ph e alcalinidade da piscina

Alcalinidade e pH: como ajustar e quais as consequências de deixá-los fora do parâmetro ideal

Muita gente que possui piscina ou faz uso regular de uma,  não faz ideia do que são alcalinidade e pH. Ainda que alguns considerem um assunto muito técnico, alcalinidade e pH são mais simples do que parecem — com conhecimento e aplicações ao alcance de todos e todas.

Alcalinidade e pH

Definida como um conjunto de sais minerais da água, a alcalinidade ajuda a manter o equilíbrio do pH, evitando grandes variações ou mudanças do pH. Já o pH é o potencial hidrogeniônico, responsável por indicar se a água está ácida (pH baixo), neutra ou básica (pH alto).

A alcalinidade influencia diretamente o pH — ambos estão intimamente ligados. Quando a alcalinidade está acima dos 120ppm (máximo recomendado), o pH também costuma ficar elevado. Quando a alcalinidade baixa, o pH a acompanha para abaixo. O desajuste da alcalinidade dificulta o ajuste do pH.

Por isso, quando necessário, primeiro deve-se ajustar a alcalinidade para, depois, acertar o nível de pH.

Níveis e Modo de Ajuste Ideal

Alcalinidade e pH possuem níveis convencionados que não podem ser ultrapassados, para cima ou para baixo. O pH precisa estar sempre entre 7,0 e 7,4, enquanto a alcalinidade, entre 80 e 120 ppm. Para avaliar o nível da água da sua piscina,  você deve fazer a medição usando o hth ® Fita teste.

Depois de avaliar, corrija eventuais desajustes. Com a alcalinidade acima dos 120 ppm, use o hth ® Redutor de Alcalinidade e pH. Abaixo dos 80 ppm, use o hth ® Elevador de Alcalinidade. O mesmo com a medição de pH. Com o pH acima de 7,4, utilize o hth ® Redutor de Alcalinidade e pH ou o hth ® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte; abaixo de  6,8, aplique o hth ® Elevador de pH.

Consequências do Não Ajuste de Alcalinidade e pH

A razão de se avaliar como esses parâmetros se encontram é vital para a sua saúde e a saúde da sua piscina. O desnível deles contribui para o surgimento de algas e microorganismos prejudiciais para a o uso. Em contato com a pele, podem ocasionar doenças e contágios.

O fenômeno conhecido por “água verde”, por exemplo, pode ter como causa justamente o desnível de alcalinidade e pH. Para efetuar uma limpeza minuciosa da sua piscina, faça primeiro a avaliação e ajuste desses níveis — ignorar isso pode tornar a limpeza mais demorada e mais cara.

Somente com alcalinidade e pH no nível correto, o conforto e proteção dos banhistas podem ser garantidos.

Fale com a hth ®

Além de pioneira, a hth ® é líder absoluta no Brasil e no mundo, em produtos para tratamento de água de piscina. Com produtos inovadores, oferece as melhores soluções para os consumidores.