessa forma, a eficácia do filtro será elevada, permitindo manter a água limpa e mais cristalina. 

Etapa 2 – Remoção da areia com aspirador à vácuo

Na hora de remover a areia saturada, não faça isso com as mãos. De preferência, utilize um aspirador à vácuo, que facilita o processo, além de impedir o contato direto das mãos com a areia suja. 

Vale destacar que a areia em um filtro velho pode conter bactérias e germes causadores de doenças de pele. 

Etapa 3 – Adição de água no tanque

Assim que a areia já usada dor removida com o aspirador à vácuo, coloque água no tanque antes de inserir a nova areia. Logo, esse procedimento faz com que a água absorva um pouco o impacto da queda da areia sobre a montagem lateral. 

Etapa 4 – Adição da nova areia

Nesta etapa de adição da areia nova, verifique se o material que será colocado no filtro é a areia #20 de sílica. Afinal, esta areia, que conta com 40-50 mm de diâmetro, é feita especificamente para o meio filtrante, não causando danos no filtro. 

Além disso, é possível encontrar esse tipo de areia em qualquer estabelecimento de venda de materiais para piscina.  

Etapa 5 – Adição da nova areia

Ao adicionar a areia no filtro, não deixe que restos do material fiquem aderidos ao tubo que contém o filtro. Sendo assim, mantenha a abertura isolada, o que ajuda a impedir que o material arenoso derrame para fora do filtro, atingindo as paredes do tubo.

Etapa 6 – Coloque a tampa no sistema de filtragem

Após a adição da areia nova, coloque a tampa sem apertar demais para não danificar o corpo do filtro. Afinal, se isso ocorrer, será preciso substituir todo o tanque, o que é trabalhoso e oneroso. 

Dica: verifique a quantidade de areia inserida no filtro

A quantidade de areia adicionada a filtro depende do tamanho do meio filtrante. Ou seja, é importante buscar informações corretas, que indiquem a quantidade ideal de areia, de acordo com o filtro que você utiliza em sua piscina. 

Caso a areia seja usada em quantidades inadequadas – para mais ou para menos – o filtro pode sofrer danos e nao funcionar da forma ideal a fim de filtrar as impurezas da água da piscina

Por fim, com a substituição da areia já completa, é recomendado fazer uma lavagem completa no filtro, com retrolavagem por três a cinco minutos. 

Dica importante: recomendamos que a troca da areia seja feita por um profissional técnico, um tratador, por exemplo.

Gostou das dicas da hth® para facilitar a troca da areia no sistema de filtragem da sua piscina? Continue acompanhando nosso blog e saiba tudo sobre tratamento de piscina, e também sobre os cursos online de limpeza de piscina que oferecemos em nosso site!