logo hth produtos para piscina

Casa com piscina

Casa com piscina: custos, vantagens e desvantagens

Construir e manter uma piscina em casa requer planejamento, investimento e atenção às necessidades desse espaço de lazer. Sobretudo, é essencial ter em mente que você precisa organizar seu orçamento para a compra de produtos para piscina e equipamentos como filtro, motobomba e acessórios de manutenção.

Além disso, mesmo com todos os cuidados, após longos anos de uso o tanque exigirá reparos, seja no revestimento ou no piso. 

piscina em casa com dicas

Assim, antes de construir sua piscina em casa, é interessante levantar os custos, pontos negativos e positivos que o espaço de lazer oferece. 

Quais as vantagens de ter uma casa com piscina?

Os benefícios que a piscina proporciona aos banhistas são bem conhecidos de todos. Primeiramente, o ambiente de lazer é fonte de descontração, sendo um espaço divertido para reunir os amigos e a família aos finais de semana.

É em volta da piscina que as festas e celebrações acontecem e que as melhores memórias de encontros com os familiares se formam. 

Além disso, a piscina é o ambiente ideal para a prática de atividades físicas como natação, hidroginástica e polo.

Outros esportes também são praticados na água, promovendo uma melhor qualidade de vida aos que frequentam a piscina. 

Do mesmo modo, do ponto de vista de valor agregado imobiliário, podemos dizer que os imóveis com piscina são vendidos mais facilmente e por valores mais altos.

Desvantagens da casa com piscina

As desvantagens estão mais relacionadas à atenção que os donos de piscina devem ter com a manutenção do tanque e da água. Cuidar da piscina é como cuidar da casa toda: 

  • Observar se há vazamentos;
  • Verificar se há necessidade de troca do revestimento;
  • Fazer a limpeza diária ou semanal;
  • Tratar a água com produtos para piscina;
  • Inspecionar os equipamentos: filtros, areia do filtro, bomba, skimmer, etc.

Então, de modo a cuidar de tudo isso, você precisa reservar tempo, dedicação e dinheiro. 

Afinal, os cuidados com o tanque e com água são importantes para a saúde dos banhistas e também no intuito de evitar desperdícios de água e altas contas de água e de energia. 

Custos para construir uma piscina

O custo de construção de uma piscina depende de diversos aspectos, que englobam tamanho, formato e material usado. 

Ademais, o valor total de construção é influenciado também pelo porte da obra: piscinas suspensas oferecem um custo menor do que as piscinas aterradas.

Mas se você desejar um acabamento sofisticado, incluindo deck e paisagismo, certamente que o orçamento para a obra completa será maior. 

Considerando que o material de construção das piscinas pode elevar o custo total, vamos conhecer os principais materiais e quais são mais acessíveis para o seu bolso.

Tipos de piscina

Piscina de alvenaria

As piscinas de alvenaria são produzidas em concreto reforçado em aço, formando uma concha. Esse é o estilo mais comum na construção de piscinas enterradas; foram os primeiros modelos usados ​​quando as piscinas residenciais se tornaram populares.

Vantagem: o concreto é durável e poroso, o que permite que o revestimento retenha a água, forneça estabilidade e seja rebocado quando necessário, aumentando sua longevidade.

Piscina de fibra de vidro

Ao contrário das piscinas de concreto, as piscinas de fibra de vidro são pré-fabricadas, dificultando a solicitação de um projeto personalizado. Elas são transportadas e encaixadas na área definida. 

A fibra de vidro torna o processo de construção da piscina rápido e fácil. Além disso, a superfície interior lisa é lisa, dificultando a incrustação de algas. São mais baratas do que as piscinas de alvenaria. 

Piscina de vinil

As piscinas revestidas com vinil são construídas com armações de metal, plástico acima do solo ou colocadas no buraco escavado. 

Essas piscinas têm custo mais baixo se comparadas às piscinas de concreto e fibra de vidro.

Piscina inflável

São piscinas suspensas, que não necessitam de instalação no solo. São também consideradas as mais baratas entre todos os modelos. Basta montar e encher a piscina de plástico com a água. 

Custos para manutenção de uma casa com piscina

Neste item, vamos considerar dois pontos: o investimento nos equipamentos e o gasto com produtos químicos para piscina. 

No quesito equipamento, sua piscina vai precisar de: 

  • Filtro;
  • Bomba;
  • Skimmer (coadeira).

Na parte de itens de manutenção, os custos abrangem a compra de materiais como peneira, cabo telescópico, escovas, aspirador e mangueira. 

Quanto aos produtos químicos para tratamento da água, os principais produtos que você deve ter em casa são:

Quanto você vai gastar para ter uma casa com piscina, então?

Em relação à construção do tanque, os gastos giram em torno de 15 a 30 mil, dependendo do material escolhido (fibra de vidro, vinil, etc.). 

Já a compra de equipamentos (filtro, bomba) requer um investimento médio de 250 reais – mas você paga uma única vez.

Se você decidir contratar um piscineiro experiente, coloque mais 300 reais em seu orçamento mensal. Por fim, as despesas com produtos químicos ficam entre 45,00 e 120,00 reais, dependendo do volume de água da piscina. 

Conclusão

Se quer realizar seu sonho de construir uma piscina, planeje seu orçamento e saiba que todo centavo investido pode valer a pena para garantir o bem-estar e o entretenimento da família.E conte com os produtos da hth® para cuidar da sua piscina com segurança e eficiência!