logo hth produtos para piscina

Como fazer a limpeza de piscinas no inverno

Aproveite o inverno para checar alguns itens importantes na sua piscina

O inverno chega e, com ele, vem o esquecimento comum das famílias sobre o tratamento de piscina. Mas esse espaço da casa, assim como os demais, necessita de manutenção e limpeza. Ainda mais pelo risco do surgimento da chamada piscina verde.

A piscina verde nada mais é do que a água com tonalidade esverdeada, decorrente da presença de algas. 

O que, por sua vez, acontece pelo não tratamento da água da piscina. Por isso, é importante sempre limpar a piscina verde, removendo as algas dos azulejos e do piso da piscina. 

Além disso, o tratamento completo da piscina inclui outros quesitos: manutenção dos equipamentos, troca da areia para filtro de piscina e até a verificação de rachaduras e vazamentos. 

Como são muitos os pontos a serem verificados, aproveite o inverno e faça o checklist de manutenção da sua piscina doméstica com as dicas da  hth®! Confira mais detalhes neste artigo. 

Tratamento de piscina verde começa com a avaliação dos parâmetros

Avaliar os parâmetros da água, sendo eles alcalinidade, pH, ácido cianúrico e cloro livre – é um passo importante no tratamento da piscina verde

Afinal, o desequilíbrio em um ou mais parâmetros pode desencadear um desajuste químico que se reflete na capacidade de ação do cloro na sanitização da piscina. 

Por consequência, o cloro perde seu poder sanitizante e a proliferação de bactérias, fungos e algas acontece com mais rapidez. Logo, esse problema se torna ainda maior no inverno, quando a piscina é pouco utilizada. 

Sendo assim, faça a avaliação da piscina semanalmente, utilizando a hth® Fita Teste para isso. Com a hth® Fita Teste você avalia todos os parâmetros de uma só vez, identificando quais deles necessitam de ajuste.

Então, basta aplicar os produtos químicos corretos (elevadores de pH ou alcalinidade ou redutores de acalinidade e pH), de acordo com a instrução da  hth® Fita Teste. 

Checagem da areia do filtro

A filtração é importante na garantia da qualidade da água, e a areia tem papel fundamental nisso. Afinal, é a areia que retém as impurezas durante o processo de filtração. 

Mas, ao contrário do que muitos imaginam, a areia não é algo que você coloca lá e deixa indeterminadamente. Ela precisa ser trocada  cada dois anos para ser sempre eficiente na retenção das impurezas. 

Assim que fica saturada, a areia deve ser substituída por outra. Para saber quando trocar: faça o seguinte teste: 

  • Recolha um pouco da areia;
  • Veja se ela está solta. Caso sim, significa que está em boas condições ainda;
  • Se alguns blocos de areia se formaram, ela perdeu sua capacidade de  filtração e precisa de substituição. 
  • Um cheiro desagradável muito forte dentro do filtro.
  • Retorno de sujeira para a piscina durante a aspiração ou filtração.

Então, providencie outra areia para filtro de piscina e faça a troca. Além disso, siga alguns cuidados para prolongar a vida útil da areia: 

  • Faça a retrolavagem do filtro e enxague a areia do filtro da piscina sempre que a filtração deixar a desejar (uma vez por semana);
  • Faça a limpeza do cesto do skimmer;
  • Limpe o pré-filtro da bomba da piscina após aspirar e retirar sujeiras e folhas, evitando entupimentos que prejudicam a filtração.

Cuidados com a bomba da piscina

A bomba de piscina integra o conjunto da casa de máquinas, sendo um equipamento essencial na limpeza da piscina. É o motor que faz a água circular, auxiliando o trabalho do filtro.

Se a bomba não estiver em boas condições, todo o trabalho de limpeza da piscina fica prejudicado. Por isso, fique sempre atento ao funcionamento desse equipamento, verificando ruídos durante seu funcionamento ou vazamentos. 

Além disso, a bomba deve estar ligada no quadro de energia, sempre de acordo com a voltagem indicada no manual do equipamento. 

Limpe sempre o filtro e, por fim, nunca deixe a bomba trabalhando sem que haja água dentro da piscina, o que pode danificar os componentes internos do equipamento.

Atenção às rachaduras e vazamentos

Piscinas mais antigas, ou mesmo as mais novas, podem apresentar rachaduras quando mal instaladas. Até mesmo as mudanças no terreno onde essa área de lazer está instalada causam impactos na estrutura da piscina, gerando rachaduras.

Logo, a existência de rachaduras leva ao vazamento de água, que por vezes pode ser tão mínimo que não é percebido prontamente. Mas um vazamento que parece “inofensivo” vai, aos poucos, reduzindo o nível da água dentro da piscina. 

E sabe o que acontece? Veja os problemas em consequência das rachaduras:

  • Com a redução do nível da água, o material da piscina fica ainda mais ressecado, promovendo novos pontos de rachadura;
  • A perda de água é um desperdício que gera prejuízos ambientais e financeiros para o seu bolso. 

Mas e qual a solução para isso? Primeiramente, mantenha sempre sua piscina com água na altura ideal – um pouco abaixo do skimmer. Tenha em mente que esse espaço de lazer nunca deve ficar vazio, justamente para que o material não se resseque. 

Faça verificações periódicas na estrutura da piscina, sendo ela de concreto, vinil, fibra ou outro material. Caso perceba uma fissura ou rachadura mais profunda, contrate um especialista para o conserto urgente.  

Quais produtos usar para tratar a piscina verde e manter a água sempre limpa

Além da hth® Fita Teste, você pode utilizar muitos outros produtos para tratar sua piscina e manter a água sempre clarificada e livre de microrganismos. 

Um deles é o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™, um tipo de cloro multiação, que elimina bactérias e fungos, ao mesmo tempo que dá brilho à água.

Esse produto também ajuda na prevenção da formação da água verde. Já o hth® Previne Água Verde, protege é o produto específico para tratamento de piscina com algas verdes. 

Além de prevenir o surgimento das algas, a fórmula avançada é livre de cobre. Portanto, não provoca manchas na piscina e ou nos cabelos dos banhistas. esverdeados.

Produtos hth: os melhores para cuidar da sua piscina! 

A hth® tem uma grande seleção de produtos para tratamento de piscina, incluindo o hth® Cloro Concentrado Tradicional, hth® Clarifica Maxfloc, hth® Limpa Bordas, hth® Ultra Clear, hth® Solução Água Verde – Algicida Choque e muitos outros. concentrado

É uma infinidade de produtos para deixar sua piscina mais limpa em todos os dias do ano!