logo hth produtos para piscina

Clarificante de Piscinas: entenda qual seu uso no processo de limpeza

Uma piscina de água clara e cristalina é bem mais atraente para os banhistas. Afinal, a água clarificada remete também à limpeza do recinto, o que é essencial para a saúde e a segurança de todos. 

Nesse sentido, não é só o cloro que tem importância no processo de tratamento da água da piscina. O clarificante de piscina, de fato, é um dos produtos que deve ser utilizado na etapa de proteção da água, após a fase de sanitização da piscina. 

Assim, neste post da hth®, você vai saber mais sobre como usar os clarificantes, como esses produtos e agem e quais opções existem no mercado. Confira!

O que é e para que serve o clarificante de piscina?

O clarificante é um produto químico, formulado com o objetivo de promover a decantação da sujeira água da piscina. O processo de decantação é importante èpois elimina a turbidez da água (água opaca), muitas vezes ocasionada pelo acúmulo de micropartículas em suspensão. 

E essas micropartículas, por vezes, não são facilmente removidas pela filtração. Em suma, o clarificante faz com resíduos e pequenas partículas sólidas se agrupe, ficando suspensas na água. 

Depois de agrupadas (floculadas), essas partículas se tornam mais pesadas que a água. Então, se depositam no fundo da piscina, abrindo caminho para a aspiração ou a filtragem da água da piscina com maior praticidade.

Quando é indicado usar o clarificante para tratamento de piscina?

Para manter a qualidade da água da piscina e sua cristalinidade, nós da hth®, como especialistas em produtos para tratamento de piscina, recomendamos o uso do clarificante uma vez por semana, pelo menos.

Dessa forma você assegura a transparência da água da piscina. Contudo, caso a água esteja muito turva, pode ser necessário fazer mais de uma aplicação do produto por semana, até que a água volte ao seu estado normal – translúcida. 

Como usar o produto clarificante?

O uso do clarificante é bem simples, mas é importante seguir alguns passos. Veja como aplicar o produto química na água, garantindo um bom resultado: 

A adição do clarificante na piscina pode ser feita diretamente, sem precisar dissolver em um balde com água. Então, para cada 1.000 litros de água, a medida de clarificante é de 5 a 6 ml, ou você pode seguir a indicação no rótulo do produto. 

Espalhe o produto em vários pontos da piscina para que, dessa forma, o produto atue em todo o volume de água. 

Em seguida à adição do clarificante, deixe o filtro na posição filtrar por 6 horas. Após esse período, desligue o filtro e deixe a repousar por mais 12 horas. Então, toda sueira estrá acumlada no fundo da piscina, sendo facilmente removida  pela aspiração. 

Uma observação: antes de clarificar, faça a avaliação dos parâmetros da água com a hth® Fita Teste, pois é fundamental que cloro livre, pH, alcalinidade e ácido cianúrico estejam ajustados. 

Produtos hth® para clarificar a água

Conheça alguns produtos da hth® que vão facilitar o tratamento e a manutenção da piscina, deixando a água mais limpa e cristalina: 

hth® Clarifica Maxfloc

O hth® Clarifica Maxfloc tem a missão de proteger a cristalinidade da água, preservando a beleza por meio da clarificação contínua e com seu uso contínuo. Além disso, o produto ajuda a aglomerar e a flocular os resíduos, que são eliminados durante a filtração.

Antes de aplicar o hth® Clarifica Maxfloc, verifique se os parâmetros da água estão ajustados com o auxílio da hth® Fita Teste. Se você precisa manter a cristalinidade da água, use 1,5 ml do Maxfloc para cada 1.000 litros de água, aplicando diretamente na piscina. Faça isso uma vez por semana.

Mas se a água está com aparência suja, acione a filtração e aplique 6 ml por 1.000 litros de água diretamente na piscina, depois desligue a bomba e deixe a água da piscina em repouso por 12 horas. Com o filtro na posição drenar, faça a aspiração do fundo.

hth® Água Turva 

A turbidez da água da piscina é algo que pode ser provocado por vários aspectos, incluindo o desequilíbrio do pH, areia com mais de dois anos de uso, falta de cloro, muita sujeira  e o excesso de ácido cianúrico, além de outros problemas. 

Mas, para resolvê-los, basta usar o hth® Solução Água Turva, um produto que atua como clarificante e floculante de alto desempenho. Com ele, você vai  recuperar a cristalinidade da água rapidamente. 

hth® Ultra Clear 

Este produto formulado pela hth® tem dupla função: ele clarifica, ao mesmo tempo em que previne o surgimento de algas na piscina. O produto evita o surgimento de manchas esverdeadas nos cabelos e no revestimento da piscina, uma vez que sua formulação não contém cobre. 

O hth® Ultra Clear também é comercializado na versão refil, mais econômica por seu formato sustentável, mas que apresenta o mesmo nível de qualidade dos produtos hth®!