Por conta do inverno, muitos donos de piscina deixam de usar o espaço de lazer devido ao clima mais frio. Contudo, ainda é possível aproveitar a piscina no inverno e curtir a diversão da água com seus amigos e familiares!
Sabe como? Adotando algumas práticas e cuidados que promovem o conforto térmico e mantém a qualidade da água. Afinal, não basta apenas que o líquido do tanque esteja em temperatura agradável.
É muito importante também manter a qualidade da água, o que significa que a limpeza, a pureza e a criatividade devem estar presentes.
Então, veja algumas maneiras de aquecer a água da sua piscina no inverno para você garantir diversão durante o ano todo.
Do mesmo modo, confira como cuidar da piscina com a limpeza física e química, protegendo a água contra as algas e sujeiras.
Separamos os equipamentos fundamentais que você deve instalar e fazer a manutenção regularmente quando o assunto é aquecimento de piscina no inverno!
Existem diversas maneiras de aquecer sua piscina, sendo a mais popular entre elas o aquecedor elétrico. Simples, acessível e barato, o aquecedor elétrico funciona de maneira bem prática, podendo ficar ligado durante o ano todo!
Em resumo, o equipamento suga parte da água da piscina para um tanque de aquecimento.
Então, após aquecer a água, bombeia-a de volta para a piscina. O ponto negativo do aquecedor elétrico é que ele não é tão econômico.
Seu consumo elétrico é de, em média, 24 kw/h (o mesmo que 5 chuveiros elétricos). E demora 20 horas para completar o aquecimento.
Os aquecedores a gás funcionam da seguinte maneira: por meio da queima de gás natural ou GLP, a serpentina é aquecida. Assim, por meio dessa serpentina, a água passa e retorna para a piscina.
Seu consumo equivale a dois chuveiros a gás (2,2 kg de gás por hora) e seu funcionamento é preciso, mantendo a temperatura desejada constante e igual.
Além disso, o processo inteiro de aquecimento do aquecedor a gás leva 24 horas, sendo que a instalação é um pouco mais cara.
Os aquecedores solares são os mais caros para instalar, porém os mais econômicos quando o assunto é consumo de energia.
Para funcionar, são instaladas placas que captam a energia solar por toda a extensão da piscina.
Eles transformam a energia solar em calor e repassam para um tanque, onde a água circula.
A bomba de calor retira o calor da atmosfera e transfere para a água da piscina. Ele pode demorar um pouco mais em relação aos outros métodos (seu processo de aquecimento completo demora 36 horas), mas é também o mais econômico, gastando apenas 3 kw/h.
E essa desvantagem é pior ainda no inverno, pois o aparelho depende da temperatura ambiente para aquecer a água. Se o clima está mais frio, ele vai demorar mais para conseguir retirar o calor e transferir para a água.
Se a piscina não está em uso durante o inverno, vale ter alguns cuidados básicos, como manter o recinto coberto com uma lona. A lona, portanto, tem a função de proteger o espaço de lazer do contato com o ambiente externo.
Assim, a sujeira, galhos, folhagens e insetos não caem na água e não a contaminam. Mas se existe a intenção de utilizar a piscina nos dias mais frios do ano, então é a hora de começar a tratá-la da forma correta!
Uma piscina aberta, ou seja, exposta ao tempo, fatalmente será atingida por galhos, folhas e outras sujeiras trazidas pelo vento e pelas chuvas. Desse modo, procure sempre remover esses detritos com uma peneira e um cabo telescópico.
O cabo facilita o acesso a todo o perímetro da piscina, ajudando na recolha das sujeiras por meio da peneira.
Caso seja necessário, faça a aspiração da piscina pelo menos uma vez por semana. Você pode aspirar de duas formas:
Aspiração filtrando – neste caso, depois de tratada, a água retorna ao tanque. Para fazer isso, atente-se à posição dos registros na casa de máquinas:
Aspiração drenando – neste tipo de aspiração, parte da água é perdida, sendo necessário repor um pouco de água no tanque. Veja como fica a posição dos registros na casa de máquinas:
Para facilitar o processo de aspiração, você pode contar com a ajuda do produto químico hth® Clarifica Maxfloc, que flocula e aglomera no fundo da piscina toda a sujeira existente.
O tratamento químico da água durante o inverno é de suma importância para manter o tanque e a água em perfeitas condições de uso.
Portanto, comece a manutenção química avaliando os parâmetros da água – pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico.
Faça isso com a hth® Fita Teste, que avalia todos os parâmetros de uma única vez e com toda a praticidade. Então, mergulhe a fita na água da piscina, cerca de 30 cm abaixo da superfície.
Aguarda alguns segundos, remova a fita sem balançar e verifique os resultados, comparando-os com o rótulo do produto.
Depois, basta ajustar pH e alcalinidade com produtos como elevadores ou redutores de pH e alcalinidade, conforme a necessidade.
A manutenção da piscina no inverno fica completa com a adição de cloro, cuja função é purificar a água. Assim, não ocorre a proliferação de germes, bactérias e algas, que tornam a água esverdeada.
Você pode escolher o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™, que sanitiza a água e libera íons minerais para tornar a água extremamente cristalina.
Utilize também o hth® Previne Água Verde, que protege a piscina prevenindo o surgimento de algas.
Uma vantagem desse produto é que sua fórmula avançada é livre de cobre, por isso evita a formação de manchas na piscina.
Encontre o método mais viável para você e curta sua piscina durante o ano todo! E, caso apareça qualquer dúvida sobre tratamento de piscinas aquecidas, veja o nosso post de Blog que aborda esse assunto em detalhes: